quarta-feira, 28 de maio de 2014

Do rádio para a TV, Vem aí Chuchu Beleza com Felipe Xavier na TV Gazeta

Xavier, Bonfá e Bianchi, os So
brinhos 
do Ataíde, em foto dos anos 90
Felipe Xavier iniciou a carreira no rádio a convite do também humorista Marco Bianchi. Na época, Felipe cursava arquitetura na Universidade de São Paulo. Passou a apresentar, juntamente com Marco Bianchi e Paulo Bonfá, o programa Rádio Alegre na Rádio USP FM em 1991. Em 1995, o trio foi então contratado para apresentar um programa humorístico na Rádio 89 FM: Os Sobrinhos do Ataíde, programa que marcou época e alavancou a carreira dos humoristas que posteriormente apresentaram o programa Bola Fora, na TV Bandeirantes. Depois trabalhou na Jovem Pan, onde apresentou os programas "Homem-Cueca", "Boca Cheia" e "Selig",  MTV  com o clássico Rock & Gol , Rádio Mix FM, onde começou o quadro de humor "Chuchu Beleza" e depois voltou para a Jovem Pan, onde segue fazendo seu ótimo humor o quadro Chuchu Beleza, também é vendido o para outras rádios do Brasil.  E a partir do próximo dia 1º personagens como:  Cigana Catita, Dr. Pimpolho, Homem Cueca e Rick du Boio, entre outros, vão ganhar vida na estreia do programa na TV Gazeta de São Paulo. O programa  irá ao ar todos os domingos, às 20h, além de Felipe, os roteiristas Ricardo Grynszpan e Felipe Mazzoni serão as estrelas da atração em um bate-papo sobre notícias e situações do cotidiano. Segue chamada do programa: 

Foto: Eduardo Albarello- Veja SP

Transamérica lança Hotsite para a Copa do Mundo

A Rede Transamérica de Comunicação, acaba de lançar um hotsite exclusivo dentro do portal transanet.com.br para complementar a vasta cobertura jornalística que fará durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. Com o endereço:  transanet.com.br/copadomundodafifa.
Todos os jogos e os preparativos das seleções serão acompanhados pela equipe da Transamérica sob o comando de Eder Luiz na internet e no rádio. No hotsite, os ouvintes vão encontrar a tabela de jogos do campeonato, notícias, informações sobre os estádios oficiais, histórias e curiosidades de todas as edições do evento, além de matérias e fotos da equipe de reportagem da emissora no mundial. Os jornalistas Ivan Drago, Marco Bello, Leandro Boudakian, Guilherme Lage e Thomaz Rafael serão os colunistas do portal e contarão aos ouvintes as suas experiências nos bastidores e na cobertura da maior competição internacional de futebol. O hotsite contará ainda com imagens exclusivas da Associated Press (AP), uma das agências de notícias mais importantes do mundo.

Canais ESPN exibem “Maracaná”, documentário com a visão uruguaia da Copa do Mundo de 1950

O documentário, “Maracaná”, lançado no início deste ano para 10 mil pessoas no Estádio Centenário, em Montevideu, é o primeiro filme uruguaio sobre a final da Copa do Mundo de 1950. Sebastián Bednarik e Andrés Varela viajaram para diversos países em busca de imagens inéditas daquele Mundial. Acabaram encontrando no quintal de casa diversos registros, na Cinemateca Uruguaia, entre eles imagens produzidas por Milton Rodrigues, irmão do escritor Nelson Rodrigues. “Maracaná” mostra os dois finalistas, e suas expectativas para aquele jogo fatídico para os brasileiros. Os diretores também não deixam de mostrar como, muitas vezes, a política se apropria do esporte para atingir seus objetivos. Como dizem os diretores ao definir o filme, “’Maracaná’ é uma metáfora da manipulação das pessoas através do esporte e da vontade dos indivíduos de tentarem serem dignos além de todas as forças contrárias”. 
Serviço: 
“Maracaná”, documentário com a visão uruguaia da Copa do Mundo de 1950
na ESPN Brasil 28/05 - quarta-feira, às 18h na ESPN 29/05 - terça-feira, às 00h na ESPN 29/05 - terça-feira, às 05h na ESPN

Fim de Expediente com plateia recebe Irene Ravache

Na sexta-feira, dia 30 de maio, o Fim de Expediente terá mais uma edição especial, com plateia, direto do Teatro Eva Herz, em São Paulo. O trio de apresentadores formado pelo ator Dan Stulbach, pelo escritor José Godoy e pelo economista Luiz Gustavo Medina recebe a atriz Irene Ravache. 
Serviço: 
Teatro Eva Herz - Livraria Cultura Endereço: Avenida Paulista, 2073 São Paulo - SP Data: 30/05/2014 Horário: 18h * As senhas serão distribuídas com uma hora de antecedência, às 17h. 

Rádio Eldorado estreia Playlist do Ouvinte

Especialista em preparar sequências musicais que se tornam trilha sonora para sua audiência durante o dia. Mas para compartilhar o bom gosto musical dos “melhores ouvintes”, a emissora lança, nesta sexta-feira (30), o Playlist do Ouvinte. O novo programa possibilitará à audiência montar suas playlists para tocar durante a programação. Quem ouve a rádio, pode enviar lista dez músicas para a produção da nova atração pelo e-mail radioeldorado@estadao.com, com nome completo e telefone. As sequências vão ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 12h15. O Playlist do Ouvinte – e toda a programação da emissora –, além da rádio, poderá ser ouvido pelo Território Eldorado (www.territorioeldorado.com.br) e pela própria fanpage, que disponibiliza player ao vivo.

Grupo Bandeirantes divulga cadeia verde amarela

As emissoras do Grupo Bandeirantes de Rádio começaram a divulgar a campanha com os nomes dos profissionais do Grupo que vão trabalhar nas transmissões dos  jogos da Copa do  Mundo de Futebol que acontece  a  partir do dia 12 de junho. Na voz de Beto Hora, a chamada da Rede Verde e Amarela está sendo veiculada várias vezes ao dia em todas as emissoras do grupo, e promete ser a maior do gênero em todo território brasileiro. Formada pelas rádios: Bandeirantes, BandNews FM, Band FM, Nativa FM, Sulamérica Trânsito e Bradesco Esportes FM, que se espalham pelo Brasil em mais de 350 emissoras.
A Rede Verde e Amarela A Rádio Bandeirantes formou a Rede pela primeira vez na Copa do Mundo de 1958 realizada na Suécia, e a experiência foi retomada na Copa das Confederações 2013, agora com o reforço da BandNews FM e da Bradesco Esportes FM – e suas respectivas afiliadas em todo país. 

Rádio Fanática define equipe para o Mundial

De 2 de junho a 2 de julho, volta ao ar a Rádio Fanática. A emissora, que já havia operado durante a Copa das Confederações, desta vez fará a cobertura da Copa do Mundo, trazendo debates, comentários e informações úteis. A iniciativa faz parte do projeto multimídia Liga dos Fanáticos e funcionará na frequência AM 1.120 em Porto Alegre e na web. A produção de conteúdo terá a participação de uma equipe de 13 estudantes de Jornalismo, comandada pelo coordenador de esportes da Rádio Gaúcha, Rafael Cechin. A seleção dos participantes foi feita em faculdades de Comunicação de Porto Alegre e teve também candidatos de fora do Estado. Foram selecionados para o projeto os acadêmicos Ana Lívia Monção, Carolina Oliveira, Cauan Biscaia, Eric Raupp, Felipe Braun, Gabriel Correa, Guilherme Macedo, João Praetzel, Laura Frajndlich, Manoela Tomasi, Marina Krapf, Nicolle Manduré e Rafael Moraes. Os principais critérios de seleção avaliados foram a boa capacitação para trabalhar em radiojornalismo esportivo, interesse pelo maior evento do futebol mundial e fluência em idiomas estrangeiros. O estúdio da Rádio Fanática ficará localizado no segundo andar do Bar dos Fanáticos, o Boteco Natalício do bairro Moinhos de Vento. Ponto de encontro oficial da Liga dos Fanáticos na Capital gaúcha, o estabelecimento pretende ser o local ideal para curtir com os amigos, colocar a conversa em dia e se atualizar sobre o mundo do futebol. Com foco no público formado por turistas, a programação será em espanhol e inglês, com apenas algumas atrações em português. Cada idioma será utilizado de acordo com as seleções que estiverem na Capital gaúcha para os jogos.

Exposição Espanha - Brasil: Unidos pela mesma paixão"

Exposição Espanha – Brasil: “Unidos pela mesma paixão” que acontece entre os dias 4 de junho e 13 de julho em São Paulo e entre 11 de junho e 13 de julho em Curitiba, além de reunir um grande acervo com informações turísticas, gastronômicas, esportivas e sociais da Espanha, homenageará grandes jogadores brasileiros que atuaram no país, atual campeão do mundo de futebol. Em toda a história, cerca de 260 atletas brasileiros jogaram em clubes da Espanha, muitos deles fizeram história e são ídolos até hoje. Conheça os jogadores homenageados: Nenê, Denílson, Diego Ribas, Djalminha,   Edmílson , Eduardo César,  Evaristo de Macedo, Ewerthon,  Filipe Luís,  Fernando Baiano,  Luís Fabiano, Mauro Silva,  Roberto Carlos,  Ronaldo  Nazário, Belletti e  Sylvinho. 
Serviço: 
Exposição “Espanha - Brasil: Unidos pela mesma paixão” - Data: de 4 de junho a 13 de julho de 2014. Local: Instituto Cervantes. End.: Avenida Paulista, 2439 – Bela Vista – São Paulo. Horário: de terça a sexta, das 14 às 21h e sábado, das 8h às 15 horas.
Em Curitiba
Data: de 11 de junho a 13 de julho de 2014. Local: Memorial de Curitiba - Salão Paranaguá, 1º andar. Horário: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h; Sábados e domingos, das 9h às 15h. End.: Rua Claudino dos Santos, 79 – Curitiba – PR.

Mais de 50 profissionais deixam a equipe da TVE e FM Cultura

A partir desta quarta-feira, 28, a Fundação Piratini deixa de contar com o trabalho de 54 funcionários, contratados em regime emergencial. Publicados no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 27, os desligamentos devem impactar nas programações da TVE e da FM Cultura, que passarão a operar com uma equipe de 200 profissionais, sendo 33 jornalistas e 10 estagiários. Conforme a Fundação, ainda não é possível detalhar quais programas sofrerão alterações. Algumas atrações têm edições gravadas e outras poderão ser reprisadas. Em abril, um projeto de lei chegou a ser encaminhado pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa, buscando prorrogar os contratos emergenciais. A intenção, segundo a Fundação, era impedir a formação de uma lacuna entre a saída dos profissionais em cargos emergenciais e a nomeação dos aprovados no concurso público em andamento. Na pauta do Parlamento gaúcho desde 6 de maio, a proposta não chegou a ser avaliada pelos deputados, devido ao trancamento da pauta. A homologação do processo seletivo que preencherá 98 vagas nas emissoras está prevista para 4 de junho. De acordo com a Fundação, a convocação dos aprovados ocorrerá imediatamente.

TV Câmara lança documentário sobre a construção do Estádio Nacional de Brasília

Vista aérea do Estádio Nacional de Brasília
em junho 2013
O documentário retrata todas as etapas mais importantes da construção, oferecendo ao telespectador uma noção da grandeza da obra do estádio, que consumiu cerca de R$ 1,4 bilhão e se tornou o estádio mais caro do País. Além da obra, Mané de Brasília mostra como a sociedade reagiu aos gastos públicos com os preparativos para a Copa do Mundo. Na etapa final, o filme acompanha o protesto que reuniu centenas de pessoas e foi reprimido pela Polícia Militar. 
Histórias 
Em dois anos de gravação, várias histórias se entrelaçaram. Uma delas é a de Eduardo de Castro Mello, arquiteto responsável pelo projeto. Ao lado do pai, o também arquiteto Ícaro de Castro Mello, Eduardo participou da construção do antigo estádio Mané Garrincha, que foi demolido para dar lugar à nova arena. Elzi Araújo é outra personagem do documentário. Técnica de segurança responsável por um batalhão de trabalhadores, a operária sintetiza o anseio de milhões de brasileiros que esperam que a Copa seja um fator de melhoria em suas vidas. A TV Câmara ouviu ainda várias pessoas que criticaram a decisão do Governo do Distrito Federal de investir aproximadamente R$ 1,4 bilhão nas obras do estádio, considerado o mais caro do País. 
Foto: Portal da Copa