quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Audiência de Rádio Web

Voz lidera audiência do segmento
Mais uma vez o BLOG sai na frente e publica a primeira  e inédita audiência das emissoras web (estão incluídas somente as emissoras que operam exclusivamente na web no segmento esportivo)
A base de pesquisa foi feita com os dados na origem de tráfego na Internet via site www.alexa.com que é um site especializado em fazer o ranqueamento dos web sites de acordo com suas visitas.


AUDIÊNCIA WEB RÁDIOS ESPORTIVAS
Geral

1 – Voz do Futebol
2 – Web Rádio Verdão
3 – Rádio Coringão
4 – Rádio São Paulo FC
5 – Rádio Futebol Interior
6 – Rádio Santista
7 – Rádio Futebol Clube
8 – JD Sports
9 – Web Rádio Lusa

Emissoras Web Exclusiva de Time/torcida

1 – Web Rádio Verdão
2 – Rádio Coringão
3 – Rádio São Paulo FC
4 – Rádio Santista
5 – Web Rádio Lusa


Emissoras Web esportiva de todas as torcidas


1 – Voz do Futebol
2 –  Rádio Futebol Interior
3 – Rádio Futebol Clube
4 – JD Sports


Twitter (seguidores) geral

1 – Rádio Coringão – 54.941 seguidores
2 – Voz do Futebol – 38.669 seguidores (somando todas as contas) - 20.541 na principal
3 – Rádio Futebol Interior – 13.031 seguidores
4 – Rádio Santista – 8.406 seguidores
5 – Rádio São Paulo FC – 7.490 seguidores
6 – Web Rádio Verdão – 4.970 seguidores
7 – Web Rádio Lusa – 981 seguidores
8 – JD Sports – 225 seguidores
9 – Rádio Futebol Clube – 84 seguidores

Facebook – Fan pages

1 – Voz do Futebol - 51.736 fãs
2 – Rádio São Paulo FC – 7.709 fãs
3 – Rádio Futebol Interior – 4.711 fãs
4 – Rádio Coringão – 4.084 fãs
5 – Rádio Santista – 856 fãs
* as demais possuem perfis e não fan pages.


Em breve com base na mesma fonte, vamos divulgar a audiência das emissoras que transmitem futebol em am e fm na cidade de São Paulo.
O Alexa (www.alexa.com) é um site que rankeia os web sites de acordo com suas visitas.
Fontes: Alexa.com (site de ranqueamento/(medidor de tráfego na web), Twitter.com e Facebook.com

Dica do BLOG
Direcionada ou não, as webs esportivas chegam pra ficar e a tendência é que elas aumentem nos próximos anos. Essas emissoras chegam como ótimas alternativas para quem busca uma programação (jornadas e programas esportivos) fora do padrão do rádio am e fm.
Isso sem contar que a liberdade de crítica e opinião muitas vezes é mais polêmica e divertida  que as tradiconais, pois não há uma censura velada no vocabulário como nas emissoras tradicionais, por isso muitas vezes são mais divertidas e reflete o pensamento do torcedor ouvinte mais nitidamente.
A maioria das equipes são formadas por jovens radialistas e jornalistas que não conseguem espaço nas emissoras tradicionais, é uma espécie de estágio que prepara os profissionais para vôos mais altos na carreira.
Sempre que der, faça uma visita em  uma dessas emissoras, acredito que você não vai se arrepender.

Grande Campinas terá mais uma opção em FM no Futebol

Desde que a CBN parou com o futebol, os moradores de Campinas e região ficaram sem opções nas  transmissões dos jogos de Ponte e Preta e Guarani em FM.
Nesse segundo semestre a BandNews FM começou a transmitir alguns jogos de Ponte Preta e Guarani, mas somente do estúdio com o chamado OFF -TUBE.
A partir de 2012 a Metropolitana FM -105,5 Mhz (concessão e torre em Sumaré) vai apostar no segmento esportivo, tanto que Roberto Marcondes deixou a direção de esportes da Rádio Brasil/Jovem Pan onde estava há quatro anos e já assumiu o cargo de diretor comercial e de esportes da emissora.
Vamos transmitir do campo, e levar a emoção do jogo para o ouvinte nas principais partidas de futebol cobrindo Ponte Preta e Guarani já a partir do Campeonato Paulista de 2012, disse Marcondes ao BLOG.
O diretor de esportes da Metropolitana confirmou que parte da equipe já está montada, resta ainda definir os nomes de repórteres/setoristas e de um plantão esportivo.
Edmilson Almeida vai narrar na Metropolitana
Edmilson Almeida (ex- Rádio Brasil) e Jorge Vinícius que continua na Rádio Capital de São Paulo serão os narradores.
Guina Paiva e Artur Eugênio do Futebol Interior  serão os comentaristas e Roberto Marcondes vai fazer a  apresentação das jornadas e  do programa de esportes.
Marcondes espera ter o mesmo sucesso obtido na Rádio Brasil/Jovem Pan, disse que se isso acontecer o projeto será vitorioso.
Além das transmissões esportivas a Metropolitana reservou o horário das 20 às 21 horas de segunda a sexta-feira para o novo programa esportivo da casa, onde a equipe e os setoristas trarão as principais novidades dos clubes de Campinas, da Capital e do Brasil.
Durante a programação haverá boletins com informações do esporte, principalmente do futebol.

Cadê?

Spinelli na época da Rádio Record
O repórter Rafael Spinelli trabalhou durante anos na Rádio Record, inclusive fez parte da quipe comandada na época pelo  saudoso Fiori Gigliotti.
Desde sua saída da Record, Spinelli passou a apostar no potencial de ser narrador e hoje divide seu tempo narrando em duas emissoras e também cuidando dos trabalhos de sua produtora de tv no ABC.
Ele hoje é o narrador titular da Sky, onde trabalha nas partidas do Campeonato Espanhol e das Eliminatórias para a Copa de 2014
Aliás, as Eliminatórias são transmitidas com exclusividade pela Sky, a única exceção é quando a Argentina joga em casa, nesse caso a exclusividade é do Sportv.
Spinelli também está narrando os eventos esportivos transmitidos pela Rede TV+. E teve a oportunidade de trabalhar como narrador de diversas modalidades durante o tempo em que sua produtora esteve envolvida na implantação do jornalismo na TV Corinthians, de janeiro a agosto deste ano. Lá narrou jogos de Futebol, Handebol, Futsal, Basquete, Vôlei, Tênis, entre outros.
No currículo Spinelli trabalhou nas rádios: Cultura de Mogi Mirim, ABC, Record, Oceânica, e na 105 fm como freelancer. Em tv foi narrador e chefe de esportes na REde TV+ de 2008 até dezembro de 2010.