IBOPE responde

Constantemente nossos leitores encontram aqui dados referentes a audiência do rádio esportivo de São Paulo e a partir de agosto também do Rio de Janeiro.
Nesse período o Blog recebeu inúmeros questionamentos de como são feitas as pequisas de audiência, quais são os padrões adotados nas pesquisas e  até dúvidas foram levantadas em relação aos números/índices apresentados pelo Instituto de pesquisas responsável, o IBOPE.
Diante de tantas dúvidas repassamos via email  ao Instituto a maioria das perguntas.
Confiram as respostas e tirem suas dúvidas.   


Há quanto tempo é feita a medição de audiência de rádio am/fm na cidade de São Paulo?
O IBOPE foi fundado em 1942 e sua primeira pesquisa foi para medir a audiência das emissoras de rádio em São Paulo. Desde então foram desenvolvidas várias metodologias como Flagrante, Painel e Recall, que é o método utilizado hoje.

Há quanto tempo é medido a audiência do rádio esportivo? 
Não existe distinção entre medir audiência de “rádio esportivo” e outro tipo de emissora, logo, sempre que o IBOPE estima audiência em uma localidade, disponibiliza os dados do “rádio esportivo”, se ele existir.  

Como é feita a medição de audiência am/fm de rádio na cidade de São Paulo? 
O IBOPE usa o método de Recall, com entrevistas domiciliares (pessoal ou por telefone) perguntando se o entrevistado ouviu rádio ontem, anteontem e ainda que de vez em quando.

Especificamente a medição do rádio esportivo (programas, jornadas e bola rolando) come é feita? 
Não existe uma medição específica para o rádio esportivo.

Se for com pesquisadores nas ruas, qual é procedimento? quantas pessoas são e na cidade como é dividido esse pessoal? 
São feitas diariamente 240 entrevistas distribuídas em 12 locais diferentes. Os locais são definidos pelo sorteio de setores censitários do IBGE, de forma que o resultado acumulado trimestral represente o universo populacional de indivíduos com 10 anos e +.

Como é feita a medição minuto a minuto? 
Não existe medição minuto a minuto, o intervalo mínimo de analise de audiência de emissora de rádio é de 30 minutos.  

Como o Instituto encara críticas e dúvidas ao trabalho feito, existe hoje muito questionamento dos ouvintes/leitores e até de diretores de várias emissoras, como isso é tratado? 
Temos cerca de 50 profissionais de atendimento distribuídos nas 12 praças com serviço contínuo de audiência de rádio, capazes de esclarecer qualquer dúvida encaminhada pelos nossos clientes. A maioria dos questionamentos que recebemos é devido ao desconhecimento da metodologia usada.

O Blog pode fazer uma reportagem in loco - acompanhar como é feita a audiência na rua ou internamente? 
Não autorizamos o acompanhamento de terceiros para não comprometer a identidade do entrevistado e a qualidade da coleta de dados

Todas emissoras que fazem futebol assinam o Ibope?  
Sim, as principais emissoras que transmitem futebol assinam o serviço de audiência de rádio do IBOPE.

Acreditamos que a autorização de uma reportagem para acompanham o dia a  dia  de um trabalho de pesquisa em rádio não iria influenciar nas respostas do entrevistado, uma vez que não divulgaríamos dados restritos ao Instituto que ao autorizar uma matéria, só aumentaria seu conceito e credibilidade.
A respeito da última resposta, verificamos diretamente com o  Sr. Antônio Augusto Amaral  de Carvalho, o popular "Seu Tuta" proprietário da Rádio Jovem Pan am que a emissora não assina o IBOPE há 40 anos.
Agradecemos a Assessoria de Imprensa  do IBOPE  pelas respostas e publicamos aqui uma ERRATA, uma vez que no post do dia 16/8 (veja aqui)   publicamos naquela oportunidade que a resposta do IBOPE não nos satisfazíamos. Pois bem, lá foi divulgado um esclarecimento,  a resposta  foi enviada hoje, segue na íntegra.

 Em relação às dúvidas sobre as emissoras, esclarecemos que:

- As emissoras BandNews FM, Gospel e Estadão-ESPN fazem parte da cobertura de rádio do IBOPE.

- Não confirmamos os números do ranking de emissoras publicados no post  "Audiencia Geral RJ", pois  com os parâmetros publicados não foi possível reproduzir os dados.
Comunicação Institucional – IBOPE

Do Blog
Porém os índices de audiência das três emissoras (Estadão/ESPN, BandNews e Golpel) não foram incluídos  na audiência esportiva distribuída pelo Instituto  para as emissoras que fazem futebol.
Os leitores aguardam uma nova pesquisa para saber se realmente todas as emissoras que  trabalham no segmento esportivo em São Paulo vão aparecer.

PARTICIPEM DA ENQUETE QUE ESTÁ DO LADO SUPERIOR ESQUERDO.
VOTEM NA ENQUETE QUE SERÁ DIVULGADA MENSALMENTE JUNTO COM O LEVANTAMENTO TRIMESTRAL DO INSTITUTO DE PESQUISA.
DÊ SUA OPINIÃO A RESPEITO DESSE ASSUNTO COMENTANDO ESSA POSTAGEM. 
ACREDITE, SUA OPINIÃO   É MUITO IMPORTANTE.
TODO MÊS VAMOS DIVULGAR AS PARCIAIS.

VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE UMA PESQUISA A RESPEITO DA AUDIÊNCIA EM RÁDIO?
EM QUAL  RÁDIO VOCÊ OUVE FUTEBOL?

Postagens mais visitadas