Pular para o conteúdo principal

A transferência de Neymar para o PSG, o furo esportivo do ano

Montagem  feita com a foto do apresentador Ratinho e
dos três  jornalistas que deram a informação em
"primeira mão"
O momento mais esperado e tenso para um jornalista é quando o furo (  a informação dada com  exclusividade e com antecedência) é confirmada.  A sensação que para uns pode ser considerada um orgasmo , é  indescritível para outros colegas.  O importante é a informação que muitas vezes chegam com prêmios, troféus, parabéns etc.. aumentam a credibilidade do jornalista. Checar, apurar, confiar em fonte (s)  segura (s)  são alguns requisitos para que aquela informação seja certeira. O profissional nesse prazo em dar o furo e esperar a informação tem que estar preparado para ser insultado, caçoado, olhado de forma diferente até por colegas da redação, piadinhas são as mais comuns.  O caso Neymar e a sua  conturbada transferência de Barcelona para o PSG da França é a notícia do momento,  mais um de tantos furos  digno de investigação do Sindicato dos Jornalistas ou quem sabe até dos Programa do Ratinho, que tem o famoso e engraçado quadro do DNA, seria  uma espécie de "DNA do FURO".
Abaixo seguem exemplos e matérias divulgadas na imprensa nesta quinta-feira dia 03/08 com os dois "pais" de uma "criança" bonita, afinal quem vai brigar pelo filho feio e pobre?
Cada um com sua  ética, profissionalismo que não se discute e seus respectivos argumentos. Que o debate seja amplo em faculdades, redações  e roda de amigos.  
Abaixo fotos da matéria do GloboEsporte.com de hoje com a manchete  - Do "Sinal verde" ao "Até nunca": a novela Neymar contada pela imprensa mundial (aqui na íntegra) 

Matéria do Globo Esporte.com destaca que a primeira informação surgiu no Site Chuteira F.C -  Informação do jornalista Luís Augusto Mônaco. no dia 16 de Julho

A mesma Matéria mostra que 2 dias depois o jornalista Marcelo Bechler (que  ficou até no trending topics  mundial do Twitter  tinha cravado o acerto)

Já a matéria do Jornal O tempo de Belo Horizonte, destacou o furo do repórter Marcelo Bechler, e trouxe declarações do jornalista mineiro:
 “A informação me chega na segunda-feira à noite e a TV já queria que eu desse uma prévia dela. Mas falei com meu diretor para esperar apurar um pouco mais: 'vamos ter um pouco mais de certeza'. Temos bons indícios e uma fonte muito forte, mas ainda fiquei com medo. Na terça-feira, pela manhã, consegui apurar com mais gente e, quando demos, já tínhamos quatro fontes. No fim da semana, já tínhamos nove fontes confirmando as mesmas coisas: que ele queria jogar no PSG, que o dinheiro era muito grande, que o PSG tinha oferecido um projeto esportivo muito bom, para ele ser o melhor do mundo, com os brasileiros lá e tudo isso. A partir daí montamos nossa linha de argumentação”, listou. Segundo Bechler, essa tipo de informação vazaria a qualquer momento. “Acredito que alguns meios aqui estavam com a notícia engatilhada, não com tantos detalhes, como a gente tinha na terça-feira, mas já tinha gente dizendo que ele iria para o PSG. Mas o Neymar tinha voltado de férias no sábado. E o Neymar fala muito, já tinha falado pra muita gente. A gente só conseguiu antecipar porque eu cheguei em pessoas que falaram antes. O Neymar falou com um caro do PSG, um cara do Barça, com funcionários, amigos no Brasil”, contou o jornalista, que é repórter do Esporte Interativo há dois anos. 
O experiente jornalista Luís Mônaco que trabalhou por décadas no Estadão  e hoje é Editor do Chuteira FC, confirmou em sua página no Facebook de ontem (quarta-feira 02/08)  que a primeira informação da transferência foi dada por ele.

No Jogo Aberto da TV Bandeirantes do dia 17/07 o narrador e comentarista Ulisses Costa também informou que a negociação envolvendo Neymar e PSG estava em andamento


No dia 2 de agosto a apresentadora Renata Fan, disse que Ulisses Costa foi o primeiro que divulgou a informação 

Que venha o dia 13 de agosto (Dia dos Pais) e junto com ele a temporada  milionária do futebol europeu .
Fotomontagem com o apresentador Carlos Massa,  o Ratinho do SBT

Fotos: Reprodução GloboEsporte.com, Chuteira FC e Facebook
Vídeos: Jogo Aberto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul