quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Rádios Guarujá AM e Antena 1 FM vão fechar

Duas das mais tradicionais emissoras de rádio de Santa Catarina serão fechadas em dezembro, segundo informações locais. As Rádios Guarujá AM 1420 e Antena 1 FM 92.1, ambas do Grupo Hoepcke de Rádio, serão arrendadas para a IURD que passa a contar com pelo menos três emissoras de rádio na capital catarinense, sendo uma AM e duas FMs.
O fato se manteve sob sigilo desde o fim da semana passada. Funcionários da Rádio Guarujá, tradicional na cobertura esportiva e uma das pioneiras de Santa Catarina, foram surpreendidos pelo aviso prévio nesta semana. A Guarujá foi a terceira emissora a ser criada em Santa Catarina. Sua fundação deu-se no dia 14 de maio de 1943. Antes dela, vieram apenas a Rádio Clube de Blumenau e a Difusora de Joinville.
Já a 92.1 FM começou sua história em 1977, com o nome de Guarujá FM, com uma programação essencialmente musical, voltada para o público adulto.No início da década de 1980, a Guarujá FM passa a se denominar Antena 1 e passa a operar a sua programação, que continua local, com DJ, tocando todos os gêneros. No ano de 1996, a rádio se afilia a rede Antena 1, transmitindo sua programação via-satélite, diretamente de São Paulo, tendo a mesma programação em toda a Rede Antena 1 de todo o Brasil.
A iurd já dispõe da Rede Aleluia FM 99.3 na capital catarinense, além de outras repetidoras dessa rede em Criciúma (96.3 FM) e Blumenau / Indaial (106.3 FM). Já a Antena 1 segue no ar em Santa Catarina através das emissoras 96.5 FM de Blumenau, 107.1 FM de Chapecó e 95.3 FM de Porto União. Em Florianópolis a Antena 1 detém a liderança no segmento adulto-contemporâneo segundo medição do Instituto Ibope, superando a concorrente Itapema FM 95.3 da RBS.

CONSIDERAÇÕES
Os mercadores da fé, com a conivência e omissão do ministério das comunicações, continuam matando o nosso rádio e ninguém toma providência. Será que esse martírio não tem fim!
Fonte: Tudo Rádio e Blog do Carlos Ferreira