sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Unesco reforça a importância do rádio em situações de desastre

Para celebrar o Dia Mundial do Rádio, celebrado neste sábado, 13, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou o tema ‘O rádio em situações de emergência e desastre’. Com isso, a entidade busca reafirmar que o rádio segue como o meio de comunicação que alcança maior audiência mundial e com a maior rapidez possível. Com as celebrações da data em todo o mundo, a Unesco promoverá o rádio em situações de emergência e desastre, apresentando as seguintes mensagens: 
* A liberdade de expressão e a segurança de jornalistas devem ser à prova de desastres.
* O rádio empodera os sobreviventes e as pessoas vulneráveis, cujo direito à privacidade deve ser respeitado. 
* O rádio tem impacto social e fornece acesso à informação. 
* O direito das pessoas à informação deve ser protegido, mesmo em situações de emergência e desastre. 
* O rádio salva vidas. 
* A acessibilidade imediata às frequências de rádio é essencial para salvar vidas. Essas frequências devem ser protegidas, pois ficam disponíveis em situações de emergência.
No sábado, emissoras internacionais poderão transmitir sua programação ao vivo no site da Unesco dedicado ao Dia Mundial do Rádio (www.worldradioday.org). A comemoração será feita por meio de Comissões Nacionais e Representações da Unesco, além de organizações parceiras. A entidade também fornecerá artigos e mensagens de áudio e vídeo relacionados ao tema, preparados por líderes, celebridades e embaixadores da boa vontade da Unesco, para serem utilizados por emissoras na data. O material será livre de direitos autorais.