Pular para o conteúdo principal

O Rádio e seu imenso ponto de interrogação

Há anos venho destacando aqui nesse espaço a queda de audiência, de faturamento e principalmente de qualidade do meio rádio.   E a cada novo evento  como a Copa América por exemplo, observamos que as exceções nos grandes centros vão diminuindo e  não preenche uma mão sequer  o número de emissoras que conseguem se destacar na cobertura do evento, afinal os direitos de transmissão são caros, alguns afirmam que passam de cento e vinte mil reais que são parcelados, e esse valor é só para transmissão de rádio, se quiser transmitir na internet  os valores podem passar dos 70 mil reais após a conversão do dólar. Quando é feita a soma com a despesa por pessoa para cobrir o evento a conta assusta até os grandes grupos de comunicação. Por isso, poucos profissionais foram enviados para o Chile ( abaixo lista ). Mas será que vale a pena investir  na cobertura desse evento? E se a emissora não fizer vai prejudicar o conteúdo e a marca da emissora? E se virar rede perde a identidade?  Vale a pena investir na seleção brasileira diante de tantos desgastes com o torcedor?   São várias as perguntas   que a direção e principalmente o departamento comercial  fazem antes de tomar uma decisão, e a decisão pode pesar quando o carro chefe da emissora é a notícia, é o futebol. 
Pesquisas que definem o público alvo podem ajudar, todos sabem que  ouvir a transmissão com a equipe local pesa a favor, se tiver um sotaque diferente do habitual ou uma voz desconhecida naquela transmissão o ouvinte  tem grande chances de optar pela troca de emissora. Arriscar em colocar um narrador de uma praça, o comentarista de outra e o repórter in loco  pode ser arriscado tanto para a emissora  quanto para gosto de quem ouve. Fazer tudo off-tube com e não tomar cuidado com o som local é dar tiro no pé, a qualidade da transmissão com certeza será questionada. Optar em não fazer a cobertura arranha a identidade  jornalística da emissora, pois para o ouvinte pouco importa se a seleção  está jogando bem ou ruim, ele quer ouvir o jogo, o comentarista, o clima etc.... Duro mesmo é ouvir no momento em que a seleção está em campo assuntos como handebol  ou a preparação da equipe de judô para o Pan-Americano, ignorar a competição  no domingo, dia mais importante do futebol é algo triste, digno dos atuais "gênios"  que como um câncer vão matando lentamente o já combalido rádio.  A chamada economia burra se encaixa no atual momento, mas mesmo assim vamos torcer por dias melhores e Viva o Rádio!


Levantamento  feito pelo colega Edemar Annuzeck com a a lista dos profissionais e emissoras brasileiras que estão cobrindo a Copa América no Chile: 

RÁDIO ITATIAIA - NARRADOR MILTON NAVES – COMENTARISTA LÉO FIGUEIREDO – REPÓRTER WELLINGTON CAMPOS E BRUNO AZEVEDO E O DIRETOR DONO DA RÁDIO CLÁUDIO RIBEIRO.
RÁDIO VERDES MARES DE FORTALEZA: NARRADOR KAIO CEZAR – COMENTARISTA PAULO CEZAR NORÕES – REPÓRTER RICARDO MORA – TÉCNICO ALTEVIR MOSSORÓ.
RÁDIO CLUBE DO PARÁ: NARRADOR VALMIR RODRIGUES – REPÓRTER PAULO FERNANDO 
RÁDIOS COM REPÓRTERES:
METRÓPOLE DE SALVADOR – REPÓRTER RENATO LAVIGNE –M MARINHO JUNIOR E SALOMÃO BATISTA. 
RÁDIO TRANSAMÉRICA DE SÃO PAULO – IVAN DRAGO 
RÁDIO GAÚCHA – JOSÉ ALBERTO 
RÁDIO GLOBO SÃO PAULO/RIO – RAFAEL MARQUES 
RÁDIO TUPI DO RIO DE JANEIRO – WILSON PIMENTEL 
RÁDIO MANCHETE DO RIO DE JANEIRO - OSIRES NADAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul