Tuta, da Jovem Pan, é homenageado

Tuta é homenageado e sua biografia será a de
 número 3000 no Portal dos Jornalistas
Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, da Jovem Pan, que foi homenageado na noite de ontem (29/5) durante o Congresso Mega Brasil de Comunicação com o Prêmio Personalidade da Comunicação, Tuta também entrará entrará para a história do Portal dos Jornalistas como o 3.000º jornalista perfilado.
Segundo Eduardo Ribeiro, diretor deste Portal dos Jornalistas, de Jornalistas&Cia e da Mega Brasil Comunicação, “Tuta é uma figura histórica do jornalismo e uma lenda do rádio e da televisão de nosso País e tê-lo como o 3.000° perfilado só engrandece o Portal. Mas com esse gesto simbólico o Portal também homenageia diretamente o rádio brasileiro e indiretamente a seu inventor, o brasileiro Roberto Landell de Moura, finalmente reconhecido em sua terra natal, com a inclusão de seu nome no Livro dos Heróis da Pátria, por proposta do Congresso Nacional, sancionada pela presidente Dilma Rousseff há poucos dias”. 
Filho de Paulo Machado de Carvalho, que dá nome ao estádio do Pacaembu, em São Paulo, Tuta começou a carreira no grupo de Comunicação de seu pai, inicialmente na Rádio Panamericana, em 1949, cuja direção assumiu em 1951, depois na TV Record, em 1953, onde implementou uma cobertura esportiva que ficou famosa. Nos anos 1960, ainda na emissora, então chamado de AAA de Carvalho, integrou a famosa Equipe A da Record e foi um dos responsáveis pela produção de programas musicais e festivais da canção, ao lado de nomes como Raul Duarte, Nilton Travesso e Manoel Carlos. Retornou à rádio 20 anos depois, transformando-a em Jovem Pan e transportando a sede para a av. Paulista, onde ainda está. Liderou o crescimento da emissora rumo às hoje 133 afiliadas, com cerca de 25 milhões de ouvintes em 1.500 cidades brasileiras. 
Vale lembrar que, no ano em que o rádio celebra 90 anos de transmissões no Brasil e reconhece o nome do padre-cientista Roberto Landell de Moura no Livro dos Heróis da Pátria, Tuta é o terceiro personagem ligado ao rádio a figurar em números simbólicos para do Portal dos Jornalistas, já que, o milésimo perfilado foi o apresentador da Rádio Gaúcha Sílvio Benfica, em dezembro de 2011, e o 2.000º coube à senadora Ana Amélia, em março deste ano, que foi extremamente importante na militância pelo reconhecimento do Movimento Landell de Moura. 
Foto: Divulgação - Jovem Pan

Postagens mais visitadas