quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Jornal da CBN estreia Time das Nove

Milton Jung, âncora da CBN
A fórmula deu tão certo que vai ser ampliada: depois do sucesso do Time das Oito, o Jornal da CBN ganha, a partir de 3 de agosto, o Time das Nove! Logo após a edição do Repórter CBN das 9h, a cada dia da semana um comentarista vai conversar com Mílton Jung sobre os assuntos que mobilizam o país e o mundo. “No momento em que as pessoas se deparam com tantos desafios impostos pela sociedade contemporânea, o Jornal da CBN oferece aos ouvintes um espaço ainda mais diversificado de reflexão e opinião, ao ampliar o seu elenco de craques com o Time das Nove” – avalia o âncora. Segunda-feira vai ser dia de economia, com João Borges, editor da Globo News. No quadro “Prova dos 9 da CBN”, ele vai se encarregar da análise da política econômica. Borges já cobriu todo tipo de plano – Cruzado, Bresser, Verão, Collor, Real – e diz que o jornalista especializado tem que saber traduzir o que está acontecendo: “a economia não pode ser entendida fora da dinâmica política e do metabolismo das forças sociais.” Na terça, em “A Arte da Gestão”, a filósofa Viviane Mosé, que participava do “Liberdade de Expressão”, ganha voo solo e promete “uma aula prática toda semana”. Seu objetivo? Mostrar que todo ser humano pode ter acesso a ferramentas para gerir melhor sua vida em família e na sociedade. Quarta é dia de surpresa: a cada semana, Mílton terá um convidado diferente. Na quinta, o “CBN Internacional” vai ter debate sobre o jogo de poder das potências e seu impacto no dia a dia das pessoas. Às sextas, “Liberdade de Expressão” volta a seu formato original, com Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo. Xexéo ainda terá uma participação semanal no CBN Rio, ancorado por Octavio Guedes e Lilian Ribeiro: no quadro “Carioquices”, às terças, vai se debruçar sobre o estilo de vida e comportamento do Rio de Janeiro.

Ídolos de São Paulo e Corinthians comentam clássico de domingo na JOVEM PAN

Neste domingo, dia 09/08, a rádio Jovem Pan transmite, ao vivo, o clássico paulista entre São Paulo e Corinthians, que se enfrentam às 16h, no estádio do Morumbi, na capital paulista. A cobertura especial contará com dois ídolos da história recente dos dois clubes: Waldir Peres, considerado um dos mais importantes goleiros do futebol brasileiro que defendeu o Tricolor entre 1973 e 1984, e o ex-zagueiro Wagner Basílio, que vestiu a camisa do Corinthians entre 1978 e 1985, fez 254 jogos, marcou 5 gols e ajudou nas conquistas dos paulistas de 1979, 1982 e 1983. Ambos já vestiram a camisa dos dois clubes e entendem da tradição existente nos dois lados do campo. Os ex-jogadores vão comentar o Majestoso, a partir das 15 horas, junto com toda equipe esportiva da Pan, comandada por Wanderley Nogueira. A narração da partida será de Nilson César, comentários de Luis Carlos Quartarollo, Daniel Lian, Flávio Prado e Vampeta.

Baixa também no Terra

Helio Gomes deixou o Portal Terra
Nova baixa no Portal Terra, Hélio Gomes deixou ontem a Diretoria de Conteúdo Brasil do do Portal, onde estava há três anos. Segundo ele informou ao Portal dos Jornalistas, negociou sua saída “no bojo de mudanças que a Telefonica da Espanha promoveu no negócio por causa da queda na receita publicitária e que afetaram diretamente a área de Conteúdo, tornando sem sentido a minha função”. Antes do Terra, Hélio foi editor de Ciência e Tecnologia na IstoÉ e editor-executivo de IstoÉ Online, comandou o site Vírgula e foi diretor de Redação das revistas Galileu, Jovem Pan e Trip. Também teve empresa própria, a GTR Editora, que prestou vários serviços em impressos para a Jovem Pan. O e-mail pessoal dele é heliogtr@gmail.com. No Terra, comandou grandes coberturas, entre elas Olimpíadas de Londres, manifestações de 2013, Copa do Mundo, eleições e, mais recentemente, Copa América e Jogos Pan-americanos, além de ter ajustado o conteúdo ao conceito de personalização card design, que o portal adotou em março de 2014. Porém, segundo J&Cia apurou, o ingresso de receitas não acompanhou na mesma proporção esse aumento de investimentos, o que teria levado a Telefônica da Espanha, à qual o Terra está diretamente subordinado, a reavaliar suas prioridades. Em agosto de 2014, por exemplo, o portal sofreu um corte de cem funcionários, perto de 60 deles apenas na área de Conteúdo, que ficou com aproximadamente 80 profissionais. Este ano a área teve que trabalhar com orçamento reduzido e. mais recentemente, com menos parcerias externas. Outro indício das dificuldades foi o corte que a empresa promoveu no Terra México no mês passado, que deixou com estrutura mínima a área local de conteúdo. 
Fonte e  foto: Redação Jornalistas&Cia

Baixas no esporte da Rádio Bandeirantes.

A tarde desta terça-feira, 4, foi de baixas para o departamento de esportes da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Três profissionais do setor deixam de fazer parte do quadro de colaboradores da emissora. As saídas do repórter Alexandre Praetzel, da apresentadora Vanessa Ruiz e do locutor José Maia foram noticiadas pela coluna de Flávio Ricco no Uol e confirmadas pela equipe de comunicação do Grupo Bandeirantes. Repórter responsável por cobrir o dia a dia de determinado clube paulista e co-apresentador do 'Esporte em Debate', programa transmitido de segunda a sexta das 20h às 22h, Praetzel deixa a emissora pela qual ganhou reconhecimento. Somente no ano passado, foi contemplado como o melhor repórter do meio rádio pela premiação da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) e foi indicado na categoria 'Esporte - Mídia Eletrônica' do Prêmio Comunique-se. rb-logoFora do dial, ao menos momentaneamente, o gaúcho Praetzel segue assinando o blog mantido pelo iG que leva o seu nome. No perfil da página, ele apresenta suas credenciais na cobertura esportiva: destacando os fatos de ser jornalista há mais de duas décadas e ter no currículo o trabalho de acompanhar três Copas do Mundo de futebol. Além disso, é pós-graduado em jornalismo esportivo e ministra cursos da área. Uma das precursoras do Brasil em acompanhar in loco provas de Fórmula 1 quando era contratada do Sistema Globo de Rádio, Vanessa Ruiz também está de saída da Bandeirantes. Ela deixa a emissora antes de completar um ano de casa - foi contratada em janeiro com a responsabilidade de ancorar atrações de pré e pós-jogos, além de fazer reportagens e auxiliar na produção. Antes da RB, passou por Rádio Estadão-ESPN, Revista ESPN e site Tazio. Pelo Twitter, Vanessa agradeceu a experiência de ter trabalho no veículo de comunicação do Grupo Bandeirantes. "Foi um prazer imenso passar estes 7 meses na @RBandeirantes. Mais sonhos realizados, incluindo o de voltar ao rádio", escreveu a jornalista formada pela Cásper Líbero e pós-graduada em gerência de projetos de mídias digitais pela Fundação Getúlio Vargas. No microblog, ela comemorou ter feito diversos amigos na emissora. Além de dispensar Praetzel e Vanessa, a Rádio Bandeirantes abriu mão do trabalho de José Maia. Há anos na empresa, o locutor esportivo formava a trinca de comandantes das transmissões de futebol da casa ao lado de José Silvério e Ulisses Costa. Com as saídas dos três profissionais, a emissora não comentou se irá repor as vagas com as contratações de novos comunicadores.
Fonte: Portal Comunique-se -  Anderson Scardoelli