Pular para o conteúdo principal

Postagens

O Rádio e a Olimpíada

O espetáculo midiático que, a um mês dos Jogos Olímpicos, amanheceu traduzido em números pelas páginas do jornal “Valor Econômico” encontrou seu reverso ao entardecer, quando se soube do surrupio de dois contêineres de uma tevê alemã. Nessa sexta-feira que inaugurou o mês de julho e mostrou a velocidade do pêndulo pela qual se podem medir nossas contradições, o tabloide que circula encartado na edição de fim de semana maior jornal de economia cravava na capa: “O maior espetáculo da Terra”. Que não é o carnaval das escolas de samba. Os números da matéria são ciclópicos: vinte e cinco mil jornalistas credenciados, audiência estimada em 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo, uso de tecnologia avançada – como imagens de 8K. Em evento tão imagético, pensado e organizado para a televisão, que papel cabe às emissoras de rádio que adquiriam direitos de transmissão neste naco midiático? A pergunta se estende a outros eventos televisivos que não somente os de esporte; e, pela dimensão dos Jo

Música supera notícia e conquista 94% dos ouvintes de rádio

Programação musical é o estilo de atração mais popular no meio rádio brasileiro. De acordo com estudo revelado pelo Kantar Ibope Media nesta semana, "música" é o tipo de conteúdo que mais agrada os ouvintes do país, sendo acompanhado por 94% do público. A pesquisa separou a parte musical por estilos. Dos entrevistados, 50% garantem que acompanham canções sertanejas que são tocadas pelas emissoras. Na sequência, aparecem outras quatro categorias: MPB, sucesso/as mais pedidas (nacional),samba/pagode e sucesso/as mais pedidas (internacional). O rock, que pauta veículos segmentados, não figura na lista. Não musical  Diferentemente de conteúdo musical, que de acordo com os dados do Ibope não está presente em somente 6% do público que ouve rádio no Brasil, a parte definida pela pesquisa como "qualquer estilo de programa não musical" tem penetração em 83% da audiência potencial. Na parte "não musical", cinco categorias foram elencadas, com a parte propriam

Ondas Curtas 76 SGR

* Depois de Antônio Carlos Duarte, ontem foi a vez do repórter Cláudio Perrout, outro repórter experiente ser demitido da Rádio Globo no Rio de Janeiro. Perrout que é um grande profissional e uma pessoa maravilhosa estava há 15 anos no SGR (Sistema Globo de Rádio).  * Internamente a Direção do Grupo Globo admitiu que Mariza Tavarez foi demitida do cargo de Diretora Executiva de Jornalismo e não teria pedido para deixar o cargo conforme comunicado. Essa estratégia foi uma saída para preservar a imagem da jornalista que estava desgastada no cargo, além de ter um generoso salário.  * A saída da "Rainha do Rádio" , ex- toda poderosa da CBN causou alívio e comemoração em muitos funcionários  da rede, especialmente São Paulo. O clima segue festivo na redação já que a rejeição de Mariza  era  alto. Poucos "orfãos" da ex-madrinha estão apreensivos. * No Rio a Direção do Grupo estuda a possibilidade de colocar uma de suas frequências como emissora 100% espo

Diretora Executiva da CBN está de saída do SGR

Depois de 14 anos  a Diretora Executiva Mariza Tavares  vai deixar a CBN A Direção do Sistema Globo de rádio segue passando por transformações, principalmente depois da chegada em outubro de 2015 do executivo Marcelo Soares, que é o novo diretor geral do SGR. Marcelo fez modificações no quadro de executivos da emissora, a mais recente foi a chegada do novo coordenador nacional de esportes Robinson Vasconcelos, que tem boa formação executiva e experiência dentro do Grupo Globo. Os dois executivos ficam no Rio de Janeiro e por isso marcaram há duas semanas uma reunião de apresentação aos funcionários do SGR em São Paulo. Coincidentemente ontem veio o comunicado do Diretor Geral informando que a Diretora Executiva de Jornalismo da CBN, a senhora Mariza Tavares optou em deixar o cargo para se dedicar exclusivamente a sua atividade de escritora. Sendo assim, ela fica no cargo até o final do mês e a partir de agosto de forma interina Álvaro Oliveira Filho que é Gerente Executivo

Prêmio Comunique-se 2016: conheça os indicados ao maior show do jornalismo brasileiro

A primeira fase de indicações para o Prêmio Comunique-se 2016 foi um sucesso. Agora, o reconhecimento aos rockstars de jornalismo que mais brilharam nos últimos meses segue para a segunda etapa de votações, a partir desta terça-feira, 12, já com nomes definidos pelos profissionais da imprensa que colaboraram na eleição dos melhores em nas 12 categorias. Nesta fase, que vai até 31 de julho, o público vai escolher os três finalistas para cada categoria/subcategoria. A votação está aberta por meio do site do Oscar do Jornalismo brasileiro. As estrelas campeãs serão reveladas na grande noite de gala, em festa realizada na casa de espetáculos Tom Brasil, em São Paulo, em 27 de setembro. Confira, abaixo, a lista de alguns indicados para a segunda fase de votação do Prêmio Comunique-se 2016:  a lista completa você confere no Portal Comunique-se     -   Para votar  clique aqui. Locutor Esportivo  André Henning - Esporte Interativo  Everaldo Marques - ESPN  Gustavo Villani -