sábado, 9 de junho de 2012

Saudades

O locutor da torcida brasileira com na rádio Record em 2003
Ontem fez 6 anos da morte do saudoso Fiori Gigliotti, que as véspera da Copa de 2006, ao 78 anos deixou a  torcida brasileira e lamentavelmente saia de campo.
Naquele 8 de junho, as cortinas se fecharam para Fiori Gigliotti. Em sua longa carreira, Fiori Gigliotti narrou partidas de dez Copas do Mundo de futebol, celebrizou frases como: “Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”, “E o tempo passa…” , “Agüenta coração!”, “Crepúsculo de jogo”, “Torcida brasileira”, “Balão subindo, balão descendo”, “É fogo é gol”. Recebeu mais de duzentos títulos de cidadão honorário, principalmente pelo interior de São Paulo. Trabalhou como locutor desde 1947 nas rádios: Rádio Clube de Lins (SP), Rádio Cultura de Araçatuba (SP), Rádio Bandeirantes, Rádio Panamericana, Rádio Tupi e Rádio Record. Seu último trabalho foi como comentarista na Rádio Capital, de São Paulo. 
O comentarista da palavra fácil em  2010 na Rádio Globo
E neste sábado se estivesse vivo o jornalista Luiz Mendes completaria 88 anos.Gaúcho de Palmeiras das Missões, nasceu em 1924. Começou a trabalhar na Rádio Globo em 1942, e posteriormente foi comentarista das Rádios Continental, Nacional e Globo AM. Em 1995, integrou a equipe de esportes da Super Rádio Tupi, retornando à Rádio Globo em 1999. Ficou conhecido como "O comentarista da palavra fácil". Cobriu todas as Copas do Mundo de 1950 a 1998. Morreu na manhã do dia 27 de outubro de 2011, aos 87 anos. Era torcedor do Grêmio de Porto Alegre e do Botafogo do RJ.
Ambos são considerados como referência na imprensa esportiva brasileira.
Colaboração: Izaias Nascimento (Instituto Mais Memória) e Adriano Barbieiro (Bastidores do Rádio)
Fotos: Arquivo Pessoal / Divulgação

Grandes estreias embalam da rodada da Eurocopa no SporTV

Vanessa Riche na Polônia entre
os mascotes da Euro
Sábado é dia de estreias importantes na Euro 2012. E não estamos falando apenas dos gigantes do futebol europeu, como Alemanha, Portugal e Holanda, que iniciam suas campanhas na competição mais importante entre seleções da Europa. O comentarista do SporTV Raphael Rezende, de 27 anos, calouro da equipe do canal em Varsóvia, faz sua primeira transmissão em um grande evento esportivo internacional. No meio de tantas feras como André Rizek e Renato Maurício Prado, Rapha comentará a partida entre Holanda e Dinamarca, que será exibida às 13h pelo SporTV, e já esbanja dedicação. “Tive que estudar bastante para pronunciar corretamente os nomes dos jogadores europeus. Além disso, me preocupo muito com a minha voz no áudio. Acho que o meu sotaque ainda é muito carioca, mas estou melhorando isso!”. 
Foto:Divulgação