Pular para o conteúdo principal

Memória - Escrete do Rádio

Dando sequencia a série de matérias e fotos que resgatam o bom e velho rádio esportivo, o BLOG traz nesse capítulo fotos exclusivas do timaço conhecido como "ESCRETE DO RÀDIO" que marcou época na Rádio Bandeirantes principalmente nas décadas de 70 e 80. A   equipe tinha grandes nomes como o saudoso Fiori Giglioti, o narrador da torcida brasileira e sua  Cadeia verde e amarela que se propagava pelo Brasil inteiro. 
Além de nomes consagrados como o de Fiori e Ennio Rodrigues (Ave Maria), o time contava com os jovens Oscar Ulisses hoje na Rádio Globo, Dirceu Maravilha que está  BandNews e um tal de Éder Luiz recém chegado do interior de São Paulo.
O time de comentaristas e repórteres era de tirar o chápeu, veja abaixo a campanha de divulgação do início dos anos 80. ( Clique nas imagens para ampliá-las)

Timaço do escrete do Rádio nos anos 80


Reprodução da primeira foto,  só que colorida ela está  em forma de  tabela do Campeonato Paulista de 1983 com o nome dos profissionais da da Rádio Bandeirantes.

Tabela do Campeonato Paulista de 1984
Em 1984 uma nova tabela de divulgação da  equipe e do Campeonato paulista era distribuída em frente aos principais estádio de futebol da Capital antes das partidas.
Profissionais que não apareceram em campanhas anteriores como Edgar Mello Filho, Octávio Muniz, Cândido Garcia e Antônio Edson foram incluídos. 


Escala da emissora era divulgada pelo
Diário Popular 7-12-1986, em destaque Tony José e Ivo Morganti

No dia 7 de Dezembro de 1986  o finado Diário Popular, trazia o anúncio de  página inteira do Informativo do Escrete do Rádio a programação mostrava a equipe que iria trabalhar naquela tarde que tinha os seguintes jogos da 17º rodada do Campeonato Brasileiro:
Santos e Palmeiras com Fiori Gigliotti , Corinthians x Internacional de Porto Alegre com Dirceu Maravilha  pela Rádio São Paulo e Botafogo e São Paulo no Maracanã com Ennio Rodrigues.
Tony José hoje na Capital comandava o "Atualidades Esportivas" às 13 horas e  às 13:30 o jovem Ivo Morganti fazia a abertura da jornada esportiva do Escrete do Rádio.
O comando da equipe de esportes era de Darcy Reis, conforme o anúncio ele já prometia novidades para o ouvinte em 1987.
Como curiosidade os três jogos daquele dia terminaram empatados: Santos 1 x 1 Palmeiras,  Corinthians 1 x 1 Internacional e Botafogo 0 x 0 São Paulo. O São Paulo passou pelo Guarani nas finais e foi campeão brasileiro daquele ano.

Se você leitor tiver alguma foto ou recorte de jornais e revistas de equipes  do rádio esportivo  do passado e queira compartilhar conosco é só enviar para email: cheninocampo@gmail.com 
Colaboração: Jonny Nastri (Vitrine das Ideias)  e Tony José

Comentários

  1. Parabéns! Muito legal reviver um pouco das grandes equipes de esporte da Rádio de São Paulo. Henrique Sampáio - São Joao dos Patos -Maranhao

    ResponderExcluir
  2. Foram 30 anos na liderança do rádio esportivo de SP e esse Escrete do Rádio da Bandeirentes era muito bom e concorria de igual pra igual com a Jovem Pan,com a Globo que a ultrapassou em 1980,Gazeta,Record...Milton Neves de vez em quando reprisa no seu programa aos domingos alguns momentos do Escrete do Rádio.

    ResponderExcluir
  3. isso sim q era um time de locutores e comentaristas.hj esta falido,pois sao mais torcedores do q comentarista esportivos s/ falar q sao fraco.bons tempo q nao voltam,mas q esta guardado em nossos coraçoes e na mente de cada um q curtiu esse momento.abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul