Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Tatiana Vaconcellos

Tataiana  é a única âncora mulher da
 emissora no horário nobre do rádio
Ela ainda era estudante quando teve a sua primeira experiencia no rádio ao trabalhar Rede Gospel, emissora voltada ao público evangélico.
Já formada conseguiu trabalho na CBN, aos poucos foi se destacando na emissora, fez de tudo um pouco, da cobertura do carnaval até máfia dos fiscais. Até que no começo de 2005 recebeu o convite para ser âncora na BandNews FM.
Em maio do mesmo ano, começava a nova fase na carreira, agora como âncora em um projeto inovador no segmento. Na BandNews passou por diversos horários, até se fixar como única mulher no horário nobre da emissora. Corintiana e dona de uma simpatia cativante, Tatiana Vasconcellos pode ser considerada hoje uma das melhores âncoras do rádio "all news" de São Paulo, tanto que pelo segundo ano consecutivo ganhou o prêmio de melhor âncora de rádio.
Nesse dia Internacional da Mulher, o BLOG conversou sobre futebol com a jornalista que há 2 comando o quadro "Tem Mulher na Área" que reúne as mulheres da emissora para falar sobre futebol.


Como surgiu a ideia do programa?
O "Tem Mulher na Área" nasceu de um outro quadro, chamado "Lugar de Mulher é na Copa", que começou a ir ao ar semanas antes da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. A ideia foi do diretor da BandNews FM, André Luiz Costa, que me confiou a missão de encontrar mulheres que tivessem alguma relação com futebol ou com a Copa. Fiz reportagem, por exemplo, com uma professora mineira que usava o futebol para dar aula e melhorar o aprendizado dos alunos, com uma menina linda de 10 anos, que mora em Natal e cujo sonho sempre foi ser jogadora de futebol, a despeito do desejo da mãe de que ela fosse bailarina. As reportagens evoluíram para quadro, envolvendo as jornalistas de todas as praças da BandNews, no formato que tem hoje, um pequeno debate, e ia ao ar duas vezes por semana. Nós comentávamos destaques dos jogos, das seleções e do que acontecia fora do campo também, na África. No fim, fizemos um balanço da Copa e o quadro saiu do ar. Começaram a chegar alguns emails de ouvintes perguntando porque tinha acabado. E a direção da rádio decidiu que deveríamos voltar com o quadro. Então, mudamos o nome e voltamos com ele no início de 2011, já em edições diárias.

Desde quando está no ar e qual a periodicidade?
Com este nome, desde o início de 2011. Vai ao ar diariamente em duas edições, às 11h45 e 16h45.

Como é produzido  o programa?
Eu organizo a conversa, normalmente com duas jornalistas, e defino quem fala sobre qual assunto. Mas todas se envolvem no processo, com ideias e sugestões. É um trabalho conjunto, mesmo. Fazemos uma reunião semanal para discutir o que rende, o que pode ser bacana de abordar e vamos trocando figurinhas sobre as pautas diariamente.

E como é a  repercussão ?
Eu me surpreendi bastante com o retorno dos ouvintes. Sobretudo das ouvintes. Sempre tem aquele sujeito que acha que mulher não pode, não deve, não sabe falar de futebol. Mas quem entende de verdade a proposta do quadro tem uma reação bem positiva, ainda que discorde das nossas opiniões, o que eu adoro. Veja, são jornalistas, que acompanham os campeonatos, seus times, sabem do que estão falando, mas não têm a pretensão de fazer análises táticas, técnicas profundas. Simplesmente dão suas opiniões. Nós recebemos bastante emails de ouvintes mulheres que gostam de futebol e dizem que se divertem. De mulheres que dizem que passaram a prestar mais atenção aos jogos e pararam de torcer o nariz quando o marido se dedica ao futebol no domingo, e até deste tipo de marido nos agradecendo por fazer com que a mulher dele entendesse um pouco mais, se interessasse um pouco mais e deixasse de pegar no pé dele por causa do futebol. haha. Eu acho muito divertido esse tipo de retorno, faço questão de responder a todos os emails. No twitter, a reação é imediata. E a resposta também.

Existe a possibilidade do quadro virar um programa específico de esportes?
Não tem nada previsto, por enquanto.

Nesse período teve algo curioso como gafes por exemplo?
Não propriamente gafes, mas na época da Copa houve coisas bem engraçadas. No meio do campeonato, nós falávamos sobre nossas impressões, opinávamos sobre determinados aspectos. E no final dele, nos demos conta de que erramos feio em algumas. No fim da Copa, fizemos um especial de 40 minutos e dedicamos uma parte dele à reexibição das opiniões equivocadas X o que de fato aconteceu. Foi divertido. Na semana que antecedeu o Natal, fizemos um amigo secreto, que foi, mesmo, sorteado. Cada jornalista representava um time e tinha de dar um presente para o outro. Teve desde balão de oxigênio para o Botafogo conseguir chegar com fôlego ao fim do campeonato até um quadro com os dizeres "eterno 7x1" do Corinthians pro Santos.


Qual presente profissional você gostaria de ganhar nesse dia Internacional da Mulher?
Deixa eu pensar..........Um programa de entrevistas seria ótimo.


Segue abaixo o quadro do programa exibido no último dia 2 de março


  
Foto e áudio: BandNews FM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul