Pular para o conteúdo principal

Inclusão Social no rádio esportivo do interior de SP

Vagner Alves , Gabriel Piccinin  e Juninho Stenico
na  cabine da emissora em Capivari 
No último dia 07 de março a Raízes FM da cidade de Capivari, interior de São Paulo  entrou para a história do rádio esportivo do  Brasil. A rodada da Série A 3 foi marcada pela vitória do  Capivariano  por três a zero em cima do Olímpia, mas o resultado foi o menos importante, o que chamou atenção nessa partida foi o fato da emissora escalar dois profissionais com deficiência física para cobrir esse jogo. O narrador Vagner Alves, e o repórter Gabriel Piscinin, realizaram seus trabalhos, sem a imaginar, que estavam quebrando tabus, e ajudando a pôr fim aos preconceitos em relação ao deficiente como profissional, principalmente da imprensa seja fala, escrita ou televisiva. Os meios de comunicação que tanto pregam a inclusão e acessibilidade, poucas oportunidades dão para esse público, principalmente nos departamentos de esportes. Vagner Alves, 44 anos, já experiente, trabalha com narração esportiva deste 2002 e tem passagens por emissoras de rádio de Campinas ( Central am ), Jundiaí (Cidade)  e Valinhos (730).
A deficiência sempre foi um empecilho, mas para as pessoas do que para ele próprio. Os responsáveis por contratar nas emissoras de rádio e TV, têm mais desconhecimento que o preconceito, pois depois que convivem com a diversidade, percebem que a produção do profissional é igual aos demais narradores, repórteres ou comentaristas” disse Vagner Alves. O jovem repórter Gabriel Muller Piccinin  tem apenas 16 anos, sempre foi um apaixonado por esporte e pelo Palmeiras. Gabriel, que é estudante, nasceu prematuro e teve paralisia cerebral (A paralisia cerebral (PC) é um grupo de sintomas caracterizado por uma dificuldade no controle da postura e do movimento), e usa cadeira de rodas para se locomover. Gabriel participa do programa Toque Esportivo, da Raízes FM fazendo o contraponto do torcedor palmeirense no programa e faz parte da equipe que transmite os jogos do Capivariano na série A3 do Paulista. “Comecei participando mandando áudios para equipe e por convite do Juninho Stenico, vim fazer parte da equipe nos jogos aqui na Arena, foi uma oportunidade que deu até mais certo do que eu esperava” falou Gabriel.  Existem poucos profissionais com deficiência que trabalharam ou trabalham em emissoras espalhadas pelo Brasil, mas esse fato chamou atenção por contar com dois radialistas  trabalhando em um mesmo evento. 
No Brasil segundo dados do IBGE, existem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, física, intelectual, auditiva ou visual. Deste 1991, existe a Lei de cotas que determina a contratação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, porém essas vagas nunca são destinadas para funções como as destacadas na matéria e pessoas com deficiência veem seus sonhos de trabalhar em grandes empresas de comunicação; como narradores, repórteres ou comentaristas, ser substituídas por atividades meramente administrativas, ainda assim quando essas oportunidades aparecem.  Que exemplos como esse se espalhem pelos veículos de comunicação, parabéns a emissora pela coragem e que Vagner e Gabriel possam ter mais oportunidades  nas jornadas e programas esportivos. 
Foto: Divulgação
Colaboração: Vagner Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul