quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Credibilidade não tem custo

Kevin Beltram Espada, de 14 anos
 foi morto em Oruro
Vários veículos de comunicação vivem momentos críticos, infelizmente alguns fecharam, outros que aparentam ser sólidos mudaram radicalmente a forma de lidar com a notícia. Muitas vezes o  popular "Gillette Press" é o único recurso de quem está na redação. A tendência hoje é de pegar as informações com a concorrência e não dar crédito, isso  por motivos óbvios.  
Corte de custos, é palavra chave no jornalismo moderno, o resultado todo mundo sabe, queda de qualidade, redução de profissionais que é substituída por estagiários  que na maioria das vezes não estão prontos.   O importante é ficar no azul, ou aumentar o lucro da empresa/chefe e assim segue a vida do jornalismo medíocre em muitas redações. 
Cabe ao jornalista fazer o que dá, pois a culpa não é dele e por pior que seja o salário, é bom segurá-lo.
Parabéns aos raros veículos que sabem que o lugar do repórter é na rua e as vezes na redação dando uma retaguarda na apuração.
A notícia tem muito mais qualidade quando apurada in loco. Essa é a essência do verdadeiro jornalismo, credibilidade não tem nada a ver com corte de custos.
Foto: Facebook

Rádio SulAmérica Trânsito valoriza boas ações com a nova “Multa do Bem”

Na próxima segunda-feira, dia 25, a Rádio SulAmérica Trânsito vai lançar um novo produto no ar, a “Multa do Bem”. Os repórteres espalhados diariamente pelas ruas de São Paulo vão flagrar as boas ações de motoristas, como usar a seta, não fazer ultrapassagens proibidas, abrir espaço para outro motorista, enfim, atitudes que favorecem a cidadania e transformam o trânsito em um ambiente mais solidário. 
A cada flagrante, o repórter vai entrar no ar ao vivo e registrar a boa conduta, informando a cor, o modelo, parte da placa do veículo e o local da ação. A cada dia, essa divulgação vai ocorrer diversas vezes. No fim de cada mês, entre todos os indicados, um será sorteado para ganhar a “Multa do Bem”. 
Nesta primeira ação, que vai até o fim de março, o presente será pares de ingressos para todos os fins de semana durante o resto de 2013. O objetivo é ampliar o número de motoristas que respeitam os demais e criar uma situação viral com a comunidade formada pelos ouvintes da rádio, que troca informações diariamente para melhorar o trânsito da Grande São Paulo.