terça-feira, 23 de outubro de 2012

Museu do Futebol sedia encontro sobre os 100 anos de futebol do Flamengo

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, localizada no Estádio do Pacaembu, em parceria com o grupo Literatura e Memória do Futebol (MEMOFUT) e apoio do Clube de Regatas Flamengo, sedia no próximo dia 27/10 (sábado), às 9 horas, um encontro de palestrantes e historiadores para discutir, debater e relembrar os 100 anos de futebol do Clube de Regatas Flamengo. O evento será gratuito e a lotação do auditório, com capacidade para 180 pessoas, será por ordem de chegada. O encontro promete relembrar os principais títulos, jogadores e fatos marcantes do clube, entre eles o Título Mundial de 1981 e o Centenário do Clássico Carioca Fla x Flu, que está sendo comemorado este ano. A programação também contará com um bate-papo com o ex-jogador Gilmar Rinaldi, campeão Brasileiro em 1992 e campeão Carioca em 1991, pelo clube rubro-negro além de ser tetracampeão do Mundo pela seleção Brasileira em 1994, como reserva dos goleiros Taffarel e Zetti. Entre as palestras apresentadas estão: “O Futebol no Flamengo” e “A maior torcida do Mundo”, apresentada por Bruno Lucena, Coordenador de Pesquisa e Estatística do Departamento de Patrimônio Histórico do Flamengo; “O Centenário do FLA x FLU” apresentada por Mario Helvécio, Historiador do Departamento de Patrimônio Histórico do Flamengo; “O Rio-São Paulo, de 1940”, apresentada por Rhuan Carvalho, historiador do Departamento de Patrimônio Histórico do CRF; “A Saga de 1981”, ministrada por Antonio Carlos Meninéa autor dos livros 1981 - O Ano mais feliz de nossa vida rubro-negra e Romeiro-O Sputnik Brasileiro e 100 Anos de Futebol no Flamengo, palestrado pelo jornalista Marcos Eduardo Neves, autor dos livros Nunca Houve um Homem como Heleno e Anjo ou Demônio/ A trajetória de Renato Gaúcho e Curador do Museu Flamengo. Tradicionalmente voltado ao remo, o clube fundado em 1895 teve sua primeira partida de futebol oficial somente em 1912 contra o Mangueira, em uma goleada por 16 a 2. Com 100 anos de história o Flamengo já conquistou importantes títulos nacionais e internacionais como cinco campeonatos Brasileiros, duas Copas do Brasil, um titulo da Copa Libertadores e um título Mundial, além de 32 campeonatos cariocas. Nesses 100 anos também, grandes craques do futebol nacional e mundial já vestiram a camisa do rubro-negro carioca, entre ele nomes como Zico, Junior, Dida, Domingos da Guia, Nunes, Romário e Petkovic. 
Serviço:
Flamengo 100 anos de Futebol 
Endereço: Praça Charles Miller, s/n Local: Museu do Futebol - Auditório Armando Nogueira (capacidade 180 lugares) 
Quando: 27 de outubro de 2012 
Horário: A partir das 9h00. A Lotação do auditório será por ordem de chegada 
Horário de Funcionamento do Museu: 9h às 18h Ingressos: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada) Tel.: (11) 3664-3848 www.museudofutebol.org.br 
*Todas as quintas a entrada é gratuita Tel.: (11) 3664-3848 
www.museudofutebol.org.br

Ricardo Prado critica atuação brasileira em Jogos Olímpicos: “Temos poucos resultados”

Álvaro José e Ricardo Prado
Ricardo Prado, um dos maiores nadadores brasileiros de todos os tempos, acredita que o incentivo aos atletas da natação melhorou muito no país nos últimos anos, porém os resultados custam a chegar. “A gente continua distribuindo 96 medalhas em Jogos Olímpicos e o Brasil ganha uma ou duas. Passa-se a percepção de que nós estamos muito bem, de que temos grandes atletas, e na minha opinião não é verdade”, disse em entrevista ao jornalista Álvaro José no programa “A conquista do ouro”, da Bradesco Esportes FM. Ricardo, que atualmente é Diretor Esportivo do Parque Aquático Maria Lenk, onde ocorreram as provas de natação dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, afirma que os Jogos Olímpicos de 2016 serão a oportunidade de o país mostrar o seu valor na modalidade. “A natação do mundo progrediu muito, a nossa ainda não, mas acho que em 2016 é a nossa chance de provar que o Brasil é um país com potencial olímpico”, disse. “A conquista do ouro” vai ao ar aos domingos, das 11h às 12h, e nes
ta semana foi transmitido excepcionalmente do quiosque da Band na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com a participação do jornalista Bruno Voloch. A ex-jogadora de vôlei Virna, que conquistou duas medalhas de bronze em Olimpíadas – Atlanta e Sydney – e Kyra Gracie, lutadora brasileira pentacampeã mundial de Jiu-Jitsu, também foram entrevistadas. 
Foto: Divulgação/Bradesco Esportes FM

Benjamin Back é o convidado do Cartão Verde

Trio recebe Benjamin Back nesta terça
Benjamin Back é economista por formação, mas destacou-se ao atuar como comentarista esportivo. O radialista que apresenta o programaEstádio 97, na rádio Energia 97, também é colunista no jornal Lance!. Nesta terça-feira (23/10), este especialista nos gramados conversa com o apresentador Vladir Lemos, no Cartão Verde, que vai ao ar ao vivo, às 22h, na TV Cultura. No estúdio, entram em jogo os resultados da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, que caminha para reta final. Também entra na pauta a Copa Sul-Americana, da qual participam os times paulistas Palmeiras, em embate desta terça-feira, e São Paulo, na quarta-feira (24). 
A atração conta também com os comentaristas Vitor Birner e Celso Unzelte.