Pular para o conteúdo principal

A estratégia do Grupo Bandeirantes nos EUA

Por:  Luiz Gustavo Pacete  -  Meio e Mensagem
Mário Baccei, homem forte no Grupo Bandeirantes
Em abril, o Grupo Bandeirantes dá início a uma expansão internacional com sua rede de rádios. A Brasil Radio, em Orlando, na Flórida, transmitirá conteúdo das rádios Bandeirantes e BandNewsFM, além de produzir conteúdo local. Mário Baccei, vice-presidente de rádio do Grupo Bandeirantes, responsável pelas emissoras Band FM, Nativa, Rádio Bandeirantes, Band News FM, SulAmérica Trânsito e Bradesco Esportes FM, fala sobre a estratégia internacional do grupo. “Nosso objetivo é ter uma rede de afiliadas nos Estados Unidos”, diz o executivo que, a despeito do dólar alto e da crise atual, acredita que o investimento no mercado americano trará resultados no médio prazo.
M&M — Como se inicia a expansão internacional do grupo, neste ano? 
Mário Baccei — Estrearemos em abril em Orlando. Eu sempre tive um desejo de sair do Brasil. Sempre falei em abrir rádios nos Estados Unidos e Europa. Mas alguém já me disse: “que graça tem investir em uma rádio sendo que a pessoa pode ouvir na internet?” Eu respondo: “que graça tem o cara estar em outro país ouvindo o trânsito da marginal de São Paulo?” Que graça tem só ouvir informações do teu país natal? Claro que tem importância, mas é necessário mesclar. Por isso, estamos investindo em uma afiliada e não apenas em ter uma rádio na internet.
M&M — Como será a divisão de programação entre conteúdo local e brasileiro? 
Baccei — Teremos 50% de conteúdo que sairá do Brasil e a outra metade local de jornalismo, esporte, trânsito e entretenimento. Minha estrutura comercial será de responsabilidade do Cafifa Media Group, meu parceiro em Orlando. Ele é dono de duas frequências AM 810 e FM 93,1. Ele vai vender e faturar por lá e exportar para o Brasil algum anunciante quando necessário. O mesmo acontece aqui. Vamos vender para marcas brasileiras e, quando necessário, exportar para lá.
M&M — Desde 2012 você fala de ir para os Estados Unidos e Portugal. Por que segurou o projeto e lançou em um momento em que o dólar está alto e o número de brasileiros viajando e investindo diminuiu? 
Baccei — A oportunidade apareceu agora. Não é fácil encontrar um parceiro e encontramos um que conhece o mercado e vai nos ajudar na criação de uma rede. Orlando tem 30 mil brasileiros morando e cerca de 800 mil viajando ao ano, isso é o que importa neste momento. Entendemos as dificuldades econômicas, mas olhamos o longo prazo. Vamos expandir essa rede para Boston, onde há um número significativo de brasileiros. Em três anos, o plano é expandir nossa rede naquele País. 
M&M — Já existem projetos comerciais fechados? 
Baccei — Teremos uma reunião pós-Carnaval para acompanhar o plano comercial. Estamos trabalhando para criar um projeto de incentivo e, inclusive, customizar, ter um naming rights. Aqui no Brasil tem uma série de instituições financeiras com interesse na região. Isso é um desejo, mas não está atrasando o lançamento. É mais uma questão de alinhar os processos. Depois dos Estados Unidos, temos planos para Portugal, estamos conversando com um ex-narrador da casa, Odinei Edson, para ser um parceiro nosso. Portugal será uma porta de entrada para a Europa, mas ainda não há um projeto definido. 
Foto: Celina Figueiras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul