terça-feira, 2 de agosto de 2016

ll Live do Rádio Esportivo

Aconteceu na noite de ontem (terça-feira) o "II Live do Rádio Esportivo" - Caso queira acompanhar, basta acessar  a página  Cheni no Campo clicando aqui 


Direção da Rádio Globo simplesmente "some" com programa e não dá satisfação

Depois de apenas duas edições do "Bem Amigos" do SporTV na Rede Globo de Rádio, o programa simplesmente "sumiu" da programação na noite dessa segunda-feira dia 01/08 e o pior, o ouvinte não teve satisfação nenhuma da emissora. Pelo apurado pelo Blog essa satisfação não foi dada nem para os profissionais da rádio. No horário do programa  que deveria ter ido ao a rádio colocou a edição do Panorama Esportivo no Rio de Janeiro e São Paulo, as demais emissoras da Rede (São 23 emissoras no total) retransmitiram o programa de uma dessas das praças.  Ontem a noite o programa Bem Amigos foi apresentado por Galvão Bueno que ao vivo colocou no ar os canais especiais que vão transmitir os Jogos Olímpicos, talvez esse possa ter sido o motivo, mas até aí nenhuma novidade, pois  em programas anteriores foram ao ar frases como: "Vamos ver", "olha só"  e outras do gênero.   Acredito que ouvinte da emissora nem tenha se importado com ausência do programa de tv, mas a falta de uma  informação  oficial foi lamentável,  afinal se era um projeto perto da Olimpíada porque não esperar passar o evento para ser colocado em prática? Será que o programa vai voltar ao ar Não deu certo Com a palavra a direção da emissora que poderia melhorar sua estratégia de uma maneira mais organizada e quem sabe com possa reconhecer esse equívoco e aposte nos bons profissionais da rádio e na vontade do ouvinte de ter um conteúdo próprio, com uma linguagem mais adequada (regional) para o veículo como aconteceu por exemplo na edição de ontem do Panorama Esportivo.
No site e muito menos na página da Rádio Globo não teve nenhuma explicação pela ausência do programa, mas é possível ver fotos de duas semanas atras quando estreou. 

Fotos: Reprodução Facebook

Remédio contra o Passaralho

Com alguma frequência meus amigos jornalistas me pedem ajuda para conversar sobre carreira. Não sei exatamente a razão disso, eles devem achar que tenho sucesso que de fato não tive. Mas, apesar de ter exatamente o perfil de um orientador de carreira, coaching ou coisa do tipo, eu tento ajudar e mostro mais ou menos o que vejo acontecer por ai.  Hoje cedo, um outro contato, me chamou no WhatsApp. Queria bater um papo também sobre trabalho, contar o que tem feito, ouvir sobre o que os outros tem produzido, coisas do tipo. 
Não, ele não é exatamente um jornalista. Mas produz conteúdo, o que faz dele hoje um concorrente dos meus amigos jornalistas. Não trabalha para empresa nenhuma. Faz vídeos, posta nos canais dele, e tem ação de várias redes sociais. Nenhuma grande novidade nisso. 
Mas tem um conteúdo super original, feito há bastante tempo e que, por isso, já tem bom engajamento e audiência. 
Esse meu amigo contou que mês passado recebeu U$S 4 mil do Youtube, fora os artigos off line que ele produziu e agora vende. Sim, apenas de remuneração dos vídeos pelo site americano, ele recebeu pouco mais de R$ 12 mil líquidos no mês passado. 
Para vender produtos do “canal” não foi fácil. Ele não tinha grana e nem know-how. Abriu uma pré venda para bancar a fabricação e cuidou sozinho de receber o material do fornecedor (nunca é fácil) e enviar a todos que compraram. Vendeu mais de 600 artigos nos últimos dois meses. 
Obviamente, ele não começou ganhando assim e tendo esses resultados no primeiro mês, e também não há garantia de que manterá esse nível. Tudo isso é processo de um trabalho iniciado há anos, e que, como todo negócio próprio, tem os melhores e piores momentos. 
Em uma época que o emprego de jornalista, em geral, paga mal e tem futuro bem incerto, meu conselho a quem me pergunta é:
Aproveite enquanto você tem trabalho e invista o tempo livre no seu futuro. Comece hoje a produzir um conteúdo sobre o qual você tenha domínio e tesão. A democratização da comunicação permite ser muito segmentado e ainda assim ter público. Tente achar dois bons amigos para a empreitada. Um de TI outro de publicidade. E invista apenas tempo livre nisso enquanto tem outra ocupação. 
Não vai dar retorno agora, mas certamente pode ser um caminho quando o passaralho te pegar.




No Twitter @GuilhermeCPrado

Zeca Baleiro e Branca fazem próximo Encontro de Campeões da Rádio Eldorado

Dois grandes nomes, um da música e outro do esporte, em um bate-papo sobre suas respectivas áreas e experiências de um no segmento do outro. Esta é a proposta do Encontro de Campeões, promovido pela Rádio Eldorado, que, em sexta edição, reúne o cantor e compositor, músico, cronista, escritor, colunista de revista e produtor musical, Zeca Baleiro e Branca, ex-jogadora de basquete. O encontro acontece dia 11 (quinta-feira), às 20h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 - Bela Vista). 
A Rádio Eldorado já promoveu cinco edições do Encontro de Campeões, que, juntas, reuniram cerca de 3 mil pessoas. Além do evento ao vivo, com plateia, os bate-papos também são transmitidos ao vivo pela emissora (FM 107,3) e pelo Território Eldorado (www.territorioeldorado.com.br). O evento, que é aberto ao público,  é uma reedição de duas iniciativas de sucesso da Eldorado em passado recente, mas com roupagem nova: o Grandes Encontros e o Grandes Encontros Olímpicos. A ação é multiplataforma, envolvendo jornal impresso, portal e emissora, e faz parte do Projeto Olímpico.