quinta-feira, 28 de julho de 2016

Estão acabando com a Super Tupi

Ocorreram hoje demissões de vários profissionais na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Pelo que foi apurado, apenas três pediram demissão,  alguns funcionários ainda não foram oficialmente notificados, existe portanto até a remota possibilidade que alguns permaneçam, ou seja, tudo muito confuso  e nebuloso como a administração dos Diários Associados, principalmente nesses últimos anos onde o rombo da má gestão veio e atona e afetou todo grupo. A falta de gestão afunda qualquer empresa e olha que pra fazer isso com uma emissora importante e ainda líder de audiência como a Tupi  tem que ser um "gestor"  de muito "talento e habilidades". Parabéns aos envolvidos que demitem para tentar diminuir o rombo, mas  a solução é a  curto prazo. Solidariedade aos colegas que confiaram em promessas que novamente não foram cumpridas. 

Estruturas prontas para cobertura da Olimpíada no Rio de Janeiro

IBC
IBC fica localizado dentro do Parque Olímpico 
O Centro Internacional de Transmissão deve receber    Vinte e cinco mil jornalistas sendo que  20 mil devem trabalhar no IBC. Serão mais de sete mil horas de transmissão ao vivo, na TV e em mídias digitais o local abrigará cerca de 70 emissoras de rádio e TV detentoras dos direitos de transmissão do evento,  Com 12 estúdios,  o IBC custou R$ 400 milhões.
Estrutura 
O edifício principal do IBC ocupa um terreno com 34 mil m² e tem 21 metros de altura e dois andares. Ali estão 12 estúdios de aproximadamente 5 mil m² cada, com 12 metros de altura no térreo e oito metros no segundo pavimento. O IBC Offices, edifício de escritórios independente que abriga as instalações da empresa Olympic Broadcasting Services (OBS), responsável pela geração e transmissão de imagens, conecta-se ao edifício principal por duas passarelas. Somados, os dois prédios ocupam uma área de cerca de 41,5 mil m² e têm área total construída de 79 mil m². O prédio  tem proteção contra altas temperaturas e isolamento acústico. Por todas estas exigências, o IBC foi uma das obras mais complexas dessa Olimpíada. 

Rio Media Center
Profissionais já trabalham na sala do RMC 
Muitos jornalistas que vão cobrir os Jogos Olímpicos e Paralímpicos  no Rio de Janeiro não acompanham diariamente as competições nas arenas esportivas, estão mais focados na rotina da cidade e da população. Pensando nisso, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (27) o Rio Media Center (RMC), que ocupa uma área de 2.700 metros quadrados, decorado com fotos que mostram as mudanças pelas quais o passou Rio nos últimos anos. A estrutura inclui internet a cabo e via wi-fi, sinal de satélite para transmissões, auditório com capacidade para 300 pessoas, dois estúdios de TV e seis de rádio. Tudo isso para atender simultaneamente até 600 jornalistas. Além dessa estrutura, foi elaborada uma programação jornalística e cultural. Passeios pela cidade, sessões de cinema e eventos culturais foram organizados para as próximas semanas. 

Boa estrutura é fundamental para que tudo dê certo nos jogos Olímpicos e Paralímpicos

* Entre os 25 mil jornalistas credenciados para as Olimpíadas, 8 mil são repórteres e 3 mil, fotógrafos. Adicionalmente, 10 mil jornalistas virão ao Rio sem credencial. São aqueles que cobrem o entorno do evento, produzindo material sobre a cidade, cultura, turismo e outras editorias paralelas ao esporte. Outra atividade trabalhosa no pré-evento é a seleção de voluntários. São 150 mil candidatos para as 70 mil vagas disponíveis. 
*Levantamento  feito por Carlos Vilanova, foi Diretor de Comunicação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
Fonte: COI - Rio 2016 -Agência Estado
Fotos: Rio 2016/Alex Ferro
Arte: Tracto 

Grupo RBS mobiliza profissionais para cobertura da Olimpíada

Equipe do Grupo RBS  para a cobertura da Olimpíada 
Entre 1º e 22 de agosto, mais de 50 profissionais do Grupo RBS estarão envolvidos na cobertura dos Jogos Olímpicos, que se iniciam no dia 5 do próximo mês, no Rio de Janeiro. Quinze enviados especiais, entre repórteres, colunistas e comentaristas, cobrirão as provas e a movimentação na capital carioca e, em Porto Alegre, uma Central Olímpica produzirá conteúdos para todos os veículos. Na última terça-feira, 26, os envolvidos se reuniram na sede da RBS para alinhar os detalhes. “Planejamos uma cobertura multimídia diferenciada, com abordagens que vão além das competições. Queremos que o público encontre nos veículos da RBS um conteúdo singular apresentado por nomes que já são familiares a ele. Assim, vamos dar também uma face local ao maior evento esportivo já realizado na história do Brasil”, afirmou o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech. Enquanto os enviados especiais cobrirão as provas e a movimentação no Rio de Janeiro e dois repórteres irão acompanhar a seleção de futebol masculino, em Porto Alegre, a Central Olímpica, que será montada na redação de Zero Hora, funcionará como um QG de produção de conteúdo, com a participação de 30 profissionais. De acordo com o grupo, Zero Hora terá um site especial com resultados, notícias e quadro de medalhas em tempo real. No impresso, os leitores terão um caderno exclusivo com projeções e análises atualizadas dos acontecimentos. Nas redes sociais, os seguidores poderão assistir a vídeos com o resumo de cada turno e a transmissões ao vivo e postagens de informações. Conforme a assessoria de imprensa da empresa de mídia, a Rádio Gaúcha é a única emissora do Sul do País que tem os direitos de transmissão da Olimpíada e da Paralimpíada. Na RBS TV, cerca de 10 horas por dia da programação serão voltadas para a competição, com transmissões ao vivo das principais competições individuais e coletivas, além de conteúdos e programas especiais com todos os detalhes dos Jogos. No próximo final de semana, 30 e 31, o caderno DOC da superedição será sobre Rio 2016. Serão 31 páginas com conteúdo sobre todas as modalidades, os principais adversários brasileiros, os atletas e a programação do evento. Na seção ‘Com a Palavra’, haverá uma entrevista com a campeã olímpica do vôlei de praia Jacqueline Silva.
Fonte: Coletiva.Net 
Foto: Júlio Cordeiro-RBS

Grupo Bandeirantes de Rádio na Olimpíada

As rádios do Grupo Bandeirantes terão mais de 200 horas de transmissões do maior evento esportivo do mundo. Serão mobilizados 30 profissionais das rádios Bradesco Esportes FM, Rádio Bandeirantes e BandNews FM no Rio de Janeiro. As transmissões começam no dia 3 de agosto, com o jogo entre Brasil e China, direto do estádio Olímpico, no início do torneio de futebol feminino. A última transmissão será a da cerimônia de encerramento, em 21 de agosto, no Maracanã.

Bradesco Esportes FM inaugura estúdio  no IBC
O jornalista Elia Junior no estúdio da emissora
Com a apresentação do programa “Elia Junior na Bola’, a Rádio Bradesco Esportes FM inaugurou nesta quarta-feira seu estúdio no IBC (International Broadcasting Center) dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Parque Olímpico. A emissora vai dedicar 24 horas de sua programação, a partir do dia 5 de agosto, à transmissão do maior evento esportivo do mundo. Serão 30 profissionais de Rio e São Paulo mobilizados na cobertura e transmissão dos eventos dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Fonte e Foto: Assessoria Grupo Bandeirantes

Parabéns Pai da Matéria

Hoje é um dia muito especial para quem gosta de futebol, o "Pai da Matéria" Osmar Santos está comemorando 67 anos de idade com muita garra e superação. Osmar foi se não o maior um dos maiores comunicadores do Brasil, um exemplo que lutou pela  vida.
Gerações acompanharam sua narração nos rádios. Os bordões “Ripa na Chulipa” e “Pimba na Gorduchinha” ecoaram pelos estádios do Brasil e  emocionaram o  coração do amante do futebol, da democracia ou simplesmente  de quem é fã da comunicação esportiva. Ao longo de sua trajetória do comunicador, narrador, apresentador e artista plástico várias homenagens foram feitas, o Blog selecionou algumas fotos e vídeos para Parabéns Osmar e viva a vida!

Comunicador incomparável que marcou época, Osmar Santos é artista plástico há mais de 10 anos

 Hoje a noite Osmar Santos, vai comemorar seu aniversário ao lado der amigos e familiares em um restaurante de São Caetano do Sul 

Em 2015 No dia que completou 66 anos de idade a ESPN BRASIL prestou uma homenagem, documentário "Osmar Santos: Vai Garotinho que a vida é sua!"

Rádio Globo fez uma grande homenagem para Osmar em 2012


 RIT Esportes de 2011 foi especial com a presença do Pai da Matéria