segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Em 2016, a CBN vai festejar o 25º aniversário durante o ano todo

O aniversário mesmo é no dia 1º de outubro, mas a CBN vai começar a festejar seus 25 anos em janeiro. No dia 4 entra no ar o ambiente digital dedicado a relembrar toda a trajetória da rádio que toca notícia, uma aposta ousada que acabou se transformando numa história de sucesso. Nesse ambiente, será possível ouvir uma seleção de áudios do dia da estreia da emissora e as vinhetas musicais que embalaram quadros e programas até hoje. Além disso, os comentaristas selecionaram dicas imperdíveis: Max Gehringer reuniu 25 conselhos para vencer no mundo corporativo; Mauro Halfeld, um roteiro para cuidar das finanças pessoais; Marcio Atalla, 25 passos para chegar a um bom condicionamento físico; e Flavio Gikovate, os ensinamentos para viver relacionamentos felizes. No mesmo dia estreia o quadro “E assim se passaram 25 anos”, com os fatos mais importantes ocorridos neste quarto de século, e os boletins que irão ao ar estarão replicados numa linha do tempo no site. O ambiente digital ainda vai reunir fotos dos eventos da CBN, suas campanhas publicitárias, depoimentos de ouvintes e jornalistas. Essas lembranças serão enriquecidas ao longo do ano por ouvintes e internautas, convidados a contribuir relatando suas experiências com a CBN através do e-mail 25anos@cbn.com.br. Em 2016, a rádio também promoverá seminários e talk shows, e fará uma campanha publicitária.

Programação especial de fim de ano na Rede Transamérica

A Rede Transamérica Pop vai exibir uma série de atrações especiais durante o fim do ano e a chegada de 2016. Na véspera de Natal, 24 de dezembro, irá ao ar o último “2 em 1” ao vivo do ano, apresentado por Gislaine Martins e Ricardo Sam, que fará um balanço sobre as coisas boas que aconteceram em 2015. Já o “Transalouca 4.0”, programa de humor e entrevistas, terá os melhores momentos do ano. No dia 31 de dezembro, das 12h às 14h, a emissora vai apresentar as músicas mais executadas de 2015 e, a partir das 14h, o “Adrenalina Especial” vai trazer os melhores singles das pistas de dança. A partir das 23h, a contagem regressiva será comandada por vários artistas que passaram pela emissora em 2015, como Naldo, Malta, NX Zero, Strike e Ivo Mozart. No primeiro dia do ano, das 14 às 17h, o “Estúdio ao Vivo” contará com apresentações de diversos artistas em shows exclusivos, como Planta e Raiz, Sam Alves, Aliados, Onze:20 e D Naipes.

Rádio 60.0 nasce na era digital

Quem nasceu em 1955 e chega agora aos 60 anos pôde testemunhar o crescimento do rock, punk, punk rock e o surgimento de estrelas da música nacional e mundial. Agora, essa mesma geração pode participar e acompanhar o nascimento de um novo hit: a rádio 60.0. Criada pela Prefeitura de Santos, em parceria com a Fundação Vitório Lanza e a Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, a rádio já pode ser seguida pela internet. Basta digitar www.60pontozero.com.br que o ouvinte estará sintonizado. Outra opção será acessá-la por aplicativos para smartphones e tablet da plataforma android. 
CAPACITAÇÃO 
Idosos que frequentam os centros de convivência da prefeitura ou as entidades parceiras e estão interessados em atuar como voluntários na rádio, devem se inscrever em janeiro de 2016 nos próprios equipamentos que já frequentam. Em fevereiro eles serão capacitados pela Secretaria de Comunicação e Resultados em quatro módulos: Rádio: noções para locução, operação de áudio e jornalismo; Redes sociais e internet; Aplicativos para smartphones; e Cidadania: atenção integral à pessoa idosa. A ideia é formar dois grupos com 12 idosos cada. A programação será definida em conjunto com os usuários dos equipamentos públicos da prefeitura de Santos, mas deve conter notícias e músicas. Eles serão responsáveis pela produção, transmissão das informações e locução. Saiba mais: Os parceiros Centros de Convivência da Zona Noroeste, Vida Nova e Isabel Garcia, além da Casa do Sol, Instituto Energia, SOS Idosos, Sociedade São Vicente de Paulo e Lar Evangélico.

948 rádios AMs poderão mudar para FM em 2016

O processo de migração das rádios AM para a faixa de FM teve um grande avanço neste ano de 2015, com a definição dos valores que cada emissora terá de pagar para fazer a mudança. Em 2016, um total de 948 rádios de todo o Brasil já poderão sair do AM e começar a transmitir sua programação no FM. A migração de faixa foi autorizada por um decreto presidencial em 2013. Com a mudança, as emissoras poderão modernizar a estrutura de transmissão e ampliar seu alcance. Os valores variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela elaborada pelo Ministério das Comunicações (MC) foi feita com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance. Para fazer a alteração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal. Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM em todo o Brasil, sendo divididas de acordo com o alcance: local, regional ou nacional. Ao todo, 1.385 pediram para mudar de faixa: 948 rádios já poderão fazer a migração em 2016, mas 437 emissoras terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país. Modernização A migração de faixa é uma antiga reivindicação dos radiodifusores brasileiros. As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento devido a interferências na transmissão de sua programação. Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets. 
Fonte: Ana Maria/comunicacoes.gov.br