Pular para o conteúdo principal

Rádio Inconfidência inova e promove estreia de narradora em jogo do América

Por:  Ivan Drummond - Estado de Minas
Na estreia Isabelly narrou dois
gols do Coelho pela série B
No Dia do Radialista, a tradicional Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte,  uma rádio pública,  com 81 anos de vida, apresentou uma novidade no microfone brasileiro: lançou a jovem Isabelly Morais, de 20 anos, natural de Itamarandiba-MG, como locutora esportiva. A estreia foi na partida entre América e ABC-RN, pela 34ª rodada da Série B do Brasileiro. Contratada há quatro meses para fazer reportagens, ancorar e produzir programas, ela também aceitou o desafio para narrar partidas de futebol. Nos últimos meses, passou a treinar sozinha, em casa, e aprimorou a voz. Cheia de personalidade, Isabelly quer criar ao longo do tempo um estilo próprio de transmitir a emoção do futebol. ”Há alguns narradores que gosto muito, mas quero encontrar o meu jeito de narrar, não quero imitar ninguém. Não preparei nenhum bordão, nada característico. Quero que isso nasça. Não quero me programar para algo imprevisível dentro dos 90 minutos”. Logo na estreia, Isabelly transmitiu dois gols. O América venceu o time potiguar por 2 a 0 e ficou mais perto do acesso à Série A. No primeiro, marcado por Giovanni, aos 23 do primeiro tempo, a estreante mostrou potência na voz. "É gooooooooool do América. Agora, América 1, ABC nada". Na etapa final, também fez bonito no gol de Rafael Lima, aos 25 minutos. Isabelly fez uma transmissão limpa, marcada por tiradas bem-humoradas e brincadeiras com a repórter Karina Amélia e o comentarista José Augusto Toscano. Mas havia uma curiosidade da própria narradora. O que as pessoas estavam achando? A resposta veio durante a transmissão. Pelas redes sociais da Rádio Inconfidência, mensagens pipocaram. “É muito estranho, mas é bom, diferente”, disse Sandra Magalhães. “Além de tudo, ela é pé quente”, disse outra ouvinte. Depois do jogo, o técnico Enderson Moreira, do América, abriu sua entrevista coletiva fazendo uma saudação a Isabelly e destacando o papel importante das mulheres na sociedade. “A gente está vivendo num mundo..., a gente quer sempre um mundo muito igual. Hoje tivemos um fato muito relevante, que a Isabelly narrou um jogo hoje, em Minas Gerais é a primeira vez, e toda vez que vejo as mulheres participando do futebol, a fica gente fica feliz. Queria parabenizar a iniciativa da Inconfidência, e é mercado que a gente precisa ter mais essas mulheres. Eu tenho esposa, filha, e a gente está sempre brigando para que elas tenham sempre os mesmos espaços, os mesmos direitos, e isso é muito importante”.


Coragem para arriscar 
Isabelly conta que narrar jogos nunca esteve entre suas pretensões profissionais. A sugestão partiu do chefe de esportes da Rádio Inconfidência, José Augusto Toscano, durante entrevista para estagiar na emissora. “Ele disse que queria uma narradora mulher e eu abracei a ideia. O que eu posso dizer é que precisa ter muita coragem para inovar nisso, abrir uma jornada esportiva numa rádio tradicional como a Inconfidência, narrar uma partida, mas tenho certeza que essa será uma oportunidade para me descobrir na carreira. Não sei as portas que serão abertas, mas de qualquer forma dará uma amplitude no meu trabalho”. Sobre eventuais críticas, ela está preparada para ouvir e extrair o que for construtivo. “Costumo dizer que todo problema tem a dimensão que você dá para ele. Não quero deixar nada me atrapalhar. Vou pegar pra mim as críticas que vão me ajudar a crescer. Sei que haverá preconceito, mas isso eu tirarei de letra. Por ser mulher, já enfrentei situações delicadas na apuração, mas já ignorei muita coisa para fazer um trabalho bem profissional. Algumas fontes tentaram ter um tipo de liberdade que eu não aceito. Algumas ‘propostas’ chatas de ouvir, mas nada me desanimou. Eu sou muito profissional e levo tudo muito a sério”. 

A seguir, leia entrevista com Isabelly Morais:

Coragem para inovar 
Aqui em Minas, creio que uma mulher narrar um jogo será algo inédito. Já ouvi dizer que no Rio isso já aconteceu na Rádio Tupi. Tem que ter muita personalidade, mas estou tranquila para o desafio, apesar de eu ser uma pessoa muito ansiosa. 
Fase de treinamento 
Desde que fui contratada para estagiar na Rádio Inconfidência, há quatro meses, sabia que iam me aproveitar como narradora. Por isso, comecei a treinar em casa, narrando compactos de jogos transmitidos pela TV. Eu gravava as minhas narrações, ouvia e levava as gravações para o José Augusto Toscano, na rádio. Ia fazendo ajustes no jeito de narrar. Sempre treinei com jogos de América, Atlético e Cruzeiro, times que tenho mais familiaridade, mas em alguns dias treinei com escalações que tinha apenas à mão, sem conhecer os jogadores. É uma situação que viverei em alguns jogos.
Oswaldo Reis da Super FM
e José Silvério da  Rádio
Bandeirantes, servem de
 inspiração para a narradora
     Dificuldades 
No rádio, o mais difícil é transmitir as informações com agilidade, pois a narração precisa ser dinâmica, rápida. Preciso ter espontaneidade de contar para a pessoa que me ouve aquilo que estou vendo, e meu ouvinte precisa compreender com rapidez. Uma vantagem que tenho é que já falo muito rápido. Isso facilitou na fase de treinamentos. Bordões 
Não preparei nenhum bordão, nada característico. Quero que isso nasça. Não quero me programar para algo imprevisível dentro dos 90 minutos. Preciso, claro, me preparar para cumprir alguns protocolos da transmissão, como informar o placar, mas quero que meu jeito de narrar flua naturalmente. Grito de gol Achei que seria mais difícil narrar os gols. Acho que na fase de treinos eu consegui achar um tom legal. Quero que seja algo normal. Não quero variar muito a minha voz, até para não me perder. O grito de gol será mais linear. 
Inspirações 
Há alguns narradores que gosto muito, mas quero encontrar o meu jeito de narrar, não quero imitar ninguém. Gosto do Oswaldo Reis, o Pequetito, pela emoção que ele passa na narração. E rádio tem que ser emoção. No rádio, a pessoa sente o que estão contando para ela. É importante fechar os olhos e ‘ver’ a construção do lance pelo que estão te contando. O mais importante é isso e passar emoção. Gosto muito dos narradores de Minas e do José Silvério, que fez carreira em São Paulo, mas que começou em Minas (Lavras). 
Estreia no Dia do Radialista
Foi uma super coincidência. Isso está sendo incrível. Foi mais pela necessidade da rádio que eu estou estreando nessa data. Meu colega Paulo Azeredo está de férias e pintou a chance. Mas é uma coincidência que vai marcar: no Dia do Radialista uma radialista estreia. As pessoas ainda tentam limitar o espaço da mulher no jornalismo esportivo, mas podemos ir mais longe. Sei que vou receber muita crítica, vai ter muita gente maldosa falando, mas quero receber as críticas e extrair o que for melhor. Duro é ouvir crítica pelo simples fato de eu ser mulher. Já passei situações delicadas de assédio com fonte, mas superei. Já estou cascuda. Só vou pegar as críticas boas. Quero crescer e vou deixar as críticas depreciativas de lado. Costumo dizer que todo problema tem a dimensão que você dá para ele. Não quero deixar nada me atrapalhar. Vou pegar pra mim as críticas que vão me ajudar a crescer. Sobre preconceito, terei pena. Já enfrentei situações delicadas na apuração, mas já ignorei muita coisa para fazer um trabalho bem profissional. Algumas fontes tentaram ter um tipo de liberdade que eu não aceito. Algumas propostas chatas de ouvir, mas nada me desanimou. Em coberturas de jogos sempre foi tranquilo. Eu sou muito profissional e levo tudo muito a sério. 
Fotos: Ramom Lisboa/EM/D. A Press


DO BLOG

Poucas mulheres ao longo desses 95 anos de rádio no Brasil, ousaram ou se preferir, tiveram a oportunidade de narrar futebol nesse  ramo pra lá de machista ( falo com experiência e muita propriedade ) afinal convivi e convivo diariamente com excelentes e encantadoras  mulheres que  são mais profissionais e profunda  conhecedoras de futebol...mandam melhor que  muitos colegas jornalistas e radialistas inseguros.
Um dia histórico e épico para o rádio, essa oportunidade  dada e agarrada com muita coragem pela "menina narradora", ainda estagiária, com  personalidade e potencial de Regiane Ritter.   Arrebenta Isabelly...   muitos jogos e gols em sua vida.   E VIVA a Inconfidência Mineira..., Tiradentes e a Diretoria da Rádio, que  aos poucos vai libertando o veículo mais dinâmico e apaixonante de comunicação do mundo do atraso  e do machismo.   Falta agora a chance para ter uma narradora de TV, não é? 
Ouça um dos gols  abaixo


Isabelly narrou dois gols. O América-MG, venceu o ABC por 2 a 0 - Na etapa final,  ela soltou sua voz no  gol de Rafael Lima, aos 25 minutos.  A debutante da narração foi firme e com  emoção não derrapou ou desafinou. Narração de rádio é dom, e o ritmo vai melhorar ainda mais seu desempenho. O jogo contou também com a boa repórtagem de   Karina Amélia. Duas mulheres em uma transmissão já aconteceu no rádio, mas as duas eram repórteres, com narração e reportagem, faz um bom tempo que isso não acontece. 
Germana Garilli entrevista o
lateral Everaldo, do Grêmio,
no estádio do Pacaembu
Voltando no tempo lembramos das "desbravadoras" do microfone em plena década de 70, a ditadura comia solta e a 
 Rádio Mulher de São Paulo,  tinha uma equipe completa formada só por mulheres.  Além da narradora Zuleide Raniere, o time era formado por Claudete Troiano,Jurema Yara,  Leilah Silveira e Germana Garilli.
 Por mais narradoras, repórteres e comentaristas mulheres no futebol.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul