Novidades Rádio

EXCLUSIVAS

l-FIM DE UMA MARCA

A rádio Eldorado AM , emissoras do Grupo Estado, com mais de 50 anos de tradição vai deixar de exisitir.
A partir de janeiro de 2011, a rádio Eldorado passará a se chamar Estadão/ESPN. Essa é uma estratégia de marketing para ampliar o alcance do periódico fora de São Paulo. O nome Eldorado é tradicional na Capital, mas não pegou fora dele. Agora, com a parceria da multinacional ESPN, as duas pontas tentam levantar a emissora.
Segundo o IBOPE do último trimestre (Agosto, Setembro e Outubro) A Eldorado FM ocupou a 27º posição entre 35 emissoras, sua audiência média é de 0,08.
Já a AM entre julho, agosto e setembro é a 14º colocada em um ranking de 27 emissoras com média de 0,04 de audiência.
As mudanças serão as seguintes: Nova marca/nome emissora: Estadão/ESPN no dial: AM 700 khz e FM 92,9 (transmitem o conteúdo novo inclusive o esporte/futebol).
A Eldorado FM continua com o mesmo nome e passará a ser transmitida em 107,3, antiga Brasil 2000 onde hoje se retransmite o futebol.
O custo já foi levantado e acertado, inicialmente o contrato de arrendamento será trimestral para usar a freqüência da emissora universitária.
Programas: os produtos levarão o nome de cadernos do Estadao e programas da ESPN. Exemplos: Caderno 2, Jornal de Esportes, É Rapidinho, Sportscenter Outros serão: Podcast, Jornalismo ao vivo, futebol no mundo (retransmissão do programa de sexta ao vivo no canal ESPN Brasil) Joao Palomino (foto) está cuidando dessa transição e já coordena a rádio como editor chefe.
Funcionários serão realocados para reportagem e produção. A ideia é aumentar a participação dos repórteres nas ruas. Hoje, a emissora não tem nenhum profissional diário no dia-a-dia das pautas.
Quadros como Economia e Negócios de Ricardo Amorim e Direto da Fonte com Sonia Racy permanecem, assim como Alexandre Garcia no Poder e Política.
Com a mudança de nome, a voz do Brasil poderá voltar à grade por exigência da lei. Mas, a Eldorado liderou o movimento de algumas rádios que não transmitem o conteúdo oficial do Governo.
Trata-se do primeiro esboço e os nomes e estrutura podem mudar.
O mais importante apurado pelo Blog é que demissões não devem ocorrer no início, apenas pequenos ajustes de função no primeiro escalão.
A mudança vai gerar buchicho no mercado e deverá alavancar a comercialização de cotas de patrocínio.

Parabéns a diretoria pela decisão e boa sorte aos colegas e amigos do Grupo Estado e ESPN Brasil

ll - JUCA KFOURI PODE SAIR DA CBN

A diretoria do Sistema Globo de Rádio que comanda entre outras emissoras a rede CBN, estuda a possibilidade de mudar a programação esportiva do período noturno, exceção feita as jornadas esportivas.
O programa CBN Esporte Clube comandado por Juca Kfouri há 10 anos pode não emplacar na grade da rede em 2011. Pelo menos essa é a avaliação inicial da diretoria da rádio, que a credita que o formato do programa está desgastado.
Um teste foi feito durante a última Copa do Mundo, onde o programa deu licença para o "Quatro em Campo" quadro esportivo da emissora onde jornalistas das praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte debatem rapidamente os principais assuntos do dia, o bloco hoje dura aproximadamente dez minutos.
A Fórmula do novo programa na Copa com uma hora de duração agradou e tudo leva a crer que voltará em 2011 no lugar do CBN Esporte Clube.

lll- Até que enfim
Bastou Osvaldo Pascoal assumir a coordenação de esportes da Globo São Paulo para as coisas finalmente andarem na emissora.
Como não houve acerto com Mauro Silva e com nenhum outro ex-jogador para ser comentarista em São Paulo, Pascoal "importou" de Belo Horizonte/ Globo Minas o jovem comentarista Marcelo Bechler (foto) que já está participando dos programas e jornadas esportivas.
Bechler ficará em São Paulo por um período de avaliação, mas ao que tudo indica deve ser efetivado. Caso aconteça a efetivação, será o terceiro "mineirinho" a trabalhar no SGR-SP, anteriormente vieram Marcelo Gomes e Mário Marra, bons profissionais que estão na CBN.


WEB

Além de liderar a audiência do rádio am de São Paulo no geral e no esporte, a Rádio Globo lidera também quando o assunto é internet, por isso, a coordenação vai apostar e muito nesse seguimento, usando o canal para transmitir jogos exclusivos. Sábado a partida entre Santos e Grêmio acontece no mesmo horário de Corinthians e Cruzeiro no Pacaembu, às 19:30. Assim, quem acessar o site da emissora terá duas opções de jogos para ouvir. O jogo do Pacaembu, que será simultâneo com a rádio e o da Vila Belmiro que ser´exclusivo na internet. Ótima iniciativa do Pascoal que tem como planos futuros investir na transmissão com imagem da equipe através da twitcam.
Fotos: Internet/Twitter

Postagens mais visitadas