segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Rádio Estadão ESPN reúne, pela primeira vez, grandes nomes do rádio paulistano

Encontro histórico vai ao ar nesta terça-feira
Para comemorar os 90 anos do rádio brasileiro, a Estadão ESPN faz uma ação inédita no dial nacional. Juntos, em um mesmo estúdio, pela primeira vez, Heródoto Barbeiro (Record News e ex-CBN), José Paulo de Andrade (Bandeirantes), Joseval Peixoto (Jovem Pan) e Milton Jung (CBN) contando histórias e debatendo o futuro do meio. Com mediação de Hassem Abaki, âncora do programa Estadão no Ar Primeira Edição, a Rádio Estadão ESPN reúne todos esses nomes no dia em que se comemora o Dia do Rádio, 25 de setembro. 
 O encontro, que foi gravado no último dia 21 (sábado), no Salão Nobre do Estadão, será apresentado amanhã (terça-feira, 25), a partir das 10h, no Metrópole. Com uma hora e meia de duração, a conversa entre os principais nomes do rádiojornalismo de São Paulo, uma ação inédita no dial paulista, faz parte das comemorações do Dia do Rádio. Clique aqui e assista o making of do programa. Para marcar o mês em que se comemora os 90 anos de rádio no Brasil, desde o 7 de setembro (data em que foi feita a primeira transmissão radiofônica no País, em 1922), a Estadão ESPN vem apresentando, em sua programação, depoimentos de personalidade ligadas ao rádio no ar, além de veicular jingles antigos que estão na memória de muitos ouvintes. Serviço: Especial Dia do Rádio – encontro com grandes nomes do rádio paulistano Convidados: Heródoto Barbeiro (Record News e ex-CBN), José Paulo de Andrade (Band), Joseval Peixoto (Jovem Pan) e Milton Jung (CBN) Data: 25 de setembro, às 10h – durante o Metrópole. 
Foto: Epitácio Pessoa/AE 

GPR realiza pesquisa para conhecer opinião e comportamento dos ouvintes

O Grupo dos Profissionais do Rádio (GPR) realiza uma nova pesquisa com o objetivo de conhecer um pouco mais a opinião do ouvinte de rádio. O GPR quer saber, por exemplo, como as pessoas ouvem rádio. “Identificar a plataforma em que as pessoas ouvem rádio: se é por radiodifusão, internet ou TV a cabo. Isso é fundamental para que as emissoras possam saber trabalhar o conteúdo disponibilizado para cada segmento”, afirma a diretora do GPR, Mariângela Ribeiro Mariângela também conta que a pesquisa busca conhecer o comportamento deste ouvinte de rádio. “ Hoje as pessoas escutam emissoras de outros países e outros estados via web, precisamos de um diagnóstico para trabalhar com essas informações e melhorar o serviço para essas pessoas.” A pesquisa tem 39 perguntas e também pode ser respondida via Facebook. O ouvinte vai responder perguntas, como por exemplo: você costuma visitar os sites da rádio? Qual equipamento você usa para ouvir rádio? A rádio que costuma ouvir com mais frequência dispõe de áudio pela internet? Pesquisas atuais não conseguem ter um resultado amplo da audiência de uma rádio.
Os métodos usados apenas enumeram os ouvintes por meio da radiodifusão. Mariângela Ribeiro destaca que é preciso criar meios para que as rádios tenham a audiência total, por todos os tipos de plataforma, o que pode impactar o mercado publicitário. “As emissoras precisam saber o somatório de suas audiências – não simplesmente conhecer sua audiência via radiodifusão – isso vai influenciar em propaganda e receita para emissora”, opinou. O GPR pede que as emissoras coloquem no ar um SPOT chamando para a pesquisa. O texto é: “Ei, você! É você mesmo! Aceite nosso convite e participe da pesquisa do GPR! O GPR solicita que cada emissora coloque o spot pelo menos 4 vezes ao dia. Uma cópia do resultado será enviada a cada emissora que comprovar as chamadas. Evento 90 anos do Rádio: Acontece em São Paulo, no próximo dia 25, um encontro com o objetivo de discutir novos conceitos para quem pensa, faz, ouve e veicula conteúdo no rádio. O evento é dirigido para profissionais da Comunicação (RTV, Jornalismo, Publicidade, Marketing), que direta ou indiretamente estão envolvidos com o rádio: emissoras de rádio, agências de publicidade, produtoras e estudantes de comunicação. Inscrições e informações pelo site: http://gpradio.com.br/90anos/
Serviço:
Data: 25 de setembro
Local: Sesc Vila Mariana
Horário: 10h às 19h00
Painéis: 10h às 13h30  tendências de consumo e comportamento.
15h às 16h45 | monitoração da audiência do produto em multiplataformas: o futuro é hoje! 17h às 19h00 | paisagens sonoras – o poder do som Assessoria de Comunicação da Abert
Fonte: Abert

Rádio Brasil de Campinas contrata comentarista

Com a saída do comentarista Nelson Lenham, a  Rádio Brasil AM1270 de Campinas contratou um novo profissional para a emissora.Trata-se de José Luiz Carbone ex-jogador e treinador que chega para fortalecer a equipe campeã da Rádio Brasil, que conta também com o comentarista Daniel Lessa, os narradores Silvio Antonio, Carlos Corsato e Antonio Vilson. Reporteres: Paulo do Valle, Vinicius Bueno e Claudinei Lopes, plantão esportivo Marcos Araújo. O comando de esportes é de  Claudinei Corsi.