quinta-feira, 12 de maio de 2016

Ondas Curtas - edição 74

O rádio voltou a ter um grande momento nesses últimos dias de turbulência política do País. Rápido e dinâmico como sempre fez o seu papel, informando seus ouvintes a todo momento, destaque principalmente para todas as emissoras" all News"  jornalísticas, como exemplo a coluna destaca Jovem Pan, CBN, Bandeirantes e Gaúcha Sat.


As novas demissões feitas pelo Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro  voltou a provocar instabilidade no departamento de esportes em suas praças, principalmente São Paulo.

Quem é o novo homem forte da parceria Globo/CBN em São Paulo é Robinson Vasconcelos. Com passagem pela TV Globo e GloboEsporte.com no Rio de Janeiro, Robinson (homem de confiança do Diretor Marcelo Soares) será o terceiro coordenador do esporte em SP e deve fazer novas modificações no esporte.


Em tempos de crise, principalmente no meio rádio, o que não falta hoje na maioria das redações são acúmulos de função e o chamado "assédio moral".


Confirmado.  A nova equipe de esportes terceirizada  da Rádio Capital de São Paulo estreia no próximo domingo junto com a rodada inicial do Campeonato Brasileiro. Além de comandar a equipe de esportes Paulo  Eugênio Barboza  vai ancorar as jornadas esportivas, os outros nomes confirmados São Marcelo Batista e Diguinho Coruja. As transmissões serão 100% Off Tube ( pelo estúdio) e vão acontecer inicialmente somente as quartas-feiras e domingos. O programa de esportes será de segunda a sexta-feiras das 17:30 as 18:30.  


Ótima iniciativa  do Grupo Estado em voltar a ter na grade da Rádio Estadão um espaço diário para o esporte, o lado ruim é que ninguém foi contratado para o novo projeto.


O narrador e apresentador Alberto César da Rádio Central de Campinas  se despede da emissora nessa quinta-feira. Sua última partida na emissora será o jogo entre Ponte Preta e Genus pela Copa do Brasil no Moisés Lucarelli. Alberto César esteve na Rádio Central por 13 anos e vai seguir normalmente na Rede Família de Televisão.


Além de coordenador, apresentador e repórter da 105 FM de São Paulo, Ricardo Martins também está fazendo comentários em algumas jornadas esportivas. A emissora também dispensou profissionais recentemente.


Com passagens pelas rádios Globo e CBN, o professor e  jornalista Marco Aurélio Carvalho da Rádio Nacional, emissora da EBC (Empresa Brasileira de Comunicações) vem fazendo um ótimo trabalho na emissora ao  recuperar a memória do rádio com quadros de seu programa matinal que elevou consideravelmente os índices de audiência da emissora.



Um novo projeto de cobertura esportiva com transmissões de jogos  pela internet no esquema pay-per view deve emplacar de vez a partir do campeonato brasileiro, uma ótima notícia para o mercado.



O almoço que vai marcar o lançamento da 14ª edição do Prêmio Comunique-se conhecido como  "Oscar do Jornalismo Brasileiro" acontecerá na próxima terça dia 17  em um renomado restaurante da zona sul de São Paulo. O tema desse ano será o Rock and Roll.


A ACEESP, Associação dos Cronistas esportivos do Estado de São Paulo confirmou essa semana que  vai acontecer em setembro a 5ª edição do Copa Imprensa ACEESP de Futebol Society. Penalty e Itaipava serão os parceiros da entidade na edição desse ano.

Dia desses o experiente jornalista Roberto Carmona  da Transamérica, criticou de forma irônica a ACEESP em um de seus comentários. O repórter disse no ar que já tinha ocupado o cargo de diretor da entidade e que hoje não faria questão nenhuma te ter novamente esse cargo na entidade. O ex-árbitro Roberto Godoy que também trabalha na emissora também criticou a ACEESP que em 2013 homenageou Carmona  pelos 50 anos de carreira. Na oportunidade o repórter elogiou a entidade e participou ao lado de outros colegas de emissora do jantar comemorativo de final de ano. (veja aqui)   

Rádio Vozes será lançada dia 16 e terá o comando de Patrícia Palumbo

A  jornalista Patrícia Palumbo é especializada
 em rádio e responsável pelo projeto
Com uma programação diversificada, e uma equipe de apresentadores de primeira linha e a curadoria de Patricia Palumbo, referência em música brasileira: a Rádio Vozes representa renovação de linguagem e um modelo de negócio inovador no mercado nacional. No ar a partir de 16 de maio via web (www.radiovozes.com) e aplicativo (IOS e Android), a rádio reúne interatividade e conteúdo de qualidade através da transmissão ao vivo ou da escuta sob demanda, em streaming musical gratuito e podcasts (programas em áudio) que abordam meio ambiente, mobilidade urbana, cotidiano, gastronomia, jazz, MPB, entre outros temas.
 “A rádio Vozes é uma rádio web com programação 24 horas por dia. A base da rádio é boa música, sendo 70% nacional, com uma seleção rica em gêneros, épocas e estilos, além de uma variedade internacional relevante, pop, jazz e música erudita em doses curtas e elegantes” , explica Patricia Palumbo, idealizadora e sócia do projeto. “A grade de programação diária vai além da música. Os programas são apresentados por artistas, músicos, especialistas de diversas áreas, jornalistas que trarão os mais variados temas para o dia a dia do ouvinte.”  Os 23 podcasts já confirmados para o lançamento no dia 16 de maio contemplam variados públicos, como as crianças e famílias – com a “Faixa Infantil” -; os casais apaixonados – por meio do “Correio Elegante” -; e os amantes da gastronomia e dos vinhos – “Meio Amargo com Helena Mattar” e “Tabuleiro”. Não haverá intervalos comerciais durante a programação, isenta também das amarras do “jabá” e da concessão pública. A iniciativa preenche uma lacuna no mercado de rádio nacional, inspirada em modelos europeus e norte-americanos. 
Explorando o streaming e os podcasts, a rádio Vozes se alinha ao crescimento dessas plataformas internacionalmente, com a expansão do alcance das mídias digitais e a popularização das emissões online ao vivo e sob demanda. Junto com a rádio, será disponibilizado ainda o Portal Vozes, que é a casa da rádio Vozes. Nele, o leitor/ouvinte/internauta terá acesso aos programas, acervo, grade, histórico e outros canais de conteúdo, além da opção de personalizar a programação na “Minha rádio”.
Pioneirismo digital e modelo de negócio contemporâneo são algumas das principais características da nova rádio, que visa ser referência de conteúdo musical, cultural e tecnológico no Brasil a partir do conceito “Essa é a minha voz”. “A rádio Vozes quer ocupar e refletir a cidade e seus habitantes através de um suporte tecnológico moderno. Nosso público-alvo são todas as pessoas que sentem falta de uma rádio viva, contemporânea, que traga conteúdo junto com boa música”, conclui Patricia Palumbo.


Sobre a Rádio Vozes (ficha técnica)
Sócios: Eduardo Pinho e Patricia Palumbo -Curadoria: Patricia Palumbo - Estúdio: Luppi Arts - Tecnologia Mobile: Jera - Programação e desenvolvimento do site: Gil Barbara - Coordenação de design e tecnologia: Gabriela Attilio - Coordenação de produção: Caia Amoroso - Coordenação de programação: Raquel Zorzi - Marketing digital: Pipoca Digital.
Foto: Luiza Sigulem/Brasileiros.com