terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rádio ganha site para contar seus 90 anos

Uma página na internet reúne um rico acervo de relatos, vídeos, músicas, fotos e textos sobre o veículo de comunicação de massa pioneiro do país, que completa 90 anos no próximo dia 7. 
O site www.historiadoradionobrasil.com.br  é uma versão eletrônica do livro História do Rádio no Brasil, lançado pela professora Magaly Prado, que contou com apoio institucional da Abert. 
O site terá lançamento oficial na próxima quinta-feira, 23, em São Paulo, com um debate sobre o rádio nos dias atuais. Promovem o evento a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foram convidados o diretor das rádios Eldorado e Estadão ESPN, Acácio Costa; o diretor da rádio Jovem Pan Paulo, Machado de Carvalho Neto; e o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp), Rodrigo Neves. Na página o internauta navega pelas nove décadas e acessa gratuitamente depoimentos, histórias, imagens, vídeos e músicas que marcaram momentos da história do rádio brasileiro em todos os cantos do país. A página recebe atualizações diárias, explica Magaly Prado. "Convidamos a todos os profissionais, estudantes e amantes do rádio a escreverem o seu depoimento”. Segundo ela, cada nova informação colocada no site poderá fazer parte da segunda edição do livro. "Estamos escrevendo o segundo volume com as histórias que acabaram ficando de fora da primeira edição por falta de espaço", explica a autora. 
O rádio teve sua primeira transmissão oficial no dia 7 de setembro de 1922, com o discurso do presidente Epitácio Pessoa, durante a comemoração do centenário da independência. De lá para cá, contou os principais episódios que determinaram os rumos do Brasil; imortalizou ídolos da música e da dramaturgia; contribuiu com o crescimento econômico, o fortalecimento da cidadania e a valorização da cultura. “A história do rádio brasileiro se confunde com a própria história do país. 
O site é mais um instrumento para relembrar e conhecer histórias deste meio de comunicação de massa que se tornou um companheiro de todas as horas do cidadão brasileiro”, afirma o presidente da Abert, Daniel Slaviero.
Livro - O livro História do Rádio no Brasil foi lançado durante o 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, em junho, em Brasília. A obra, que tem o prefácio do ex-presidente da Abert, Paulo Machado de Carvalho Neto, traz 400 páginas de fatos, dados com perfis e depoimentos dos principais momentos do meio e histórias curiosas do período entre a década de 1930 até o século XXI. Magaly Prado autografará exemplares da obra durante o evento em São Paulo. 
Jornalista com larga experiência em Rádio, Magaly é graduada e pós-graduada pela Faculdade Cásper Líbero, na qual ensina Produção de Rádio e Radiojornalismo. Também ministra aulas de jornalismo na ESPM-SP, na ECA-USP e no MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti (UTP).
O lançamento do site acontece nesta quinta-feira, 23, às 11h, em São Paulo no auditório Renato Castelo Branco, localizado da ESPM, fica na rua Dr. Álvaro Alvim, 123, na Vila Mariana, capital paulista. 
Fonte: Abert

CBN e Aprendiz lançam projeto de jornalismo comunitário com jovens

CBN e Aprendiz lançam projeto de
 jornalismo comunitário com jovens 
Antenas captam. Antenas transmitem. Antenas conectam. E vai ser exatamente o que os Antenas CBN vão fazer a partir da próxima semana. Numa parceria com a ONG Aprendiz, a CBN reuniu um grupo de dez jovens que vai mostrar São Paulo sob o ponto de vista de suas comunidades. 
Com idades entre 13 e 21 anos, eles vêm de áreas onde a produção cultural supera as adversidades e a comunicação comunitária é um instrumento de transformação. Os Antenas CBN serão “enviados especiais” que vão jogar luz sobre o dia-a-dia de lugares como São Miguel Paulista, Heliópolis, Jardim Ângela, Capão Redondo ou Brasilândia. Gilberto Dimenstein, idealizador do Aprendiz e colunista da CBN, acredita que o projeto é um instrumento de formação: “É a ideia do protagonismo juvenil, de estimular os jovens, equipálos com habilidades em comunicação para que possam passar o olhar de dentro dessas comunidades”. Para ele, a iniciativa revela mais um investimento da CBN na pluralidade. “Faz parte da missão da rádio, de informar bem e com diversidade de visões, de vozes”. 
Os Antenas CBN receberam smartphones com aplicativos para produzir e editar fotos, vídeos e textos, que estarão disponíveis num ambiente especial do site: cbn.com.br
Foto: Divulgação

Goleiro do Corinthians participa do Cartão Verde nesta terça (21)

Goleiro campeão da Libertadores
estará hoje no Cartão Verde
O Cartão Verde desta semana recebe um dos heróis do Corinthians na conquista da Copa Libertadores: o goleiro Cássio. Titular do time desde abril, o atleta foi contratado no inicio do ano para ficar na reserva de Júlio César, mas acabou conquistando a vaga de titular no gol corintiano. 
O programa vai ao ar nesta terça-feira (21/08), a partir das 22h, na TV Cultura.
Em programa ao vivo, Cássio comenta o jogo da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Santos. Durante o embate, o time litorâneo marcou três gols – contra dois do timão –, um deles polêmico, em lance de três impedimentos que estão sendo comentados. O resultado da partida foi decidido nos minutos finais, com vitória do Peixe.
Com a apresentação do âncora Vladir Lemos, o Cartão Verde é um dos programas mais antigos da TV Cultura e conta com os comentários de Vitor Birner e Celso Unzelte.