Pular para o conteúdo principal

Pitadinha Histórica - 01 - MARADONA

Roberto Avallone,  marcou época como
um dos maiores jornalistas do Brasil.
Foto: Reprodução Sportv
Nesse período de indefinições  e sem respostas de quando o mundo voltará ao normal, decidimos reativar o  BLOG. Agora,  além das tradicionais  informações dos bastidores dos veículos de comunicação, teremos alguns quadros e colaboradores, entre as novidades destacamos e começamos com: "Pitadinha Histórica", uma modesta e justa homenagem ao grande jornalista  Roberto Avallone (*22/02/1947 - †25/02/2019). Uma referência no jornalismo esportivo que marcou época no jornal, rádio e principalmente na televisão "exclamação".
Abrimos o quadro com o gênio: Dom Diego  Armando Maradona" e celebre o gol que ficou conhecido como: "Mano de Dios"  que foi o primeiro gol da partida. O segundo foi uma  pintura sendo reconhecido pela FIFA como "O  gol  do século" (exclamação).
Capitães, Maradona e Shilton apertam as mãos antes do início da partida pelas quartas de final  (Foto: Getty Images)

Em 22 de junho de 1986, Diego Armando Maradona marcou os dois gols mais importantes e emblemáticos de sua carreira – um de mão, a famosa Mano de Dios.

Gol de mão de Maradona no jogo entre Argentina e Inglaterra na Copa do México de 1986  -  Foto: Bongarts/VEJA/VEJA



O segundo gol, este sim uma obra prima incontestável, saiu cinco minutos depois. Maradona recebeu a bola em seu campo de defesa e arrancou até parar nas redes. A habilidade de sua perna esquerda deixou cinco jogadores de linha (Hoddle, Reid, Sansom, Butcher e Fenwick) e mais o goleiro Shilton para trás e enlouqueceu o público no Azteca. O memorável relato do narrador Victor Hugo Morales, uruguaio radicado na Argentina, deixou o gol ainda mais extraordinário e até hoje faz argentinos e fãs de futebol pelo mundo chorarem de emoção. O gol foi eleito o mais bonito da história das Copas em votação no site da Fifa, em 2002A vitória por 2 a 1 no Estádio Azteca, sob os olhares de mais de 114.000 torcedores, significou muito mais que uma façanha esportiva.




A Argentina ainda conquistaria o bicampeonato mundial no México com uma vitória por 3 a 2 sobre a Alemanha.


    CAMPANHA ARGENTINA
Grupo A

02/06 – Argentina 3 x 1 Coreia do Sul
05/06 – Itália 1 x 1 Argentina
10/06 – Argentina 2 x 0 Bulgária

Oitavas de final

16/06 – Argentina 1 x 0 Uruguai

Quartas de final

22/06 – Argentina 2 x 1 Inglaterra

Semifinais

25/06 – Argentina 2 x 0 Bélgica

Final

29/06 – Argentina 3 x 2 Alemanha




29/06/1986 – ARGENTINA 3 x 2 ALEMANHA OCIDENTAL
ARGENTINA – Pumpido; Brown, Ruggeri e Cuciuffo; Giusti, Batista, Burruchaga (Trobbiani), Enrique e Olarticoechea; Maradona e Valdano. Técnico: Carlos Bilardo.
ALEMANHA OCIDENTAL – Schumacher; Berthold, Jakobs, Förster, Briegel e Brehme; Eder, Matthäus e Magath (Hoeness); Rummenigge e Allofs (Völler). Técnico: Franz Beckenbauer.
GOLS – Brown, aos 23 minutos do primeiro tempo; Valdano, aos 11, Rummenigge, aos 29, Völler, aos 36, e Burruchaga, aos 39 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Romualdo Arppi Filho (Brasil).
CARTÕES AMARELOS – Maradona, Matthäus, Briegel, Olarticoechea, Enrique e Pumpido.
PÚBLICO – 114.600 presentes.

LOCAL – Estádio Azteca, na Cidade do México (México).

Confira abaixo a história de Diego Maradona, Da miséria até a glória via youtube Futirinhas

MARADONA mal tinha o que comer na infância, passou muitas necessidades, mas o futebol lhe salvou. Foi da miséria até a glória e lá encontrou seu martírio. Diego Maradona é um dos maiores jogadores da história do futebol.
Maradona comemorando com torcedores a conquista da Copa do Mundo em 1986   (Foto: Getty Images)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul