terça-feira, 13 de março de 2012

Cartão Verde debate, ao vivo, queda de Ricardo Teixeira

O Cartão Verde desta terça-feira (13/3) terá um debate ao vivo sobre a renúncia de Ricardo Teixeira da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O jornalista Juca Kfouri é o convidado do programa que vai ao ar às 22h, na TV Cultura. 
Teixeira renunciou nesta segunda-feira (12) ao cargo máximo da entidade que controla o futebol nacional. Também deixou o COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014), faltando apenas cerca de dois anos para o Mundial.  
Sua saída da CBF vem em meio a uma crise em sua administração. Ele é suspeito de envolvimento em esquemas de corrupção e recebimento de propina. Desde o fim de 2011, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, ameaça tornar público um dossiê que incriminaria Teixeira. 
Para discutir o tema, o apresentador Vladir Lemos recebe Juca Kfouri, colunista do jornal Folha de S.Paulo e do portal UOL. O Cartão Verde, que conta com comentários de Vitor Birner, é exibido pela TV Cultura, toda terça-feira, das 22 às 23 horas, e está no ar desde 1993.
Fonte: Assessoria TV Cultura

Promoção do SporTV premia com camisas dos grandes times da Itália

Já está no site do SporTV (www.sportv.com) a promoção Campeonato Italiano 2012. Através de um concurso cultural, os autores das frases mais criativas receberão camisas dos três maiores clubes da Itália: Milan, Internazionale de Milão e Juventus. A promoção fica no ar até o dia 9 de maio. 
O Campeonato Italiano conta com alguns dos maiores craques do mundo e também é exibido no SporTV.

Reportagem da RB localizou mais de 400kg de livros didáticos em ferro velho da periferia da capital

Cerca de 400 quilos de livros didáticos comprados pelo Ministério da Educação e distribuídos pelo governo do estado de São Paulo foram encontrados pela reportagem da Rádio Bandeirantes em um ferro-velho localizado na periferia da capital paulista. De acordo com o dono do local, Dinei Francisco de Lima, os livros foram trazidos por um carroceiro, que recebeu o material oriundo da escola estadual Luiz Sérgio Claudino dos Santos, localizada na zona norte da cidade.
“Deu quase 420 quilos de livro”, disse o dono do ferro-velho, que estranhou a quantidade de materiais didáticos novos e doados a um carroceiro. “Eu ainda falei para ele: ‘veja direito com a diretora para ver se não vai dar problema com estes livros’. Mas o rapaz disse que ela os estava doando”, completou Dinei. Os livros fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático, edição 2012, e foram comprados com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Parte deles estava ainda fechada dentro dos pacotes e com o nome e o endereço da escola que deveria utilizá-los.
O inspetor de alunos Adriano Valério, funcionário da escola localizada na Vila Brasilândia, deixou claro que os livros doados já haviam sido usados por alunos. “Os livros são de dez anos atrás. Todos são velhos, não tinha mais como usá-los”, explicou ao repórter Agostinho Teixeira. Já Maria Marta Januário da Silva, diretora da escola, acredita que o fato tenha sido somente um mal-entendido. “Foi engano. Estão fazendo um alarde desnecessário”, encerrou.
A reportagem completa pode ser ouvida aqui

Profissionais da Rádio Globo darão aulas em faculdade


O diretor Rubens Campos foi o primeiro
a dar aula na PUC RJ
A partir deste semestre, a cadeira 'Rádio Globo' integra o currículo do curso de comunicação social de uma das mais prestigiadas instituições de ensino do país - a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
Com 30 alunos do sexto e sétimo períodos das habilitações jornalismo e publicidade, a primeira turma teve a aula inaugural, dia 1º de março, proferida pelo diretor-geral do Sistema Globo de Rádio (SGR), Rubens Campos, que traçou um painel do meio rádio no Rio e no país, de modo geral, e deu as diretrizes da Rádio Globo, em particular. 
Cada aula será proferida por um profissional da emissora: repórter, produtor, chefia de reportagem, coordenador, gerente e comunicador, e até de outras áreas, por exemplo: comercial, projetos especiais, pesquisa e inteligência, marketing e promoções.
Os profissionais da área de narração esportiva como José Carlos Araújo, da Globo Rio, e Oscar Ulisses, da Globo São Paulo, também darão aulas, assim como comentaristas e repórteres de campo.
A experiência no Rio com a cadeira abre um leque de oportunidades para que seja repetida em outras praças, como São Paulo.
A rede da Rádio Globo é composta por 37 emissoras, sendo três próprias (RJ, SP e BH) e afiliadas em todas as regiões do Brasil.
Fonte: SGR
Foto: Jefferson Barcellos