quinta-feira, 14 de julho de 2016

Ondas Curtas 76 SGR

* Depois de Antônio Carlos Duarte, ontem foi a vez do repórter Cláudio Perrout, outro repórter experiente ser demitido da Rádio Globo no Rio de Janeiro. Perrout que é um grande profissional e uma pessoa maravilhosa estava há 15 anos no SGR (Sistema Globo de Rádio). 


* Internamente a Direção do Grupo Globo admitiu que Mariza Tavarez foi demitida do cargo de Diretora Executiva de Jornalismo e não teria pedido para deixar o cargo conforme comunicado. Essa estratégia foi uma saída para preservar a imagem da jornalista que estava desgastada no cargo, além de ter um generoso salário. 

* A saída da "Rainha do Rádio", ex- toda poderosa da CBN causou alívio e comemoração em muitos funcionários  da rede, especialmente São Paulo. O clima segue festivo na redação já que a rejeição de Mariza  era  alto. Poucos "orfãos" da ex-madrinha estão apreensivos.

* No Rio a Direção do Grupo estuda a possibilidade de colocar uma de suas frequências como emissora 100% esportiva, mas  o "projeto"  corre risco de não sair do papel devido ao investimento.


* O Bem amigos do SporTV será retransmitido pela Rádio Globo e suas afiliadas a partir da próxima segunda-feira dia 18 de julho a partir das 22 horas até  meia noite para toda Rede Globo de Rádio. A confirmação do SGR não agradou ouvintes e internautas que se manifestaram em sua maioria de forma negativa nas redes sociais. Essa coluna em 2012 já opinou ser contrária a esse tipo de "estratégia" (veja aqui)Não precisa ser especialista  para saber  que  rádio é som (com raras exceções de poucos  programas e emissoras que trabalham com conteúdos exclusivos para as duas plataformas) e TV é imagem.  Será que os responsáveis não conseguem entender que essa estratégia é ruim e derruba de forma significativa  a audiência, afeta a credibilidade do veículo. Repito aqui a mesma pergunta de 2012: Será que a mais nova função do rádio é a de retransmitir TV? 


Grupo Bandeirantes e Globo optam em
reproduzir programas da TV no rádio
Alguns programas que já foram reproduzidos no rádio ou que ainda estão no ar:  Programa do Jô/Globo (CBN), Agora é Tarde/Band (BandNews), Bate-Bola/ESPN (Estadão-ESPN), CQC/Band (Bandeirantes), Donos da Bola/Band (Bradesco Esportes), Jornal da Band (BandNews),  The Voice/Globo (Rádio Globo) e a partir da semana que vem  Bem Amigos/SporTV (Rádio Globo).

Foto: Divulgação