Pular para o conteúdo principal

Em carta para Gandour, jornalistas da CBN pedem “escala humana” de trabalho

Redação Comunique-se
Na carta, 24 jornalistas pedem condições dignas de trabalho
Profissionais da CBN São Paulo enviaram carta ao diretor executivo da rádio, Ricardo Gandour, pedindo a reversão do modelo atual de escala de trabalho e folgas da redação. “A prioridade é de que seja estabelecida escala que continue de acordo com a legislação e atenda à demanda da redação. Uma escala humana, que respeite a nossa dignidade”, dizem os funcionários.   A carta é assinada por 24 jornalistas que propõem diálogo aberto e constante sobre o assunto. Segundo eles, foram feitas três propostas de novas escalas de trabalho, todas refutadas pelo departamento jurídico, RH e direção de jornalismo da emissora. Os profissionais salientam que enquanto, em média, o trabalhador brasileiro tem cerca de 150 dias de descanso anuais, eles possuem apenas 97 – levando em consideração os dias de férias. Segundo o texto enviado a Gandour, o modelo de trabalho seguido pela rádio permite que os colaboradores da rádio folguem apenas um fim de semana inteiro a cada cinco finais de semana de trabalho, o que tem provocado cansaço, estresse e agrava a condição de vida dos jornalistas. Além disso, dos oito principais feriados deste ano, os profissionais trabalharam em pelo menos seis. “Há turmas que passaram o ano sem folgar em nenhum feriado. Só conseguiram folgar agora, no feriado da Proclamação da República, por conta de um ajuste feito pela chefia – que trocou a ordem dos plantões –, o que, aliás, deixou outra turma sem folga dupla durante seis finais de semana seguidos”. O documento destaca, ainda, que o desgaste e o esgotamento dos profissionais vêm em momento em que se acumulam dois anos sem reajustes salariais. Segundo eles, a empresa se recusa sequer a recompor a inflação do período. “O reajuste de 10,94% dos salários, retroativo a dezembro de 2015, foi determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho, mas até agora não foi concedido”, declaram. Para que o tema seja discutido com urgência, os integrantes da redação da CBN São Paulo pediram reunião, no prazo máximo de duas semanas, com a direção da rádio e com todos os departamentos que precisem ser envolvidos nessa mudança como RH e jurídico. “Estamos reféns de modelo em que é impossível fazer qualquer programação ou planejamento para duas semanas além da que estamos. Ao adotar e reafirmar a escala atual, a CBN vai na contramão do que há de mais moderno, atual e arejado nas relações de trabalho”, dizem os jornalistas. 
Intervenção do Sindicato 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) informou que realizou negociações com a CBN, no início de 2016, para buscar a manutenção da escala de 3 x 1 no fim de semana – ou seja, um trabalhado e três de folga –, mas que não houve acordo. “Agora, depois de quase um ano, a carta demonstra como as condições de trabalho pioraram ao ponto de prejudicar seriamente os profissionais e seu próprio trabalho”, disse a entidade. Diante da carta enviada à direção da empresa, o SJSP anuncia apoio aos profissionais da emissora, na luta por escala de trabalho correta, que preserve no mínimo as condições que já eram praticadas na CBN antes do atual sistema ser adotado. A redação do Portal Comunique-se tentou contado com o Sistema Globo de Rádio, mas não obteve resposta.
Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul