Pular para o conteúdo principal

Ondas Curtas - edição 73

* Em crise, a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro segue perdendo seus profissionais. Ontem foi a vez da jornalista Carla Matera, a setorista do Fluminense optou pela rescisão indireta e deixou a emissora após 14 anos (computando duas passagens). com novos projetos na carreira, Matera já estará no vídeo nessa quarta-feira, onde será a comentarista convidada na TV Brasil, a emissora vai transmitir a partir das 19 horas de hoje na partida entre São José e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro feminino de futebol .

* Três baixas na Rádio Globo do Rio de Janeiro, os comunicadores Mário Esteves, Maurício Menezes e Sérgio Ricardo deixaram a emissora. Internamente o comentário é muito forte que Washington Rodrigues, o popular Apolinho vai chegar em maio na Globo Rio para comandar seu tradicional programa no final das tardes. Tudo isso em virtude da crise da Super Tupi. Divulgamos aqui na coluna que já aconteceram várias reuniões e que o contrato de Apolinho com a Tupi está perto do fim. Por enquanto o horário está sendo preenchido pelo comunicador David Rangel. Em São Paulo o clima também está ruim, uma coisa é certa, a direção deve tirar do ar o  programa "Gente Como a Gente" .

* Alfredo Raimundo e Ricardo Henrique deixaram saudades quando o assunto é administração na Super Rádio Tupi, desde que saíram de cargos importantes a emissora naufragou em dívidas que ultrapassam milhões de reais.

* A baixa confirmada na Rádio Gaúcha foi do poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar que informou que não faz mais parte da equipe de comentaristas da emissora, onde atuou por quatro anos. 

* A cobertura jornalistica feita pelas rádios de "all news" no último domingo foi o grande destaque do dial no final de semana e reforçou que a frequência em amplitude modulada fica mesmo em segundo plano. As emissoras que transmitem em AM e FM optaram acertadamente em deixar o futebol em am e a longa cobertura política em FM.

* Marco Antônio Villa,  historiador e comentarista político da Rádio Jovem Pan e da TV Cultura é sem dúvida nenhuma  o comentarista  mais audacioso e corajoso  do momento. Tudo é claro com base em seus fortes argumentos. Villa não tem papas na língua, principalmente quando o assunto é o governo  atual. Mais uma grande  contratação da direção Rádio Jovem Pan.


* O rádio segue carente de revelações, prestem atenção  na narração de alguns jogos da Tropical FM/Equipe Líder  que acertou em cheio em dar oportunidade para o jovem narrador Gabriel Dias de apenas 19 anos. Depois de quatro anos na Web Rede Contínua, o narrador  precoce e de potencial vem se destacando em sua primeira experiência no rádio.


* Um dos repórteres mais experiente da Rádio Globo de São Paulo, o bom Maércio Ramos, popular Morcegão, não faz mais jogos desde que as emissoras se fundiram. A ordem expressa vem da alta cúpula da CBN. É por essa e outras que a qualidade das transmissões esportivas caiu tanto, quem perde é o ouvinte, afinal existem outros bons profissionais da Globo que são taxados como "populares" que seguem trabalhando normalmente nos jogos Globo/CBN.  É estranho ou não é?


* Ressalto que além da CBN, outras emissoras também perderam a identidade, uma vez que os números dos institutos de pesquisa se sobressaem aos bons profissionais que deixaram ou rádio.  Espaço tem pra todo mundo, mas colocar somente jovens ou recém formados sem o apoio de outros mais experientes  deixa a sensação da chamada " economia burra" e quem não é burro é o ouvinte com certeza.


* Segundo dados do IBOPE a 105 FM segue na liderança do futebol das emissoras populares e os números da Jovem Pan somando AM e FM cresceram consideravelmente em comparação com as outras emissoras jornalísticas concorrentes.


* A Rádio MEC comemora nessa quarta-feira (20-04),  93 anos de fundação, a emissora que opera na frequência dos 800 Khz no Rio de Janeiro.


* O martelo ainda não foi batido em relação a terceirização do esporte na Rádio Capital de São Paulo, mas uma coisa é certa. Popular e prefixo importante no rádio de São Paulo, a emissora vai voltar a falar de esportes nas primeiras semanas de maio. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul