Parabéns Pai da Matéria! Osmar Santos completa 68 anos

Hoje é um dia muito especial para quem gosta de futebol, o "Pai da Matéria" Osmar Santos está comemorando 68 anos de idade com muita garra e superação. Osmar foi se não o maior um dos maiores comunicadores do Brasil, um exemplo que lutou pela  vida.
Gerações acompanharam sua narração nos rádios. Os bordões “Ripa na Chulipa” e “Pimba na Gorduchinha” ecoaram pelos estádios do Brasil e  emocionaram o  coração do amante do futebol, da democracia ou simplesmente  de quem é fã da comunicação esportiva. Ao longo de sua trajetória do comunicador, narrador, apresentador e artista plástico várias homenagens foram feitas, o Blog selecionou algumas fotos e vídeos para Parabéns Osmar e viva a vida!

Comunicador incomparável que marcou época, Osmar Santos é artista plástico há mais de 10 anos

 A tradicional comemoração do Pai da Matéria reunindo amigos e familiares acontecerá essa noite em  São Caetano do Sul 

Em 2015 No dia que completou 66 anos de idade a ESPN BRASIL prestou uma homenagem, documentário "Osmar Santos: Vai Garotinho que a vida é sua!"

Rádio Globo fez uma grande homenagem para Osmar em 2012

Rádio MEMÓRIA - OSMAR SANTOS

Blog recorda aqui   grandes momentos do Pai da Matéria noa anos 80 onde o rádio esportivo realmente era forte, competitivo e principalmente respeitado.
Em São Paulo as tradicionais emissoras do rádio esportivo eram Bandeirantes  (Fiori Gigliotti) e Jovem Pan (José Silvério), que tinham um  público específico (A e B) e até hoje disputam a liderança nesse determinado perfil de ouvintes, mas a "briga" mesmo pela audiência ficava entre as emissoras populares  e consecutivamente elas disputavam o topo do IBOPE ( Rádio Globo x Rádio Record). 
Revista Placar - 16 março 1990  edição 1030 
Nesse década  Osmar  apareceu em vários anúncios pelas duas emissoras, abaixo o anúncio pós Copa da Mundo da Espanha afirmava que a audiência era superior há 50% o que na época representava mais de um milhão de ouvintes por dia. Nesse ano a emissora foi retransmitida por 174 emissoras que formaram a maior rede de rádio que transmitiu a Copa do Mundo e o mais importantes, a emissora quebrou a hegemonia da Bandeirantes que durava 20 anos no rádio esportivo em São Paulo.

Revista Placar ,22 outubro 1982  
Em 1987  a campanha falava da intimidade do pai da matéria e sua equipe de repórteres e comentaristas com a "Gorduchinha" e que a emissora ia além da cobertura no futebol.
Era usada também nessa campanha outros jargões do Pai da Matéria e o slogan da emissora: ”Rádio Globo, música, esporte e notícia”


Revista Placar - 16 março 1987 - edição 976 

No segundo semestre 



de  1988,  Osmar deixou 

a Globo e foi para a 
Record (rádio e TV). A 

rádio fez uma dobradinha com a Gazeta, formando uma equipe forte e marcante.


Coma chegada de Osmar em 88 a Record
assumia a liderança

Prestes a narrar mais uma 



Copa do mundo,  Itália em 

1990, Campanha 

ressaltava  os motivos para ouvir  e ver  o Pai da Matéria na Record. 

Osmar Santos  foi homenageado na  Arena Corinthians - Foto Diego Salgado/Uol

Nike também prestou homenagem ao mito do rádio esportivo

Sala de Imprensa  no Allianz Parque foi inaugurada dia 28 de junho -
 Osmar Santos foi homenageado no clássico contra o Corinthians, dia 12/07/2017
Foto: Allianz Parque 

Placa que eterniza Osmar Santos no Allianz Parque
Foto: Internet

Postagens mais visitadas