Pular para o conteúdo principal

TV paga atingirá 20% da população em 2011

Estima-se que, em dezembro deste ano, 40 milhões de pessoas terão acesso aos serviços de TV por assinatura

Dos 190 milhões de habitantes, cerca de 40 milhões de brasileiros, ou pouco mais de 20%, terão acesso aos serviços de TV por assinatura até o final deste ano. A estimativa da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) é que, em dezembro, os assinantes cheguem a 12,5 milhões de residências (11,1 milhões em junho deste ano). Calcula-se que cada residência tenha, em média, entre três e quatro pessoas e, portanto, o público total chega do segmento chegaria aos 40 milhões de usuários.
O presidente da ABTA, Alexandre Annenberg, registra a curva de crescimento que se acelerou nos últimos anos: de 1999 a 2005, a expansão anual foi de 5% e, de 2006 para este ano, o crescimento tem sido de 19%. “Isso significa que a TV por assinatura tem um espaço enorme para crescer e ocupar mercado”, afirma. Annenberg cita três motivos para explicar essa expansão: tecnológico (oferta de conteúdo em HD e 3D), poder aquisitivo (emergência da classe C e queda da barreira de entrada) e concorrência (entrada de novos players, principalmente na modalidade via satélite - DTH).
A expansão do DTH, aliás, provocou a reviravolta das tecnologias: pela primeira vez, neste ano, o satélite ultrapassou o cabo. Na atual configuração, o DTH tem 51% do share, a TV a cabo (TVC) tem 47% e o MMDS (micro-ondas) tem 3% (em percentuais arredondados). Por conta dessa expansão, nos últimos cinco anos o faturamento do setor dobrou: deve fechar o ano com R$ 14,6 bilhões (inclui assinaturas, taxas de adesão, pay-per-view, provimento de voz, internet e publicidade), ante os R$ 7,3 bilhões de 2007. Também pela primeira vez, o Brasil ultrapassa os líderes de TV paga na América Latina, Argentina e Chile, e torna-se o país com o maior número de assinaturas na região.
Pendências
No entanto, permanecem na pauta da ABTA algumas pendências que se arrastam. A mais antiga é a liberação de outorgas de TVC. Há mais de dez anos que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não libera novas outorgas para a exploração do cabo. 
Na fila, no acumulado desses anos, existem mais de 1,5 mil pedidos para operar TV a cabo. A outra pendência é política e trata-se do Projeto de Lei Complementar 116 (PLC 116) que, entre outras iniciativas, libera o limite do capital estrangeiro (restrito a 30% do capital total atualmente) para empresas estrangeiras na TV paga e também regulamenta a produção de conteúdo nacional. O PLC 116 está na pauta do Congresso Nacional há mais de três anos.
Na próxima semana, a entidade promove a ABTA 2011 - Feira e Congresso, entre os dias 9 e 11 de agosto, em São Paulo (SP). Segundo os organizadores, quase 50% dos expositores são de empresas estrangeiras, o que denota o grau de aumento no interesse pelo mercado brasileiro.
Fonte: Meio & Mensagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Oscar Roberto de Godoy é demitido da Band

A informação é de Flávio Ricco do Canal 1 Futebol da Band - 1 Jornada esportiva da Bandeirantes, quarta-feira à noite, e Luciano do Valle – sempre ele! – resolve falar sobre programação.E critica duramente o fato de uma emissora de Cascavel, parceira da Band, não transmitir alguns programas da cabeça-de-rede como “Jogo Aberto” e “Brasil Urgente”. O tema, aliás, já foi abordado nesta coluna, citando como exemplo a Rede TV!. Nem tudo o que é transmitido pela rede de Osasco é repetido por suas afiliadas. Voltando ao Luciano, após o desabafo, ele pediu desculpas ao telespectador. Não precisava. Futebol da Band - 2 E, na mesma jornada, Luciano e seus companheiros Neto e Oscar Roberto Godoy revelaram que não estavam entre as pessoas mais felizes do Morumbi. E, muito provavelmente por causa disso, ontem, começo da tarde, foi anunciada a demissão do Godoy. Ele mesmo, à coluna, confirmou que teve uma conversa lá e saiu fora. Só Lembrando que Godoy já tinha feito coisa pior ao vivo e a Band seg...

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.