Pular para o conteúdo principal

Homens comandam a narração esportiva 364 dias do ano

A manchete é dura, realista e machista, mas não por culpa desse blogueiro e sim por causa do sistema que impera há muito tempo  na mídia do país.  Vamos falar do segmento esportivo,  mulheres ocupam diversos cargos, elas não foram treinadas para fazer um monte de coisa e mesmo assim arregaçam a manga e dão conta do recado, a mulher teve ao longo desses anos  pouquíssimas oportunidades de  narrar  na tv ou  no  rádio.
Temos boas produtoras, apresentadoras, poucas comentaristas,  repórteres, mas quando se fala de mulher narradora na tv parece que estamos falando de algo estranho ou em extinção, o que é um sinal forte de machismo. Parece que essa história pode começar a mudar,  o receio é que a discussão em torno do   empoderamento feminino  e da igualdade de gêneros   não passe de    jogada de  marketing.
Ano passado a Rádio Inconfidência  de Belo Horizonte, emissora com mais de 80 anos de história saiu na frente e ganhou holofotes ao colocar uma estagiária como narradora, a repercussão levantou várias discussões, Isabelly Moraes seguiu narrando, deu entrevistas virou manchete e segue trilhando seu caminho. O detalhe é que ficou só nesse exemplo ousado. Nenhuma grande emissora privada de rádio  apostou em ter uma narradora. Mas será que existem meninas capacitadas para a função que sempre foi dos homens? Afinal a mulher sempre foi colocada de lado no quesito narração de futebol. E o rádio que revelou a maioria dos narradores que estão na tv  sempre foi uma escola, então porque não começar pelo dial?  Acredito que a situação pode mudar aos poucos,  bem lentamente. É torcer para que realmente  essa "moda" de ter uma narradora por um dia emplaque em contatações definitivas. Claro que existem meninas que sonham em ser narradoras profissionais,  basta as empresas acreditarem e principalmente o consumidor do futebol  deixar o machismo de lado.



 Esporte Interativo.....terá narradora por 
 UM DIA  
O canal  Esporte Interativo abriu as inscrições para o programa “A Narradora LAY’S®'”, que escolherá uma brasileira para narrar um jogo da UEFA Champions League ao vivo. O projeto, vai premiar uma brasileira com uma proposta de contrato para integrar o time da emissora, que transmite com exclusividade os jogos do torneio europeu desde 2015. Grandes talentos do país poderão enviar seus vídeos de inscrição para o site http://anarradoralays.esporteinterativo.com.br/ até o dia 18 de março. As selecionadas irão para a fase final da competição, que será realizada no Rio de Janeiro. Uma competidora será eliminada por semana e a vencedora – eleita por um time de especialistas e colaboradores do canal – irá narrar uma partida das semifinais da UEFA Champions League, pelo Esporte Interativo, para todo o Brasil, direto do estádio na Europa. 
A apresentadora Tayna Espinoza passa detalhes 
em vídeo da ação do EI
Serão selecionadas 12 finalistas, que, durante o programa gravado no Rio de Janeiro, participarão de dinâmicas e de simulações de situações reais que narradores enfrentam em suas carreiras. O  reality  em busca da narradora irá ao ar todos os dias. De segunda a sexta, a exibição será às 20h30 e, nos fins de semana, às 13h00. Conforme contrato, o reality do EI  deve ser o único  que abre a possibilidade de uma contratação a vencedora.


FOX Sports 2, terá narradoras somente no mês da Copa 
Vanessa Riche é a curadora do projeto
"Narra quem Sabe"  do Fox Sports 2
O FOX Sports iniciou processo seletivo para escolher também narradoras de futebol. As locutoras que ganharem as vagas entrarão para a história, já que pela primeira vez, uma mulher vai narrar um jogo de Copa do Mundo na TV brasileira. Para participar do “Narra Quem Sabe”, as candidatas devem enviar um arquivo de áudio ou vídeo de pelo menos 5 minutos com a narração de um jogo de futebol para o e-mail narradora@fox.com até o dia 18 de março. O material será avaliado pela jornalista Vanessa Riche, líder e curadora do projeto na FOX Sports. Vanessa também conduzirá treinamentos e testes com as candidatas selecionadas na sede da emissora no Rio. O processo seletivo foi anunciado durante o ‘Boa Tarde FOX”, do canal FOX Sports. Informações sobre o processo estão disponíveis no site do canal. A FOX Sports vai transmitir os 64 jogos da Copa nos canais FOX Sports e FOX Sports 2, com 12 horas de transmissão por dia e programas ao vivo diretamente da Rússia. As vencedoras vão narrar no FOX Sports 2.


ESPN  fará homenagem de   UM DIA

Luciana  realizou alguns testes na cabine
de transmissão da ESPN
Luciana Mariano, que foi chamada de Luciana do Valle em virtude do seu casamento na época com o saudoso Luciano do Vale,  foi a  primeira mulher a narrar um jogo de futebol na TV brasileira,  mais precisamente na TV Bandeirantes, que na época era conhecido como  " Canal do Esporte". Nesta quinta-feira dia 8 de março, dia Internacional a emissora fará uma homenagem pontual no dia da Mulher.
Luciana está escalada  para narrar a partida entre RB Leipzig e Zenit, pelas oitavas de final da Liga Europa, pela ESPN, a emissora divulgou vídeo com a narradora falando da homenagem.



Do BLOG: com exceção  do EI, os outros canais esportivos não devem passar de uma simples homenagem 
ou um trabalho  a curto prazo. Isso sem contar que a mulher que se inscreve em um processo seletivo, não poderá participar do outro já que a seleção  acontece no mesmo período.  
Por mais mulheres narrando futebol em todas as mídias, principalmente  na TV aberta e fechada. 

Atualizado 08/03
Vídeos: Divulgação EI e ESPN
Fotos: Divulgação Fox Sports e ESPN Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul