Pular para o conteúdo principal

Ondas Curtas - 109

Everaldo Marques será um dos narradores da rádio 730 de Goiânia na Copa do Mundo. A emissora vai anunciar o nome de Everaldo Marques hoje, justamente a data que passa a mudar de nome e passa a se chamar Rádio Sagres. Everaldo marques já está em Goiânia e vai narrar a como do mundo sem sair da ESPN, Edson Rodrigues é o outro narrador da emissora que deve contratar outros profissionais.


A direção da rádio Mix FM optou pela estratégia e sem muito alarde, mudou o "Agora o Bicho vai Pegar" de horário. O programa que estava começando a fidelizar seus ouvintes que segundo o IBOPE ultrapassava a casa dos 100 mil por minuto e crescia a cada medição saiu das 17 horas e foi para as 20 horas. Detalhes o programa não deve ser mais a famosa Live, uma vez que passa a ser gravado às 17 horas. Vai entender....Isso que é ano de Copa do Mundo e vários jogos da seleção e outros tantos importantes terminam justamente as 17 horas. Só o tempo pra saber se a estratégia vai dar certo ou não.



Programas de esportes são transmitidos
também no Facebook e YouTube
Há muito tempo afirmo aqui que rádio é imagem, os tempos mudaram, mas muitas emissoras insistem em ficar somente no áudio ou com Lives amadoras. Um bom exemplo de como o atual rádio deve ser multiplataforma são as emissoras 98 Live de BH, Jovem Pan e agora a Rádio Transamérica de São Paulo, que tem novas formas de  compartilhar seu conteúdo e o mais importante, dar aos seus anunciantes um novo espaço para mostrar suas marcas em seus canais oficiais. O esporte na Transamérica  tem uma fatia superior a 50% da programação diária. Seus programas esportivos são transmitidos  simultaneamente pelo Facebook e YouTube com imagem de qualidade em alta definição, além dos tradicional dial de frequência, internet e aplicativos. Novamente nota 10 pra equipe de Éder Luiz que deve ser uma das maiores equipes de rádio na Copa do Mundo da Rússia. 



A função do repórter em rádio está cada vez menos relevante, uma vez que várias emissoras optam por programas com comentaristas e muitos jogos são off-tube.


A  médio prazo as entrevistas com jogadores e treinadores nos grandes clubes de futebol será reduzida drasticamente, principalmente quando o clube estiver em crise. A saída vai ser recorrer aos canais oficiais do clube nas redes sociais, fato que funciona muito com os clubes europeus, exemplo TV Barça que disponibilizou recentemente as imagens da  apresentação de Phellipe Coutinho só em seu canal oficial. A diferença e que não dá pra comparar é a organização de lá com a de cá.


O pagamento dos direitos de transmissão de eventos para o rádio que é discutido há anos também vai sair do papel em breve e vai complicar a situação ainda mais no rádio esportivo.


Profissionais da Web Rádio Lusa taxaram como vergonha o fato da cabine da  web rádio não ter energia elétrica. Fato que foi comunicado aos responsáveis uma hora e meia antes do jogo de ontem contra o Audax no Canindé. Observação, todas as outras cabines  tinham energia elétrica, menos da Web Lusa. Equipe fez  críticas pesadas a direção do clube que está praticamente falido e luta para sobreviver. Lembrando que Alexandre Barros, presidente da Portuguesa de Desportos é jornalista e radialista que durante anos criticou situações como essa. Até o momento não houve um comunicado oficial. Detalhe a Web Lusa vem criticando a atual gestão e não transmitiu o empate em um a um  pela série A 2 do Campeonato Paulista.  Veja o vídeo.


Depois do efeito causado com a narradora Isabelly Moraes na mídia repercutindo suas narrações na Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Esporte Interativo e Fox Sports estão lançando quase que simultaneamente processo de seleção para escolher uma narradora. O EI vai dar como prêmio a vencedora a narração de um dos jogos da Champions League no loca e o Fox Sports dará a vencedora a oportunidade de narrar um jogo os jogo (s) da Copa do Mundo. Excelentes iniciativas, mas na modesta opinião desse colunista o melhor prêmio seria um contrato de no mínimo um ano a vencedora e a oportunidade de moldar e dar ritmo a narradora. E o rádio.....nada de oportunidade para narradoras mulheres, isso pelo menos nas grandes emissoras aonde muitos responsáveis pelas equipes não querem ousar, pois sabem que a maioria dos ouvintes e muitos de várias equipes esportivas não iriam gostar. 


Em algumas emissoras de rádio do Brasil existe a função do repórter torcedor, a ideia divide opiniões, mas não deve demorar muito para chegar no rádio do Rio e São Paulo.
Já faz um  tempinho que a "moda" no rádio e na tv é der repórter "engraçadinho ou palhacinho", função que cabe  aos humoristas, que por sua vez hoje além de imitar estão comentando melhor que muito repórter, especialmente no rádio.


Vanessa Riche que acaba de ser contratada pelo Fox Sports para ser uma das responsáveis em escolher a narradora vai seguir na Rádio Globo, onde por sinal está mandando muito bem além dos  programas esportivos.


Ademir Budoia deixou a Rádio Globo de São Paulo há pouco mais de um mês. Budoia era locutor comercial há mais de 10 anos na emissora.  Oscar Ulisses e Marcelo do Ó gravaram os anúncios que são veiculados durante os jogos.  Mais uma baixa considerável no SGR.


A TV Bandeirantes não vai transmitir a Copa do Mundo, notícia ruim para o meio esportivo e principalmente para os profissionais que lá estão. Bandeirantes e Record devem mandar para a Rússia pelo menos uma equipe de reportagem e é claro que os experientes Fernando Fernandes e Roberto Thomé devem embarcar para a Rússia.

Já as rádios Bandeirantes e BandNews deve enviar   profissionais para a cobertura da Copa.

Um dos destaques da programação da Rádio Jovem Pan de São Paulo é o programa Ligado na Cidade. Com muita prestação de serviço o programa lembra vários programas que consagraram repórteres e emissoras na década de 80. É o rádio sendo rádio e ajudando a população.



A tradicional Rádio Record, AM 1000 Khz de São Paulo está voltando a ser uma emissora comercial. Empresa da Igreja Universal, está deixando a Igreja com a programação noturna e da madrugada e volta a investir na programação popular. A volta do departamento esportivo não está  descartada.



O jornalista especializado em música João Carlos Santana, ex- CBN é o novo locutor da Rede da Antena 1 FM. Santana já tinha trabalhado anteriormente em outras emissoras, como a Nova Brasil FM,



Outra excelente contratação  vem da Rede Brasil de Televisão, Luciano Faccioli finalmente está de volta na telinha  a partir do próximo dia 5 de março. Faccioli vai comandar um programa na baixa matinal, uma revista eletrônica com muita entrevista, prestação de serviço  e entretenimento.



Profissionais de rádio do Portal SRzd
O Portal SRzd lançou uma equipe esportiva que transmitirá ao vivo por web rádio partidas de futebol. São excelente profissionais com muita experiencia que estão de volta, são eles: o jornalista e narrador Evaldo José, o comentarista Antonio Carlos Duarte, o repórter Felipe Santos e o jornalista Robson Aldir. Profissionais que trabalharam no Sistema Globo de Rádio, alguns com Sidney Rezende, jornalista e idealizador do projeto que mescla futebol e carnaval.  “Depois de 12 anos com notícias de Carnaval, todos os dias, vamos dar mais um passo e unir paixões do brasileiro, com samba e futebol”, disse Sidney Rezende, diretor do SRzd. O novo projeto conta com dois parceiros comerciais: a PrevCar Auto e a Samoc Saúde.


Oremos
"Valtinho" Tadeu
O operador de áudio Valter Tadeu Vieira, que  trabalhou por muito tempo na rádio Globo e há anos é operador e produtor do comunicador Paulo Lopes da rádio Capital segue internado na Santa Casa de São Paulo. "Valtinho", como é conhecido precisa muito da sua corrente positiva e orações para sair dessa. 
Fotos: Divulgação,  reprodução e arquivo pessoal


   contatos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul