Pular para o conteúdo principal

RÁDIO CAPITAL ASSUME LIDERANÇA DO RÁDIO AM NA GRANDE SÃO PAULO

Exclusivo

Depois de 27 anos na liderança, emissora ultrapassou a Nova Rádio Globo
Conforme dados oficiais do principal Instituto de Pesquisa que as emissoras assinam na Grande São Paulo, a Rádio Capital é a nova líder absoluta de audiência do rádio em amplitude modulada (am) da Grande São Paulo. Feito então alcançado somente em alguns horários ao longo dos anos como por exemplo das 14 as 15 horas com o comunicador Eli Corrêa, ou em outros horários de jornadas esportivas por exemplo. Mas dessa vez foi diferente, a Rádio Capital conseguiu um feito que só a Rádio Record conseguiu em 1988 na última grande época do rádio popular  em São Paulo. 
Emissora que tem orgulho em ser AM mescla em sua programação jovens com
 seus experimentes e consagrados comunicadores 
Nessa época a Record contratou a peso de ouro grandes comunicadores que estavam justamente na Rádio Globo e ficou em primeiro lugar com Osmar Santos e Companhia até o início dos anos 90, quando a Globo se reforçou e desde então dominava o rádio am. No começo dessa semana o Ibope confirmou a liderança da Capital de segunda a sexta-feira no horário das 6 da manhã até às 19 horas. Os números são do último trimestre abril/junho - pegando inclusive essa fase de transição da Nova Rádio Globo que entrou no ar em FM depois de três adiamentos no último dia 21 de junho.
Confiram os números oficiais do IBOPE do último trimestre abril, maio, junho - de segunda a sexta-feira das 6 às 19 horas na Grande São Paulo - Rádio AM - ouvintes por minuto - ambos os sexos.

       Emissora             %     ouvintes por minuto
1 - Rádio Capital       0.62       114 mil
2 - Rádio Globo         0.57       106 mil
3 - Rádio Jovem Pan  0.20
4 - Rádio Bandeirantes       0.14

A Rádio Globo perdeu nesse trimestre  7643 ouvintes, já a Rádio  Capital apresentou crescimento de 3.348 ouvintes, o que mostra claramente que verdadeiro ouvinte do  am que ficou "órfão" com a mudança da programação e o enfoque da Globo em destacar o FM,  migrou para a Capital. E olha que esse levantamento pegou apenas cerca de 15 dias da Nova Rádio Globo, a expectativa é que a cada divulgação do Ibope nos próximos meses faça com que a diferença entre Capital e Globo aumente consideravelmente. 
No AR, segue com bons números "herdados"
do Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi
Mesmo tendo um reflexo da audiência do Padre Marcelo, o horário das 9 as 10 da manhã da Globo que hoje pertence ao comunicador Otaviano Costa, segue com bons números, cerca de 320 mil ouvintes por minuto, mas na medida que o ouvinte se depare com um novo produto esse número deve diminuir nas próximas medições do Instituto de Pesquisa, O "Momento de Fé vai da meia noite a uma da manhã, em dias de jogos começa meia noite e meia.  
Com o fim do Manhã da Globo, Paulo Lopes
ampliou a sua audiência
O destaque da programação da Capital que ao contrário da Globo faz questão de destacar a importância do rádio am e de seus comunicadores todos identificados  com os ouvintes. Além do líder de audiência Eli Correa, outro experiente comunicador que vem obtendo índices pra lá de expressivos nos últimos trimestres é ótimo  Paulo Lopes de 70 anos com o seu "Show do Paulo Lopes"  das 10 ao meio dia. Paulo Lopes mantem a mesma fórmula de sucesso mesclando  Polêmicas, opiniões inteligentes e convidados renomados transformam o  seu programa em um dos mais ouvidos principalmente  entre 11 da manhã e meio dia. O programa de Esportes "Show de Bola Capital"  é o novo líder do horário das 18 às 19 horas,  agora é o único do segmento do horário já que o tradicional Globo Esportivo saiu dessa faixa e foi literalmente jogado para às 20 horas. Pois bem a equipe de esportes ganhou 1.700 ouvintes, chegando a marca de 23.300 ouvintes por minuto. A direção da emissora está fazendo alterações  no conteúdo da rádio criando novos produtos e dando oportunidades para novos comunicadores e produtos sem depreciar seus grandes comunicadores ou sem ter ideias mirabolantes. Um exemplo disso é o programa  "Tamo Junto" com a dupla Angela Matos e Paulo Eugênio. Um exemplo de que o rádio bem conversado e bem humorado não  precisa estar no FM para fazer sucesso. Uma nova linguagem que vem dando certo e também aumentando os números no horário.
Se compararmos a audiência do FM nesse trimestre (abril-junho 2017) a Rádio Capital está entre as 10 mais ouvidas do dial, confira o ranking.

1 - BAND FM
2 -  Nativa FM
3 - Transcontinental FM
4 - Gazeta FM
5 - Alpha FM
6 - Metropolitana FM
7 - CAPITAL AM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul