terça-feira, 2 de junho de 2015

Revista Placar é vendida pelo Grupo Abril

Depois da venda do Grupo Estado de sua histórica  frequência dos 700 Khz AM   em São Paulo, eis que surge mais uma informação de impacto  no jornalismo.


A Revista Placar foi vendida pelo Grupo Abril para a Editora Caras. Nas próximas horas, o comunicado será feito pelas duas empresas. O negócio envolve, além da Placar, outros dois títulos da editora Abril, dando sequência a um processo iniciado no ano passado, quando dez publicações da Abril já haviam tomado o rumo da Caras. A venda da Placar é feita após 45 anos que o Grupo Abril edita a revista, que foi a primeira no país a tratar exclusivamente de futebol. Desde o ano passado, após a Copa do Mundo, que a editora tentava encontrar compradores para o título. Com dificuldade em manter a operação, a Abril já havia descontinuado a publicação da revista algumas vezes no passado. Atualmente, a periodicidade da Placar é mensal. Além da publicação da revista, todo o acervo da Placar deverá migrar para a Caras. Isso significa um dos maiores bancos de dados de imagens do futebol no Brasil. Ao se desfazer da Placar, a Abril praticamente encerra com o núcleo de revistas esportivas que existia na empresa. No início do ano, a Runner's World, focada na corrida de rua, não teve o contrato de licenciamento renovado, e a publicação migrou para a editora Rocky Mountain.
Foto: Placar

Curtas....ESPN

Brasileirão sub-20
Os canais ESPN começam a transmitir, nesta terça, o Campeonato Brasileiro sub-20. O jogo de estreia é Corinthians e Grêmio, no Pacaembu. Narração de Cledi Oliveira e comentários de Zé Elias. A rodada cheia acontece na quarta. E na quinta, a emissora mostra Flamengo e Vitória. O torneio é um dos celeiros do futebol brasileiro. Os canais ESPN adquiriram o torneio com exclusividade.

Champions League
A  equipe dos canais ESPN escalada

cobrir  a decisão da UEFA Champions League já está na Europa. São 20 profissionais espalhados entre Barcelona e Berlim (local da final). O jogo entre Juventus e Barcelona acontece no sábado, às 15:45, horário de Brasília. Em Berlim, já estão Paulo Andrade, Paulo Calçade, Mauro Cezar Pereira, Alex (ex-jogador), Mendel Bydlowski e João Castelo Branco. Juan Pablo Sórin está em Barcelona com Tiago Arantes acompanhando os preparativos do time espanhol para a final. Eles transmitiram no sábado, com exclusividade, a final da Copa do Rei da Espanha. Essa será a despedida dos canais ESPN, uma vez que a partir da próxima edição os direitos exclusivos para a tv fechada serão do Esporte Interativo.


 Pensando no futuro...
E já nesta segunda, com a equipe na Europa, começou o planejamento da próxima temporada. Sem a Champions League, a ESPN colocará toda a estrutura para cobertura da Liga Europa. Com os direitos adquiridos, a ideia é dar um tratamento especial ao torneio com transmissões de mais jogos e, muitos, in loco. Times tradicionais como Sevilla (atual campeão), Liverpool e alguns eliminados da 1a fase da Champions League participarão do torneio.

Sem direitos de transmissão, Portal Terra deixa de transmitir jogos

Após transmitir pela internet a final da Liga Europa, na última quarta-feira, 27, o Terra encerrou sua parceria com a UEFA. Ao longo de três anos, o portal transmitiu ao vivo mais de 600 jogos da competição, a segunda mais importante do continente, mas o acordo entre as partes não foi renovado. Liga-europaA partida entre Dnipro e Sevilla contou com a narração de Fábio Salomão e comentários de Celso Paiva, o “Casinha”. O repórter Rodrigo Trindade, que fazia a cobertura em textos para o portal, esteve em Varsóvia, local da partida. A equipe se envolveu na maioria dos jogos transmitidos pelo portal. “Reforçamos que o esporte se mantém como um dos pilares de conteúdo do Terra”, declarou a empresa, em nota. Nesta segunda, 1º, o site iniciou a cobertura da Copa América, que será realizada no Chile, envolvendo 25 profissionais, inclusive repórteres in loco. Mesmo sem exibir os jogos, o foco é produzir conteúdo ao vivo, entrevistas, fotos, vídeos, comentários dos estúdios e o minuto a minuto das partidas. Em programa diário, ancorado por Salomão, a partir das 12h, a reportagem mostrará a preparação do Brasil e das outras equipes. A atração contará com apoio de Leandro Miranda e André Naddeo. Além do futebol, a direção do Terra anuncia que já está se preparando para os Jogos Panamericanos de Toronto e as Olimpíadas do Rio de Janeiro.