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As Tribos Musicais e sua relação com as mídias

O estudo do Instituto IBOPE analisou seis diferentes tribos musicais: sertanejos, pagodeiros, roqueiros, emepebistas (MPB), funkeiros e gospeis. A escolha baseou-se não apenas nos estilos musicais com maior penetração, mas também considerou os que ocupavam posições de destaque em duas variáveis importantes para análises comportamentais: classe social e faixa etária. Além disso, foi feito um levantamento em parceria com a Crowley, das 100 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras de janeiro a agosto de 2013, para dar sustentação à análise. O sertanejo e o pagode estão entre os gêneros musicais mais escutados nas rádios com 58% e 44% de penetração entre os ouvintes, respectivamente. Não por acaso, esses são os estilos musicais com a cara do brasileiro. Os dois grupos são, basicamente, compostos por pessoas de ambos os sexos, da classe C e com idade entre 25 e 35 anos. Os ouvintes desses estilos musicais possuem boa relação com propagandas, com ligeiro destaque para os pagodeir

Rádio Globo lança nova bandeira: “Cerol? Corta essa!"

Nesta semana os programas Manhã da Globo do Rio e SP lançam, separadamente, campanhas contra o cerol, mistura de cola e vidro moído que é proibida mas continua sendo usada por pipeiros nas duas cidades e também no interior dos estados. “Cerol? Corta essa!" quer conscientizar as pessoas sobre o perigo de uma prática irresponsável: soltar pipas com esta substância que transforma pipas em armas letais. O cerol é passado na linha da pipa para ajudar na disputa que os pipeiros travam nos céus, em que um quer cortar a pipa do outro. Mas acaba ferindo e matando pessoas, muitas delas degoladas pela linha. "Uma rádio popular precisa se engajar em campanhas, assumir bandeiras. Este ano já estamos defendendo a paz nos estádios e, agora, o fim do cerol", diz o diretor da Globo, Claudio Henrique. A campanha terá um quadro diário nos programas de Roberto Canázio e Laércio Maciel (com registro e lembrança de acidentes com vítimas, entrevistas com médicos, reportagens com pipeiros e

Rádio Estadão é colocada de lado pelo Grupo Estado

Jornalistas da Rádio do Grupo Estádio torcem para que nova reformulação dê certo Que a crise ronda há muito tempo os veículos de comunicação, isso não é segredo pra ninguém, mas tratar com descaso e indiferença uma grande e importante emissora de jornalismo aí é outra coisa. Infelizmente parece que é o que aos poucos vai acontecendo com a Rádio Estadão. Uma rádio que perdeu a sua identidade ao longo dos anos. A equipe é de qualidade, mas a falta de gerência está prejudicando o bom andamento da emissora jornalística que durante décadas  (49 anos) foi chamada de "Eldorado" revelando importante nomes do jornalismo do Brasil. A partir de sua saída do bairro da Aclimação, a situação piorou. A audiência sempre foi baixa, porém qualificada, mas nos últimos anos os índices declinaram de vez, como comprovam as últimas medições oficiais do IBOPE , dando em média 0,01 (1.500 ouvintes) em am e 0,03 (4.500 ouvintes) em FM. A primeira tentativa de mudar a situação foi em 2007 onde

Rádio Globo lança tema da Copa do Mundo

A Rádio Globo lançou este fim de semana a música que produziu para ser o tema da emissora na Copa do Mundo no Brasil. "Um País de Corações" foi apresentada aos ouvintes do Rio durante a jornada esportiva da noite de sábado, dia 8, pouco antes do Fla-Flu; e aos ouvintes da Globo São Paulo e Belo Horizonte no domingo, dia 9. O tema foi composto e finalizado pela Shuffle, produtora que assinou também a música de fim de ano da rádio e o tema de “Gente Como a Gente", atração da Rádio Globo São Paulo. A letra da canção foi criada na própria emissora, e depois ajustada e finalizada pelo compositor e sócio da Shuffle Henrique Luiz Nicolau. Ela segue o posicionamento de marketing adotado até aqui: A Rádio Globo é a casa do futebol. E a Copa é na nossa casa. Nicolau, da Shuffle, diz que a ideia era ter uma música de fácil entendimento, com letra simples. "Uma música para as pessoas se identificarem e até assoviarem”, comenta. “Optamos por uma sonoridade pop. Avali

Concurso de jornalismo premia reportagens sobre mobilidade

O autor da matéria vencedora receberá R$ 7 mil Estão abertas as inscrições para o Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, concurso de reportagens relacionadas à tecnologia da mobilidade terrestre, aeroespacial e naval. Podem ser inscritos trabalhos publicados no Brasil, em mídia impressa e online, entre 1 de março de 2013 e 22 de março de 2014. O autor da matéria vencedora receberá o prêmio de R$ 7 mil, e a competição terá duas menções honrosas, cujos premiados receberão R$ 2 mil. Cada participante pode inscrever quantos trabalhos quiser. As inscrições podem ser feitas até 28 de março de 2014. Confira mais informações no site do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo.

Panini lança álbum da Copa do Nordeste

A Panini lança lança no dia 11 de fevereiro o primeiro álbum de figurinhas oficial da Copa do Nordeste. A publicação reúne em 40 páginas mais de 290 figurinhas dos 16 times que participam da competição neste ano, com direito a figurinhas especiais com brilho metálico (escudos) e em pvc com transparências (mascotes e uniformes). O álbum tem preço sugerido de R$ 4,90 e o envelope com quatro cromos sai por R$ 0,80. O produto poderá ser encontrado nos sete estados da região nordeste que disputam o torneio - Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Paraíba -, além das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Para homenagear a competição à altura, a empresa desenvolveu um livro ilustrado completo que contempla cada time com duas páginas e 16 figurinhas de seus principais jogadores, além de cromos especiais dos escudos, mascotes e uniformes. Uma figurinha em pvc com meio corte retrata de um lado o mascote de cada clube e do outro o uniforme principal usado pela equ

Estratégias de naming rights chegam às arenas esportivas

Uma das grandes estratégias de marketing no esporte é o uso do naming rights. Para entender melhor, a ação acontece quando uma marca nomeia um time ou até mesmo um espaço esportivo. Essa tática já é amplamente usada no exterior e só agora começa a ganhar corpo no Brasil através dos times de vôlei e novas arenas esportivas, como o Allianz Parque, o novo estádio do Palmeiras, cujo valor do negócio é estimado em R$ 300 milhões. Para discutir as oportunidades desse mercado, O Negócio é Esporte recebe o diretor executivo de Gestão de Mercado e Estratégia da Allianz Seguros, Felipe Gomes. O gestor contará, por exemplo, quais as vantagens de realizar a nomeação de um estádio e como esse jogada de longo prazo permite a expansão de visibilidade da marca por meio de serviços associados não só a uma modalidade esportiva, mas a outras formas de entretenimento. Ele também vai apontar também os novos rumos da nomeação de marca para o mercado esportivo no país.