Ondas Curtas

Na sexta feira passada (15-09)   o sinal da Rádio Globo na frequência 94.1 Mhz em São Paulo apresentou  sérios problemas  durante a apresentação do Globo Esportivo. Consultando profissionais da área, a coluna detectou que o problema que ocorreu com interrupções e oscilações  no sinal, foi ocasionado pelo aparelho CODEC.   O grande problema  foi a falta de respeito com os profissionais que estavam no ar e principalmente com os ouvintes.  O problema (pasmem) só foi solucionado no sábado após as 10 horas. 

A  tradicionalíssima Rádio Auri Verde de Bauru  e região, AM 760 Khz, uma emissora com mais de 60 anos de tradição, simplesmente  DEMITIU TODOS   seus funcionários nesse meio de semana.  Entre eles dois dos mais antigos que somavam 40 e 50 anos de trabalho respectivamente. A emissora   foi vendida e vai  fazer parte da rede de uma emissora de São Paulo.

Tanto Jovem Pan de São Paulo,  como Super Tupi do Rio de Janeiro, estão  fazendo transmissões ao vivo dos jogos do Campeonato Brasileiro pelas Redes Sociais. Como existe o problema dos direitos de transmissão, o ouvinte/telespectador pode acompanhar como é  feita a narração dentro da cabine da emissora com seus respectivos profissionais. Observação.... essa transmissão é feita com qualidade, diferente de outras tantas emissoras espalhadas pelo país que fazem o mesmo, mas com qualidade inferior.

Quando falamos de audiência dos programas esportivos,  principalmente aqueles que mesclam futebol e humor, o Na Geral da 105 FM segue firme na ponta. A novidade é o "Agora o Bicho vai Pegar" da MIX FM. Programa com poucos meses de vida que já beira os 100 mil ouvintes por minuto.

Zona Mista em São Paulo e o Pop Bola no Rio, estão entre os  destaques da Nova Rádio Globo.  O Pop inclusive comemora dois anos de vida na Globo. O fato ruim é que são poucos os programas de destaque na emissora. 

Ex-Guaíba e Bandeirantes, o comentarista Luiz Carlos Reche, fecha contrato com a Rádio Grenal, (emissora da Rede Pampa) na próxima semana. O  Rádio de Porto Alegre, sem dúvida foi o que mais se movimentou nos últimos meses.

A Super FM de BH 91.7 Mgz, se prepara para a primeira partida decisiva de futebol na sua curta história. A emissora recém criada  vai cobrir a decisão da Copa do Brasil na próxima quinta-feira no Mineirão. O Experiente Osvaldo Reis, popular "Pequitito" é o narrador titular da emissora e quer narrar muitos gols do Cruzeiro é claro. Ale´m de Osvaldo Reis a equipe completa da rádio e do jornal que estão escalados para cobrir o "jogão"  são: Artur Moares, João Vítor Cirilo ,Rodrigo Freitras, Lohanna Lima, Leandro Cabido, Wallace Graciano e equipe Super Fc dos jornais o Tempo e Super Notícia@ - Cruzeiro e Flamengo decidem a competição que dá vaga para a Libertadores no ano que vem, o primeiro jogo foi 1 x 1 no Maracanã.


Por falar em BH, a ótima repórter e apresentadora Maíra Lemos, deixou a Globo Minas para virar YouTuber.  Maíra não é a primeira e nem será a última a tomar tal decisão... Esses é um novos tempo da comunicação e muitos profissionais renomados, ou não já abrem o olho para novos desafios.

A Rádio USP - FM 93,7 Mhz de São Paulo comemora 40 anos de existência. A emissora pública infelizmente está abandonada e com pouquíssimo investimento do Governo do Estado de São Paulo, problema semelhante passa a TV Cultura. Na "unha" funcionários estão preparando uma programação especial para comemorar a data.

Rádio Ômega, emissora Web, acaba de ser inaugurada. A emissor de Santos começou a 
funcionar no  último dia 18 e  conta com profissionais experientes como por exemplo Douglas Porto, repórter e narrador ex- Jovem Pan.  Douglas comanda o Bola em Jogo, programa que vai ao ar todas as segundas-feiras a partir das 19 horas.  Ao seu lado estão o Jornalista Lombardi e Ted.  Para acessar é só clicar www.omegawebradio.com

A Rede TV novamente vai vai transmitir a Super Liga de Vôlei. As partidas acontecem a partir  do próximo dia 14 de outubro.  O narrador titular  será  Marcelo do Ó, Fernando Fontana o "Fefon" e João Paulo estarão nas reportagens,  os ex- jogadores Ana Moser e William Carvalho seguem nos  comentários. 
Os jogos vão acontecer aos sábado às 14 horas e aos domingo às 13 horas. Trata-se de um importante espaço para o esporte olímpico  na tv aberta.

A primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa teve uma excelente e completa cobertura dos canais Esporte Interativo. Para a segunda rodada, André Henning, Vitor Sergio Rodrigues e Zico farão jogos do PSG e do Real Madrid in loco.

A FUNVIC TV, emissora da Fundação Universitária Vida Cristã, inaugurou a sua programação no ultimo dia 21. Jornalismo e esporte da região ganham destaque no Vale do Paraíba. O jornalista Reinaldo Moreira, ex- RIT TV, Globo, CBN e 105 é um dos responsáveis pelo projeto. Para acessar a emissora acesse o site :  www.redervc.com.br/


A tv fechada vem se destacando ultimamente por  fazer excelentes coberturas esportivas. Seja programas ou jogos com pré e pós jornadas são  valorizados e trazem uma excelente cobertura jornalistica.

Tudo isso veio do rádio que hoje segue literalmente largado. Emissoras fazem tudo e no caso do  estado de São Paulo sequer levam o repórter para cidades próximas como Santos e Campinas por exemplo. Muito triste.
Claro que existem  raríssimas exceções como Gaúcha, Itatiaia  e talvez uma outra aqui e alí.

Apesar dos pesares o rádio comemora nesta segunda-feira dia 25 de setembro 95 anos.
Será que temos o que comemorar?
A coluna separou alguns fatores que estão dificultando a volta por cima do rádio atual:
* Crise econômica 
*Concorrência com outras plataformas digitais 
*Pouco investimento como por exemplo a transmissão da programação em multi-plataformas ( Exemplos 98 BH e Jovem Pan) *Conteúdo de baixa qualidade e questionável * Diretores, gestores e coordenadores ruins 
* Ineficiência do Ministério das Comunicações que demora com a migração. 
*Legislação que permite vendas e arrendamentos de canais públicos. 
*Letargia da ANATEL com rádios piratas e fiscalização ineficiente com torres de transmissões irregulares espalhadas pelo país.  


Quem gosta de rádio, jamais  vai deixar essa "paixão" morrer. No dia dele (25-09) a coluna abraça os colegas jornalistas, radialistas e blogueiros que apesar das dificuldades seguem divulgando... compartilhando , abrindo espaço na imprensa  para o combalido Rádio Brasileiro. Prestigiem: Papo de Bola, Bastidores do Rádio, Rádio de Verdade, Peças Raras, Rádio Base, Auvaro Maia, Craques do Rádio..... e outros poucos que divulgam  esse fascinante  e apaixonante veículo de comunicação. 


 Viva o Rádio!

Hélio Ribeiro foi um dos maiores comunicadores de rádio  que já existiu, segue abaixo uma de suas melhores crônicas que fala desse imenso veículo de comunicação. Esse texto foi escrito-gravado há mais de 30 anos
*24/07/1935 +06/10/2000




Postagens mais visitadas