Pular para o conteúdo principal

Ondas Curtas - edição 66

*  Depois da bem sucedida  "Cadeia Verde e Amarala" na Copa América, a direção das rádios do Grupo Bandeirantes  fez o que estava em planejamento desde o começo do ano. Promoveu mudanças no quadro de funcionários  e levou a integração da tv para as rádios de forma definitiva.  A ordem  agora é a de utilizar os funcionários nas mesmas funções em todas as rádios, com raríssimas exceções como a do narrador  José Silvério por exemplo, comentaristas, produtores  e repórteres  não serão exclusivos de determinada emissora, Bernardo Ramos que é  locado na Bradesco Esportes passa a dividir as funções de coordenador de um novo núcleo com Ricardo Capriotti. E infelizmente  a ordem é de não contratar ninguém, e sim promover o rodízio dos funcionários do Grupo.

* Esse é o momento das empresas de comunicação apostarem em estagiários, trainees e recém formados. Cabe ao  Sindicato de cada categoria fiscalizar se não há abuso no preenchimento de vagas.


*  Todos os funcionários da ESPN estão liberados para participarem de programas esportivos de rádio de outras emissoras, isso já aconteceu com vários integrantes que inclusive já receberam convites, mas por causa da prioridade e  dos canais  ESPN e do tempo foram obrigados a recusarem o retorno ao dial. Diga-se que  foi louvável  a atitude da  direção da emissora não demitir os jornalistas com o fim do projeto de rádio. Que continue assim.

* Ainda não dá pra divulgar, mas um  atleta campeão do mundo que inclusive já encerrou a careira de jogador, deve confirmar a sua volta aos gramados no mês que vem. Problemas judiciais fizeram o jogador repensar a sua aposentadoria.


* O jornalista Alexandre Praetzel que recentemente deixou a Rádio Bandeirantes, mas ainda trabalha no Grupo seria um ótimo reforço em qualquer emissora de São Paulo. O exemplo mais  recente foi  do jornalista Mauro Beting,  profissional digno e  competente que caiu como uma luva na Jovem Pan.

Há meses a Rádio Estadão aboliu  a reportagem em transmissões de jogos, a equipe segue com âncora, narrador e comentaristas em duas  transmissões esportivas semanais. Vai entender, a transmissão que antes não tinha narrador, agora não tem repórter. 

*  Acontece em um mês o curso de jornalismo esportivo do Dominou, que é um braço do Portal Comunique-se.  Com 50 horas aula, o curso   é voltado para estudantes de diversas áreas, alunos de rádio e tv e jornalismo, além de radialistas também.  Saiba mais do curso de narração e reportagem  através do site http://www.cursodejornalismoesportivo.com.br/   

* Depois do twitter, Facebook, Instagram e whatsapp, agora a moda no rádio e também na tv e o Perescope ( ferramenta que transmite em vídeo em tempo real). Para a tv até que é uma boa sacada para segurar a audiência no intervalo e também em outras ações para prender o telespectador. Em minha opinião o Perescope vai ser mais um tiro no combalido rádio. E  mais um "viva" para os gênios  que caem de paraquedas em funções que não estão preparados para exerce-las.


Começo da série: " Esqueça o que você aprendeu sobre jornalismo"

Capítulo  1

Professor Pardal

Começo dos anos 2000, sala de reunião de uma importante emissora de rádio em São Paulo.  Na sala de reunião grandes comunicadores de uma equipe líder de audiência.  Era a apresentação do novo chefe de esportes que  tinha muita experiência na mídia impressa. A ordem era expressa:
"Ninguém poderia faltar", repórteres deixaram de ir aos treinos da tarde para a apresentação do novo "chefe mor". Depois da apresentação e um currículo realmente muito bom veio a sinceridade ao extremo.
" Olha gente, rádio eu só sei que tem colocar pilha ou na tomada para funcionar ". declarou o chefe. Todos na mesa de reunião ficaram assutados com tal declaração e com o passar dos anos ele teve carta branca, desmontou a equipe e a rádio com suas "mirabolantes" decisões de revolucionar o rádio esportivo, e o pior... fez sucessores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul