Pular para o conteúdo principal

Demissão em massa e mudança na programação da Rádio Estadão

A redação ficou  vazia após
o anuncio das demissões
Conforme antecipado na semana passada, a Rádio Estadão muda a partir de hoje a  sua programação. A direção da emissora  convocou os funcionários por email no final de semana para reunião  que aconteceu agora pela manhã, segue email: 
"Caro, Na próxima segunda-feira, realizaremos uma Reunião Geral de Alinhamento da Rádio Estadão, ocasião em que abordaremos nossos resultados e a evolução do negócio.
Para tanto, solicito  sua presença na sede do Estadão – prédio administrativo, 6o andar – na Sala Cecilia Mesquita, às 9 horas da manhã de segunda, dia 05 de outubro. Sua presença será muito importante. Obrigado - Acácio Costa".
Na reunião o que muitos infelizmente esperavam aconteceu....  a maioria dos funcionários da rádio foram demitidos, alguns com registro em carteira, e outro Pessoas Jurídicas: Geraldo Nunes (grande profissional e um dos poucos remanescente da rádio Eldorado), Roxane Ré, Sergio Quintella ( no ano passado foi o único repórter que conseguiu entrevistar o Roger Abdelmassih - médico foragido da polícia e esse ano entrevistou também com exclusividade Andreas Von Richthofen), Vinícius França, Weber Lima , Marcel Naves,  entre outros bons  e competentes profissionais deixaram a emissora em virtude  do remanejamento, ou  se preferir falta de competência administrativa. Segundo relatou um funcionário ao blog que pediu anonimato, o que mais revoltou foram as explicações da "chefia" e  teve até bate boca no comunicado coletivo. Esse funcionário afirmou também que em dezembro novas demissões devem ocorrer e que muitos dos demitidos temem não receber corretamente suas respectivas rescisões de contrato.  Pra se ter uma ideia do tamanho das demissões, ficaram apenas 13 pessoas, sendo 10 jornalistas e 3 chefes, quando a emissora chegava a ter mais de 70 funcionários em seu quadro. A falta de respeito atingiu também os ouvintes pois acreditem, há nove rodadas do fim do campeonato brasileiro e na reta final da Copa do Brasil,  os poucos funcionários do departamento esportivo foram também dispensados.
Além das demissões ou se preferir remanejamento ou mudança de postura, O Grupo Estado que se gabou em investir milhões de reais nos últimos cinco anos diminuiu drasticamente seu quadro de funcionários no jornal "O Estado de São Paulo" em 31 de outubro de 2012 encerrou as atividades do Jornal da Tarde após 46 anos,   e esse ano vendeu o seu canal em amplitude modulada para a igreja da Graça, a direção mesmo assim segue negando a venda do canal em frequência modulada.
Durante a reunião com jornalistas, radialistas e operadores o diretor Acácio Costa, que promoveu mudanças e demissões em várias outras emissoras por onde passou declarou estar  com o "coração partido" ao ler o nome dos poucos funcionários que iriam permanecer.   A jornalista Paula Marinho, que é muito bem relacionada com seus subordinados continua na chefia, mas perdeu a grande oportunidade de ficar em silêncio, ao pedir a palavra tentar justificar  a situação, Paula sem querer  acabou quebrando o gelo diante de um clima tenso ao afirmar  que infelizmente as demissões foram antecipadas em virtude do vazamento de informações  e aproveitou para "culpar" esse blog e seu editor. Fato é claro que gerou risos e piadas entre os funcionários demitidos. 
O Sindicado dos Jornalistas do Estado de São Paulo já está a par das demissões e deve se manifestar de forma oficial ainda hoje.

Segue a nota oficial do Grupo Estado. 

Com o "coração partido", o diretor Acácio Costa
 anunciou as demissões na emissora
A partir de hoje A Rádio Estadão (92,9 FM) estreia nova grade de programação a partir de hoje, segunda-feira (5). O jornal matutino “Estadão No Ar Primeira Edição” ganha mais uma hora de exibição e vai ao ar entre 6h e 10h, de segunda a sexta-feira, com os âncoras Haisen Abaki e Alessandra Romano e um time de colunistas formado por Eliane Cantanhêde, Sonia Racy, José Roberto Mendonça de Barros, Alexandre Garcia, Luiz Antonio Prósperi, Gustavo Loyola, Paulo Saldiva, coronel José Vicente, entre outros. A partir desse horário, a emissora mesclará notas informativas e música de boa qualidade ao longo do dia. Às 20h, entra no ar o “Estadão Noite”, um programa musical com 4h de duração. “Essa é a nova estratégia da Rádio Estadão para oferecer ao público qualificado paulista uma combinação única de informação e música de qualidade, ocupando assim um posicionamento diferenciado de todas as demais FMs”, diz Acácio Costa, diretor geral da emissora do Grupo Estado.


Muitos ouvintes  foram pegos de surpresa, e fizeram questão de registrar sua revolta na página oficial da emissora no Facebook.
Janaina Lima: "Se é para ouvir músicas colocamos na Rádio Eldorado ( outra emissora do Grupo) , certo? A diferença da Estadão eram os programas e apresentadores...Agora está mais para qualquer FM por aí".  A ouvinte Palma Polese escreveu: Lamentável........Infelizmente lamentável. Uma verdadeira falta de respeito para conosco. Por mim: Conduta desaprovada. e por aí seguiram outros comentários negativos.

atualização 15 horas

Foto: Comunique-se

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul