Pular para o conteúdo principal

O consumo de esporte do brasileiro

Pesquisa do Ibope Media mostrou tendências do público nacional quanto ao esporte

Foi apresentada nesta terça-feira 4 a pesquisa Esporte Clube Ibope Media, durante o MaxiMídia 2011. Os números, que falam sobre a relação do público brasileiro com os esportes através das diferentes mídias, foram mostrados por Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Media Brasil.
Como esperado, a pesquisa apontou que o esporte mais assistido pelos brasileiros é o futebol, seguido do vôlei, da fórmula 1 e do basquete. Para acompanhar a programação relacionada aos esportes, o público prefere a televisão em 72% dos casos, enquanto o rádio é o meio de comunicação escolhido por 21% das pessoas entrevistadas. A internet é a escolhida em 16% das vezes.
Segundo Dora, com a chegada da internet, a população brasileira passou a acompanhar esportes de forma multimídia, utilizando simultaneamente TV, internet, rádio, revistas e jornais. A pesquisa mostrou que 30% dos entrevistados utiliza televisão e internet para acompanhar notícias sobre esportes, seguido por TV e jornais (24%), TV e revistas (18%) e rádio e internet (18%).
O futebol, preferido do público, é acompanhado por mais de 90% das pessoas que procuram a mídia para se manterem atualizadas quanto a esportes, sendo que 97% das pessoas que ouvem rádios AM à procura de esportes estão atrás de futebol. Um número que chama atenção é relativo à fórmula 1. Apenas 13% do público procura a TV para acompanhar o esporte, número igual ao da internet e dos jornais.
“Esses são números muito importantes para as empresas. Para atingir o público da fórmula 1, por exemplo, não basta atacar apenas a televisão. É necessário que elas façam ações simultâneas nos mais diferentes veículos”, disse Dora.
Quanto aos patrocínios nas modalidades, o que mais chama atenção dos espectadores é a marca exposta nos uniformes, que atinge 69% do universo entrevistado, número que cresce para 73% quando analisada a faixa etária de 15 a 19 anos. O local do evento é relevante para 68%, falas do locutor têm influência para 67% e vinhetas nas transmissões chamam a atenção de 62% das pessoas.
A pesquisa compreendeu as 12 principais regiões metropolitanas do Brasil e entrevistou nove mil pessoas, que representam um universo de 50 milhões de brasileiros acima de dez anos.
Fonte:  Guilherme Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...