terça-feira, 9 de outubro de 2012

Porto Alegre é a capital que mais consome rádio

Capital Gaúcha  é a que mais "consome"
o veículo rádio
Um levantamento realizado pela Ipsos Marplan mensurou o consumo de rádio em 13 capitais brasileiras e registrou Porto Alegre como a líder no ranking, com 81% da população como ouvinte do meio. Em seguida, aparecem Recife (78%), Curitiba e Rio de Janeiro (ambas com 77%), Belo Horizonte (75%) e São Paulo (73% cada). 
O objetivo da pesquisa inédita foi traçar um panorama da força dessa mídia e detectar as novas formas de consumo do rádio. O estudo revelou também que 74% dos entrevistados garantem ouvir rádio frequentemente - isso equivale a um contingente de mais de 37 milhões de pessoas. Outro ponto de destaque foi a difusão do meio entre todas as classes sociais. Os ouvintes no Brasil pertencentes às classes A e B representam praticamente o mesmo percentual dos ouvintes das classes C (42% o primeiro grupo e 46% o segundo grupo). Entre o público, as mulheres são a maioria: 52% contra 48%. Pelo corte de classe social somada à idade, o maior percentual de ouvintes está na faixa entre 25 e 34 anos, nas classes A ou B. Os motivos que levam os entrevistados a ouvirem rádio são variados. A maior parte consome o meio para passar o tempo livre, ouvir programas específicos ou simplesmente para se distrair. Os números mostraram ainda que o rádio continua consumido em paralelo com outras atividades rotineiras. Ou seja, as pessoas ouvem rádio enquanto arrumam a casa, fazem refeições, dirigem, trabalham, etc.
Fonte: Coletiva.Net

Estã abertas as incrições para o prêmio ACEESP Imprensa Escrita 2012

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, pelo quarto ano consecutivo, vai contar com uma Comissão Julgadora para premiar a melhor matéria e o furo jornalístico de 2012, na categoria Imprensa Escrita. Os troféus serão entregues aos vencedores no Jantar Anual da ACEESP, que será realizado no dia 30 de novembro, a partir das 20 horas, no Sírio. Jornalistas interessados em se inscrever tem que mandar com urgência, suas três principais matérias para ACEESP, Av. Paulista, 807 - 9º andar - conj. 904, CEP: 01311-915. Também é possível entregar pessoalmente. Mais informações pelo e-mail: presidente@aceesp.org.br 
Regulamento
1. Todo jornalista, associado ou não associado à ACEESP, pode se inscrever para o Prêmio; 
2. Cada candidato pode inscrever até três trabalhos (melhor matéria) e três trabalhos (furo jornalístico); 
3. Os trabalhos devem ter sido publicados em formato de reportagem em jornais, revistas, internet entre os dias 08/11/2011 e 10/11/2012; 
4. Os trabalhos devem ser enviados à sede da ACEESP até às 18 horas do dia 10/11/2011, em cinco vias impressas; 
5. Não é exigido tamanho mínimo nem máximo para cada trabalho; 
6. Os trabalhos serão julgados por profissionais (jornalistas, escritores ou publicitários) convidados pela diretoria da ACEESP e terão seus nomes divulgados após a definição do vencedor; 
7. Caso dois ou mais trabalhos sejam considerados os melhores pelos membros da Comissão Julgadora o voto de desempate será dado pelo presidente da Comissão; 
8. Os vencedores serão avisados pela diretoria da ACEESP e receberão o prêmio no Jantar Comemorativo do final do ano.

Conjunto Nacional recebe mostra fotográfica sobre a História do Esporte no último século

O Colégio São Luís, da Rede Jesuíta de Educação, promove a mostra “A História do Esporte”, no Conjunto Nacional. A exposição gratuita reúne cerca de 50 fotografias, que retratam toda a trajetória dos esportes praticados na instituição, desde a sua fundação há 145 anos. A exposição encerra-se no dia 13/10. Entre os esportes registrados na mostra estão basquete, futebol, tênis de mesa, salto com vara, vôlei, entre outros. Uma partida de tênis de mesa de 1928 é uma das imagens raras que poderá ser apreciada pelos visitantes da exposição.
O acervo da instituição é grande e, ainda, não foi catalogado todo o material. “O objetivo é mostrar para a população o rico acervo esportivo do São Luís, que traduz a história e a tradição do colégio no incentivo ao esporte, em várias modalidades”, explica Gladis Schmidt, organizadora da mostra. Abaixo de cada foto da exposição haverá um relato sobre aquele momento histórico. Para isso, segundo Gladis, foram entrevistados professores, ex-alunos e envolvidos, além de pesquisa em várias publicações esportivas do último século. O envolvimento do Colégio com atividades esportivas também é um marco na história do esporte mais popular do País. Foram os jesuítas que trouxeram o futebol para o Brasil, tanto que a primeira partida foi disputada no Colégio São Luís, em 1886, quando a instituição funcionava na cidade de Itu, no interior de São Paulo. Para conhecer um pouco do que será a mostra basta acessar o hotsite www.saoluis.org/historia-esporte/linha-do-tempo.html ou a página do Facebook HistoriaDoEsporteNoCSl, que conta a história por meio de uma linha do tempo. 
Serviço: 
O que: Mostra fotográfica “História do Esporte no Colégio São Luís” 
Quando: De 8 a 13 de outubro, diariamente das 9 às 22 horas Onde: Conjunto Nacional, avenida Paulista, 2.073 – Cerqueira César Entrada Gratuita.

Rádios do Grupo Bandeirantes recebem 4 indicações ao Prêmio CNT de Jornalismo

As rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação ganharam grande destaque na divulgação dos finalistas da 19ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo. 
O reconhecimento é da Confederação Nacional de Transportes e visa estimular, junto aos profissionais de imprensa, a produção de matérias jornalísticas sobre o setor transportador. 
Das cinco reportagens selecionadas, uma foi produzida pela Band News FM (“Cidade Viciada”, de Michelli Trombelli), uma pela SulAmérica Trânsito (“O desafio de se tornar um bom motorista”, de Ana Luiza Silvestrini da Costa) e duas pela Rádio Bandeirantes (“O ABC do Trânsito”, de Carolina Ercolin, e “Os Descaminhos do Transporte de carga no Brasil”, de Claudio Junqueira). 
A divulgação dos ganhadores deve ser feita na primeira semana de novembro.