Pular para o conteúdo principal

Vem ai o Livro do Maurício Noriega: Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro

Escolhidos minuciosamente, os perfis são apresentados numa ordem que mostra a evolução do futebol brasileiro e a contribuição desses treinadores para o esporte.

O jornalista Maurício Noriega acaba de convocar um time de grandes treinadores para compor o livro Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro, lançamento da Editora Contexto. O autor mostra como eles ganharam importância e marcaram época no Brasil e no mundo. Histórias engraçadas e tristes, lendas e causos contados por boleiros e cartolas, relatam os bastidores e o dia a dia desses profissionais.
Cada perfil é enriquecido por uma entrevista com um profissional do futebol, que teve sua carreira marcada pelo ídolo. São eles: Leivinha (Oswaldo Brandão), Dino Sani (Bela Gutman), Djalma Santos (Vicente Feola), Zito (Lula), Wanderley Luxemburgo (Zagallo), Muricy Ramalho (Rubens Minelli), Falcão (Ênio Andrade), Müller (Telê Santana), Arce (Luxemburgo) e Rogério Ceni (Muricy Ramalho). São fatos deliciosamente contados ao leitor, que conhecerá em onze capítulos as táticas e características que os tornaram os melhores do futebol brasileiro.
O primeiro técnico retratado é Oswaldo Brandão. O gaúcho de palavras e hábitos simples foi vencedor por quatro décadas e brilhou fora do país sendo reverenciado até hoje por quem jogou sobe seu comando. No segundo capítulo Noriega, resgata o húngaro Bela Gutman. O ex-treinador do mítico Honved, da Hungria, mudou a maneira de se jogar futebol no Brasil, mesmo sem falar português e com uma passagem rápida pelo São Paulo. O terceiro texto é reservado a um gorducho, bonachão, que não tinha pinta de treinador: Vicente Feola. Ele pensava futebol como um todo e dirigiu a primeira seleção brasileira campeão do mundo.
No capítulo seguinte o autor repara uma grande injustiça com Lula, que comandou o maior time do mundo: o Santos de Pelé e cia. Em 776 partidas, perdeu 142, empatou 121 e venceu 513 vezes. Com certeza o quinto capítulo seria o 13º se deixassem o dono dele escolher a ordem desse livro. Zagallo é sinônimo de seleção brasileira, ganhou duas Copas como jogador, uma como técnico e outra como coordenador. Imprimiu revoluções táticas com a bola nos pés e com a prancheta na mão. Rubens Minelli, o sexto perfil relatado, é economista de formação, destacou-se pelo profundo conhecimento tático e a organização das equipes que dirigiu. É o primeiro técnico, de fato, tricampeão brasileiro.
Ênio Andrade entra em campo com a camisa sete nessa seleção. Raciocínio rápido, cordialidade e uma capacidade rara de montar grandes times fizeram esse treinador conquistou três vezes o campeonato brasileiro, uma delas de forma invicta. O oitavo capítulo é quase uma unanimidade e muitos o chamam de Mestre Telê Santana. Foi um incansável combatente da causa do futebol limpo, técnico, jogado de maneira simples, objetiva e, por isso, bonita.
Inaugurando a era dos novos técnicos do futebol brasileiro, o nono capítulo traz um nome polêmico, mas muito competente: Wanderley Luxemburgo. Rápido para tomar decisões, talentoso ao montar grandes times, tem sua capacidade expressa em diversas conquistas, mas também é conhecido por colecionar inimigos e confusões. Luiz Felipe Scolari encabeça o décimo capítulo. Por trás da cara de poucos amigos se esconde um treinador parceiro dos jogadores, craque na arte da motivação e profundo conhecedor dos segredos do futebol. O último capítulo também traz uma personalidade difícil. Muricy Ramalho tinha a fama de jogador rebelde, que deu lugar a um técnico dedicado e observador. Na última década vem colecionando ao menos um título por ano.
Ao contar a história desses homens, Maurício Noriega traz para o leitor brasileiro um livro sobre futebol, mas não só para aqueles que amam esse esporte. Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro é uma obra sobre vencedores. Todos os perfis apresentam lances de superação e uma aula de vida
Serviço
Livro: Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro
Autor: Maurício Noriega
Formato: 16 x 23 cm; 256 páginas
Preço: R$ 35,00
fonte: Assessoria de Imprensa Editora Contexto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul