quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Emissoras de rádio começam a migrar de AM para FM no final do mês

A partir de 25 de fevereiro, as primeiras emissoras de rádio AM já devem começar a migrar para a frequência modulada, ou FM. Em debate na manhã da última  segunda-feira (15), no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre outros, explicaram que o processo de migração das rádios AM para FM ocorrerá em dois lotes e vai provocar a necessidade de adaptação também por parte dos ouvintes dessas rádios. A extinção do serviço de radiodifusão local por onda média, onde estão as emissoras AM, foi determinada pelo Decreto 8.139/2013. O espectro de onda média regional e nacional continuará existindo, mas às emissoras locais foi dada a opção de migrar para a faixa FM. Para isso, foi determinado que essas emissoras deveriam optar até o final de novembro pela migração, que tem um custo diferente para cada emissora. Os valores vão de R$ 30 mil a R$ 4,5 milhões dependendo de fatores como potência, população, indicadores econômicos e sociais do município, entre outros. Após o decreto, mais duas portarias foram editadas com a determinação de que a migração seria feita em conjunto em cada município e com os valores e prazos para a migração. O secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, explicou que as emissoras que solicitaram a migração foram divididas em dois grupos. O primeiro contém 954 emissoras, que já foram alocadas na faixa normal de FM e tem até dia 25 de fevereiro para apresentarem a documentação exigida pelo ministério. — Depois desse pagamento, aí sim é que nós faremos um contrato ou um aditivo contratual. A nossa expectativa é que a gente conclua todo esse processo de análise dessa documentação adicional até meados deste ano para que as empresas possam assinar os seus contratos e apresentar os seus projetos técnicos — afirmou Martins. O segundo grupo possui 377 emissoras, e, dessas, cerca de 300 podem depender do desligamento da televisão analógica para utilizar os canais 5 e 6 do espectro eletromagnético de radiodifusão. Isso vai gerar a necessidade de que os ouvintes comprem um novo aparelho de rádio. Questionado pelos conselheiros, o conselheiro da Anatel, Rodrigo Zerbone Loureiro, explicou que a essas emissoras será dado um prazo de cinco anos durante o qual elas poderão transmitir seu conteúdo tanto na faixa AM quanto na de FM. Loureiro explicou que a readequação dessas emissoras no espectro foi feita pela Anatel e que, das 1.781 emissoras locais que atuam na faixa AM, 1.300 pediram a migração para a FM. Ele explicou que 730 canais nas ondas FM já apresentam disponibilidade total para a imediata prestação de serviço. 
Digitalização 
O presidente executivo da Abert, Luís Roberto Antonik, explicou que, embora as ondas AM apresentem um grande alcance, possuem uma frequência muito baixa, o que as sujeita mais à interferência causada pelos equipamentos eletrônicos do mundo moderno. Além disso, a antena da rádio AM não consegue estar presente nos telefones móveis, por ser uma antena mais robusta. Ele ressaltou que, atualmente, 10% da audiência do rádio vêm de celulares e dispositivos móveis. Se a solução parecia ser a digitalização do rádio, na prática os testes mostraram que isso ainda não é possível no mundo, devido ao alto custo. Por isso, a solução encontrada foi a de as emissoras AM migrarem para FM. No entanto, conforme explicou o secretário do Ministério das Comunicações, essa migração não impede uma futura digitalização do rádio. Antonik afirmou que, segundo pesquisa da Abert, das 4.600 emissoras comerciais, 4.200 têm página na internet, mas apenas 1.400 emissoras possuem aplicativos nos dispositivos móveis. — É muito pouco. A Abert tem por objetivo promover a digitalização e o acompanhamento tecnológico dessas emissoras. Então a Abert desenvolveu um programa por meio do qual ela contrata e a própria Abert paga um app (aplicativo) tanto para Android quanto para Iphone para essas emissoras no sentido de tentar aumentar essa taxa de penetração dos apps e, assim, salvar as emissoras AMs — disse. A professora e pesquisadora Nélia del Bianco, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), explicou que uma pesquisa da Universidade de Brasília sobre a migração da AM para a FM mostrou que a experiência do rádio com a transmissão simultânea na FM já acontece na maioria das emissoras. Além disso, algumas delas estão preocupadas em renovar a plasticidade da rádio, trocar alguns locutores para produzir uma sonoridade mais leve e dinâmica. Nélia esclareceu que a Intercom defende a digitalização da rádio, mas, como isso se mostrou inviável no curto prazo, passou a defender a migração da AM para FM.
Confira abaixo a matéria de  Cinthia  Bispo  da Rádio Senado
 Fonte: Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Ibope inclui pesquisas online na metodologia de aferição de audiência do rádio

Com objetivo de acompanhar as mudanças no estilo de vida, hábito e comportamento dos consumidores, a Kantar Ibope Media incluiu nova forma de abordar os respondentes do estudo regular de rádio. Desde janeiro, a empresa tem feito pesquisas online para completar a metodologia de aferição de audiência da mídia. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas. Agora, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet. De acordo com a empresa, as mesmas perguntas já aplicadas em entrevistas pessoais e por telefone foram adaptadas para o ambiente online, sendo que o questionário respondido pela internet é multiplataforma e pode ser acessado pelo computador, celular e tablet. A diretora executiva multimídia da Kantar Ibope, Melissa Vogel, explicou que a inclusão desta nova forma de abordagem tem como objetivo buscar o público com maior probabilidade de estar fora do domicílio no horário comercial, como por exemplo, os trabalhadores assalariados. “A inclusão do novo modelo de aferição de audiência do rádio ocorre em um momento bastante oportuno, em que diversos fatores contribuem para a inserção do modelo de pesquisa online na metodologia: as pessoas têm passado mais tempo fora de seus domicílios, o acesso à internet cresceu, bem como as formas de acessá-la, por meio de dispositivos móveis”, ressaltou Melissa. A Kantar Ibope comentou que, por ora e especificamente nos mercados de Vitória, Goiânia e Florianópolis, o montante de 20% de entrevistas realizadas pela internet será somado ao atual número de abordagens domiciliares. Com esta ampliação, essas praças passarão de uma média anual de 15 mil para 18 mil entrevistas.

Rádios do Grupo Estado

Rádio Estadão marca presença na Feira do Empreendedor
 Emissora contará com estúdio ao vivo no evento que acontece no Anhembi, ente 20 e 23 de fevereiro, com entrevistas e programas ao vivo A Rádio Estadão levará parte da programação ao estúdio móvel que estará montado no maior evento de PME do País, a Feira do Empreendedor do Sebrae. Em parceria com a Planeta Serviços Digitais, empresa do Estadão especializada em soluções digitais para micro e pequenas empresas, a emissora estará presente no encontro que acontece entre 20 e 23 de fevereiro, no Anhembi Parque. Durante os quatro dias de feira será montado estúdio com transmissão ao vivo do local de entrevistas, reportagens, especiais e programas. No mesmo espaço, a Planeta Digital promove 11 palestras gratuitas ao médio e pequeno empreendedor. No primeiro dia, sábado (20), das 11h às 12h, acontecem no local as apresentações ao vivo da edição especial do PME Entrevista, com Daniel Fernandes, e, das 13h às 14h, o Link, com Daniel Gonzales. Além disso, serão realizadas duas edições do Música e Notícia, das 14h às 17h e das 18h às 21h. No domingo (21), a emissora transmite o Leitura de Domingo, das 10h às 12h; o Link, das 13h às 14h, e as duas últimas edições do Música e Notícia, das 14h às 17h e das 18h às 21h. Já nos dois últimos dias de evento, segunda-feira (22) e terça-feira (23), o Direto da Redação, das 16h às 19h, terá os apresentadores Camila Tuchlinski do local e Cesar Sacheto do estúdio da rádio no bairro do Limão. A Feira do Empreendedor reunirá expositores e consultores, com o objetivo de fazer novos negócios e se atualizar empresarialmente. A expectativa dos organizadores é de um público total de mais 85 mil visitantes. O evento oferece aos empresários ou potenciais empresários oportunidades para incrementar um negócio já existente ou a abertura de um novo negócio.


 
Rádio Eldorado estreia Viagem Eldorado na quinta-feira
Emissora altera programação Mais que dicas de viagem, a Eldorado quer fazer com que a experiência de seus ouvintes seja inesquecível se o assunto é arrumar as malas e cair na estrada. Assim será o novo programa que estreia na próxima quinta-feira (19), às 20h, o Viagem Eldorado. Em cada edição, um convidado especial desvenda um lugar do mundo e apresenta uma playlist escolhida por ele e que fará com que a viagem já comece pela música. Um convidado diferente por programa, com roteiro interessante e músicas inspiradoras. Esses serão os grandes diferenciais do Viagem Eldorado, apresentando por Paulina Chamorro. Na estreia, o fotógrafo Caio Vilela, profissional que já esteve em mais de 100 países, falará dessa variadíssima bagagem, além de trazer uma playlist que vai desde bossa nova cantada em japonês, passando por acid jazz feito em Roma, até chegar nos subúrbios cariocas dos anos 1970. O mote “porque viajar é muito bom” estará presente o tempo todo e o programa exaltará a viagem como um passo para o conhecimento, cultura e meio ambiente. Também serão pauta o turismo convencional, de aventura, ecoturismo, viagens de conhecimento, culturais e solitárias. “Com o Viagem Eldorado levaremos o ouvinte a conhecer lugares de maneiras diferentes. Sempre ambientando com uma programação musical do mundo feita pela equipe Eldorado e, às vezes, pelo próprio convidado viajante. Uma característica da rádio dos melhores ouvintes, uma emissora do mundo feita para ouvintes curiosos”, define Paulina. O programa, que tem conteúdo feito em parceria com a Trip Advisor, terá a participação da WAS - World Adventure Society, associação voltada para estimular as pessoas para o contato com a natureza por meio da aventura. Outras novidades no ar - O fim do Carnaval traz outras novidades à programação da rádio dos melhores ouvintes. O Trip FM passa a ter também boletins diários na programação. O Momento Trip FM, com produção da equipe da revista Trip, apresenta, a partir de hoje, segunda-feira (15), trechos das melhores entrevistas do programa de Paulo Lima em três edições durante o dia e quatro nas madrugadas. O programa normal, toda sexta-feira, às 21h, traz entrevistas com personalidades da mídia e das artes, agenda cultural e boletim das praias e muita música. Além disso, o Planeta Eldorado muda de dia e horário. A partir do dia 21, o programa passa a ser apresentado aos domingos, às 10h, com reapresentação às terças-feiras, à meia-noite. Comandado por Paulina Chamorro, o programa continuará tratando de meio ambiente, música e cidadania, mas reformulado, com uma “pegada mais leve”.   

Fabiano Baldasso passa a integrar equipe da Rádio Atlântida

Baldasso já estreou na nova emissora
O jornalista Fabiano Baldasso anunciou, que após sete anos, deixou o Grupo Bandeirantes e que agora faz parte do quadro de apresentadores da Rádio Atlântida, do Grupo RBS. O comunicador fez sua estreia na emissora na última segunda-feira dia 15, às 16h30, no programa ATL Gre-Nal. Em entrevista ao Coletiva.net, Baldasso afirmou que já vinha conversando com Alexandre Fetter sobre a possibilidade de fazer parte da equipe da Atlântida desde o ano passado, mas que a confirmação veio apenas em 2016. Sobre a Band, o comunicador contou que deixou muitos amigos na emissora e que as portas ficaram abertas para ele. “A Band foi de grande acréscimo profissional. Lá, deixei de ser repórter para virar um homem de opinião sobre futebol”, conta. Além de ser um dos integrantes do ATL Gre-Nal, o jornalista disse que será responsável por diversos projetos online do veículo. Esta não é a primeira passagem de Baldasso pelo Grupo RBS. O comunicador atuou por 13 anos como repórter esportivo da Rádio Gaúcha, antes de ingressar no Grupo Bandeirantes.
Fonte: Coletiva.Net
Foto: Facebook

Papo de Craque da Transamérica será transmitido direto de Shopping

Estúdio da emissora no Shopping West Plaza
Nesta sexta-feira, dia 19, o programa “Papo de Craque – Primeira Edição” será transmitido ao vivo do Estúdio Vitrine Transamérica, localizado no shopping West Plaza, zona oeste de São Paulo.
O apresentador André Galvão comanda a atração ao lado dos comentaristas Oswaldo Maciel e Roberto Carmona. O programa, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, debate os temas mais quentes das rodadas de futebol com entrevistas de grandes personalidades do esporte e reportagens exclusivas dos principais times de São Paulo. Inaugurado em janeiro deste ano, o Estúdio Vitrine Transamérica já recebeu diversos artistas convidados como a cantora Ludmilla, a atriz Paloma Bernardi, o ator Rodrigo Sant’anna e os humoristas Rafael Cortez e Maurício Meirelles. O programa “Transalouca 4.0” é transmitido diariamente direto do local, das 13h às 14h, e durante todo o dia a equipe de promoções da Transamérica marca presença no shopping para receber os visitantes e desenvolver atividades interativas com o público. A ação inédita entre a emissora e o West Plaza conta com a colaboração de diversos parceiros, como a “Ozai Com”, empresa de produção audiovisual que trabalha com projetos personalizados de TV Indoor, Mídia Digital e Digital Signage – “America Net”, responsável pelo link de internet que transmite a programação para todo o país e as cadeiras do estúdio são da “Ecadeiras”, o maior site de cadeiras para escritório do Brasil.
Serviço
Papo de Craque – 1ª Edição no Estúdio Vitrine Transamérica Data: 19/02/16 (sexta-feira) Local: Shopping West Plaza – 2º Piso do Bloco B Endereço: Av. Francisco Matarazzo, S/N – Água Branca Horário: das 11 às 13 horas.
Foto: Divulgação

Panini lança figurinhas do Campeonato Espanhol

Capa do livro ilustrado oficial
Liga BBVA 2015-2016
A Panini acaba de  lançar a coleção de figurinhas da Liga que retratam o campeonato das maiores estrelas do futebol mundial dos últimos tempos. Todas as equipes e todos os craques do futebol espanhol estão reunidos no novo livro ilustrado oficial Liga BBVA 2015-2016, publicação com 32 páginas para colecionar mais de 260 cromos. Em formato 232x270mm, o álbum apresenta:
• Todas as 20 equipes da Liga – Athletic, Atlético, Barcelona, Celta, Deportivo, Eibar, Espanyol, Getafe, Granada, Las Palmas, Levante, Málaga, Rayo Vallecano, Real Betis, Real Madrid, Real Sociedad, Sevilla, Sporting, Valencia e Villarreal.
• Os maiores atletas do futebol mundial, a começar pelos três finalistas do prêmio Bola de Ouro da FIFA, o troféu individual mais importante do futebol: o vencedor Messi, Cristiano Ronaldo, e Neymar, acompanhados por nomes como James Rodríguez, Suarez, Bale, Benzema, Griezmann, Caicedo, Enzo Pérez, Petros, Vargas, Vela, Godín, Jonathan dos Santos, Filipe Luis e tantos outros.
• Seções especiais extras para Atlético, Real Madrid e Barcelona, retratando os principais atletas em cenas de jogo, destaques, time posado, além de imagem do estádio • Seção “Liga Stars”, que traz uma seleção de 27 dos melhores jogadores sul-americanos que enchem de futebol e alegria os campos da melhor Liga do mundo, incluindo os brasileiros Adriano, Casemiro, Diego Alves, Doria, Mariano e Siqueira.
• Relação de todos os campeões de cada temporada, desde 1928 • Tabela completa dos jogos para acompanhar partidas e resultados A Liga BBVA 2015-2016 Também conhecida como “liga das estrelas”, concentra os maiores craques da atualidade que defendem os clubes mais importantes da elite do futebol mundial, como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid. É uma das competições mais acompanhadas por torcedores de todo o planeta.
FICHA TÉCNICA
Título: Livro Ilustrado Oficial Liga 2015-2016 - Campeonato Espanhol Formato: 232x270 mm Páginas: 32 Livro Ilustrado: R$ 6,90 Preço do envelope com 5 cromos: R$ 1,00