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Whatsapp! A nova ferramenta de interação do rádio

Um dos fenômenos de comunicação nesse período de redes sociais é sem dúvida  o "WhatsApp Messenger". Pra quem não conhece ou só ouviu falar, o WhatsApp  é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS. Está disponível para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone, e Nokia e sim, esses telefones podem trocar mensagens entre si! Como o WhatsApp usa o mesmo plano de dados de internet que você usa para e-mails e navegação, não há custo para enviar mensagens e ficar em contato com seus amigos. Além das mensagens básicas, os usuários do WhatsApp podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio. Diante de tantos recursos, o rádio, principalmente as rádios "all news" descobriram que o aplicativo é também um grande aliado na prestação de serviço, sendo  muito útil no dia a dia. Quando há essa interação forte entre o ouvinte e o âncora no estúdio é resultado é imediato. As grandes emi

Rádios comunitárias poderão ser obrigadas a veicular propaganda eleitoral

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6289/13, do Senado, que altera a Lei das Eleições (9.504/97) para tornar explícita a aplicação das normas de propaganda eleitoral às rádios comunitárias. O autor, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), argumenta que, atualmente, é cada vez mais comum a existência de rádios comunitárias em pequenas e médias comunidades. Segundo ele, entretanto, nem sempre os partidos e a Justiça Eleitoral adotam providências para que a propaganda eleitoral seja veiculada por essas rádios. Atualmente, a lei não faz menção às rádios comunitárias. Pelo texto em análise na Câmara, a veiculação obrigatória das propagadas eleitorais se aplicaria às emissoras de rádio, inclusive às rádios comunitárias, às emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e aos canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das câmaras municipais. O projeto

Cartilha da Abert orienta radiodifusor sobre as regras das Eleições 2014

Abert preparou para os seus associados uma cartilha com orientações sobre as regras aplicadas às eleições deste ano. A cartilha traz informações sobre calendário eleitoral, legislação básica, pesquisas, programação, propaganda gratuita, debates e direito de resposta. No último dia  1º de julho, entrou em vigor uma das restrições previstas na Lei Eleitoral (nº 9.504) à programação normal do rádio e da TV. Por isso, é importante que o radiodifusor esteja atento às regras que orientarão a sua conduta durante o período eleitoral. Vale ressaltar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a minirreforma eleitoral, aprovada no fim do ano passado, não valerá para as eleições deste ano. No entanto, resoluções aprovadas pelo plenário do Tribunal implicam inovações na lei eleitoral já para este ano. Acesse aqui a Cartilha Eleitoral 2014.  Fonte:  Assessoria de Comunicação da Abert

Jovem Pan contrata jornalista Adalberto Piotto

Piotto, novo âncora do Jornal da Manhã   Afastado do rádio há dois anos e meio, o jornalista Adalberto Piotto, que é cineastra também acertou a sua volta ao rádio. A estreia acontece na próxima segunda-feira dia 14 a partir das 7:30 da manhã. Piotto será um dos âncoras do tradicional Jornal da Manhã da Rede Jovem Pan Sat. Com passagens pela Rádio Bandeirantes e CBN, o jornalista se dedicou nesse período ao projeto de seu documentário “Orgulho de ser brasileiro”. Piotto falou a coluna que o convite aconteceu na semana passada, tudo foi muito rápido, e que está muito feliz e otimista esse retorno ao dial. "Serei um dos âncoras do Jornal da manhã ao lado do Joseval Pexoto e da Denise Campos de Toledo que também é comentarista de economia. O objetivo é fazer um jornal ainda mais análito e trazer novas contextualizações do noticiário. Ter toda a tradição e credibilidade da Jovem Pan e do Jornal da Manhã com novas abordagens e conversas. Ou seja, um noticiário mais conversado en

Parceria entre ESPN e rádio Capital completou seu primeiro aniversário

Em 1º de julho de 2013 começava oficialmente a parceria entre ESPN Brasil e Rádio Capital,  a emissora vice-líder de audiência no am de São Paulo onde opera nos 1040 Khz deixou de ter uma equipe própria para voltar a arrendar o espaço com a parceria com a ESPN.  Nesse período poucas mudanças aconteceram em relação ao IBOPE. A expectativa  é que a parceria possa ter um "upgrade" a partir da migração para o fm,  programada pela diretoria da Rádio Capital para o primeiro trimestre de 2015. ESPN A competente equipe da ESPN, estreou no dia de SP em abril de 2007, na então Eldorado/ESPN, a parceira de conteúdo que rendia uma boa verba para a empresa do Grupo Walt Disney terminou  em dezembro de 2012, sete meses depois começa a parceria com a Rádio Capital, parceria que completa um ano e ao que tudo indica deve ser ampliada em 2015. Quando a  parceria foi firmada, a Rádio Capital já tinha firmado a parceria de retransmissão da Copa do Mundo com a Super Rádio Tupi do Rio de J

Brasil registra 18,76 milhões de assinantes de TV paga em maio

O Brasil adicionou cerca de 180 mil novas assinaturas de TV paga em maio na comparação com abril, totalizando 18,76 milhões, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na comparação anual, houve crescimento de 10,8 por cento em maio, segundo os dados da agência. O grupo mexicano Telmex (Claro/Embratel/NET) permaneceu na liderança, mas reduziu sua participação de mercado de 53,58 por cento em abril para 53,49 por cento no mês passado, segundo dados da agência. A Sky/DirecTV cresceu a fatia de 29,66 para 29,74 por cento no mesmo período. Maio fechou com  18,76 milhões de assinantes de TV paga. No mês, de cada cem domicílios, 28,72 possuíam o serviço, segundo o indicador "Densidade dos Serviços de TV por Assinatura", que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais1.  Veja abaixo o número de assinantes e a densidade

Eldorado é a rádio oficial do Festival de Inverno de Paranapiacaba

Em sua 14ª edição, o Festival de Inverno de Paranapiacaba terá a presença da Rádio Eldorado em shows durantes dois finais de semana. A emissora, que é a rádio oficial do evento que acontece entre 19 e 27 de julho, será responsável por atrações que se apresentarão em dois finais de semana seguidos na Praça do Mercado - um dos palcos do festival. No dia 19 (sábado), se apresentam Rodrigo del Arc, às 13h, e Simoninha, com uma homenagem a seu pai, Wilson Simonal, às 16h. No dia seguinte (20, domingo), será a vez de Izzy Gordon, que homenageia Jorge Ben Jor, às 13h, e Romero Lubambo Trio, às 16h. No último final de semana do festival, a emissora leva no dia 26 (sábado), às 13h, a Banda Quindim, composta por Bruna Caram, Patricia Talem e Carla Casarim; já às 16h, será a vez do Clube do Balanço. Por fim, no dia 27 (domingo), se apresentam Mariana Aydar, às 13h, e Nuno Mindelis, às 16h. O Festival de Inverno, que chega à 14ª edição, é a principal atração do calendário da Vila Ferroviária de