sexta-feira, 27 de junho de 2014

Rede Transamérica se destaca como uma das maiores redes de rádio do Brasil e do Mundo

A Rede Transamérica não para de crescer, entre emissoras próprias, retransmissoras e repetidoras, possui hoje números expressivos no mercado de radiodifusão do pais. São mais de 68 emissoras espalhas pelo Brasil, atingindo mais de 2.448 municípios ou cerca de 70% do território brasileiro. Nesse período de Copa do Mundo a emissora chega a transmitir jogos da seleção brasileira para 79 emissoras. Segundo levantamento da própria Transamérica, a Rede atinge cerca de oito milhões de ouvintes/mês. Lembrando que também é ouvida em solo japonês via "Transamérica Internacional", nas frequências 76.1Mhz em Tokyo, 79.5 Mhz em Nagoya,79.9 MHz em Hamamatsu e 83.0 MHz em Toyohashi, nos Estados Unidos a Transamérica  está presente desde fevereiro desse ano, mês de  inauguração da frequência 1570 AM (digital) em Boston, Massachussetts. E toda essa história começou há 41 anos com a primeira emissora, a Transamérica Recife 92,7 Mhz, inaugurada em 22 de agosto de 1973, um dia depois foi a vez da Transamérica São Paulo com o tradicional prefixo  100,1 Mhz, São Paulo é inclusive a emissora sede da Rede de Rádio. Um dos melhores momento da emissora em São Paulo, foi sem dúvida entre o final da década de 80 e começo de 90, nesse período foi líder imbatível, e seu tradicional sinal eletrônico de hora certa dava eco na cidade. Com o início das transmissões via satélite, na década de 1990, a Transamérica tornou-se a primeira rede de rádios FM a gerar sua programação ao vivo simultaneamente para várias localidades. No final da década de 1990, a Transamérica implementou uma estratégia inédita de crescimento e revolucionou o mercado de radiodifusão, com o lançamento de formatos diversificados de programação, transmitidos via satélite para públicos distintos. A programação passou a ser dividida entre as vertentes: POP, Hits e Light. 
POP: Dirigida ao público jovem, das classes socioeconômicas A, B e C, de 20 a 34 anos, hoje possui 54 emissoras. 
HITS: Apresenta uma programação eclética, voltada ao segmento popular, atingindo uma faixa etária mais abrangente, dos 15 aos 39 anos, conta hoje com 13 emissoras. 
LIGHT: Voltada ao público adulto e contemporâneo. Leva ao ar uma seleção especial da música internacional e da MPB, além de um jornalismo ágil. A Transamérica Light possui estúdios em São Paulo e Curitiba, porém não transmite na região paulista (apenas na Grande Curitiba, onde está na frequência 95,1 MHz). Sendo portanto 68 emissoras no total.
Com a programação voltada ao entretenimento musical, informações jornalísticas, prestação de serviços e transmissões esportivas, a Rede Transamérica de rádio consolida a sua marca como uma das principais emissoras do Brasil.

 Ranking das maiores Redes de Rádio do Mundo edição 2014 
Informamos que a emissora não apareceu no ranking das maiores redes de rádio do mundo, pelo fato do levantamento computar somente a Transamérica POP, mas com a atualização de toda rede, antecipamentos que na pesquisa de 2014 dos dados apurados da pesquisa, a emissora fará parte do novo ranking que vai contar com as 10 maiores redes de rádio do mundo, sendo que em frequência modulada (FM) é a primeira do país.