segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ondas Curtas - 52

* Nesta segunda-feira, dia 14, a partir das 20h, A CBN vai transmitir o programa "Quatro em Campo" direto do Museu do Futebol em São Paulo. A equipe vai debater entre outros assuntos as finais dos campeonatos estaduais e os preparativos para a Copa do Mundo. O convidado especial do programa e será Alessandro, ex jogador doCorinthians. Serviço: Quatro em Campo no Museu do Futebol - Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu - Os ingressos poderão ser retirados no local, a partir de 19 horas


* Durante o 2º Seminário de Mídias Sociais, realizado pelo Portal Comunique-se,  o Diretor de Jornalismo da ESPN João Palomino, confirmou a parceria entre a ESPN e o UOL. Desde semana passada a parceria está no ar. Segundo Palomino, o intuito é aumentar o acesso do site, e isso já foi alcançado logo na primeira semana.
Ainda no evento o "chefão" da emissora foi novamente perguntado sobre a demissão do comentarista Flávio Gomes que no twitter ofendeu torcedores do Grêmio no ano passado. Palomino, afirmou que o caso da demissão de Flávio Gomes, foi a mais difícil de sua carreira como gestor, e para muitos a afirmação de que se arrependeu de demitir Flávio Gomes causou espanto. Mas, logo  tratou de completar a frase:  " Me arrependi de demiti-lo sim, pois antes disso acontecer foram pelo menos seis conversas falando de como o jornalista deveria se comportar  nas redes sociais. Se soubesse que ia acontecer toda essa repercussão, tinha demitido o Flavinho antes".


* Um dos destaques na cobertura da final do Campeonato Paulista, foi o fato da Jovem Pan ter utilizado três comentaristas no jogo entre Santos e Ituano. Além de Flávio Prado e Fernando Sampaio (no estúdio), A direção teve ótima ideia de colocar um terceiro comentarista nessa partida tão importante. Coube ao bom e jovem Felipe Mota, comentar o jogo  na cabine ao lado do narrador  Nilson César (veja foto) .  Foi um show de transmissão com  um entrosamento muito bom da equipe que também nas reportagens: Wanderley Nogueira, Luis Carlos Quartarollo, Fabio Seródio e Fredy Junior. O intervalo e pós jogo ficou por conta de Oliveira Andrade e Vander Luiz comandou o tradicional Plantão Esportivo da Pan. 


* Com experiencia nas principais emissoras do Rio de Janeiro, o comentarista Ronaldo Castro, da Bradesco Esportes, merecidamente é hoje um dos principais comentaristas do rádio esportivo do carioca.


* O narrador Silva Júnior da Rádio Globo de São Paulo, foi muito bem em sua estreia no canal Fox Sports. Silva narrou seis gols na vitória do Napoli por 4 x 2 contra o Lazio, (veja aqui)


* Falando em Fox Sports, o canal está preparando uma literalmente grande novidade. O canal vai colocar nas ruas uma unidade móvel que irá percorrer sedes durante a copa do mundo. Quem viu o projeto garante que no Brasil não vai ter nada igual, o veículo/estúdio tem tem tecnologia de ponta que vai deixar  todos  abismandos.



* O clima entre os repórteres e chefia na Globo de São Paulo continua ruim. Depois da Copa do Mundo o setor pode ter novidades. 


* Um grande repórter que tem no curriculo várias coberturas internacionais e portanto muita bagagem, está prestes a voltar ao dial. Se tudo der certo, ainda  essa semana a emissora vai acertar os detalhes e contratar o profissional. Tomara que dê certo.


* Com a ida de Sérgio Patrick para Nova Yorque,o experiente e ótimo jornalista Ricardo Capriotti, já assumiu o comando do departamento de esportes da Rádio Bandeirantes. 


* Vale a pena destacar o trabalho de algumas rádios web segmentadas em São Paulo, por exemplo: Web Lusa, Rádio Verdão, Coringão e Web Rádio Mooca, (que transmite jogos do Juventus). Dois integrantes dessa equipes estão trabalhando na mesma emissora física, estão narrando na  Rádio Difusora de Osasco, Gomão Ribeiro (Web Lusa) e Raony Pachecho (Web Mooca).   A importância dessas emissoras no Brasil é muito grande, pois jovens talentos que não encontram espaço nas emissoras físicas, vão se destacando e muitas vezes treinando nas webs, enquanto a tão aguardade oportunidade em uma emissora física não aparece.


A Transamérica vai realizar  a partir de hoje uma ação de marketing de relacionamento com alguns dos principais anunciantes da Rede Transamérica de Comunicação. O evento vai acontecer a bordo de um cruzeiro pela costa brasileira, os clientes  terão várias opções de lazer e entretenimento exclusivas. Entre as principais atividades destaca-se o “Fórum sobre Futebol”, comandado por Eder Luiz,  e contará com as participações dos jornalistas Oswaldo Maciel, Márcio Bernardes, Paulo Roberto Martins e Marco Bello, além do convidado especial, o ex-jogador Edílson “Capetinha”. Durante o fórum, ocorrerão amplos debates sobre futebol e seu impacto nas atividades econômicas para as diferentes categorias de produtos e serviços patrocinadores da emissora.  O cruzeiro  terá duração de  4 noites.


* O jornalista Weber Lima comemorou um ano na Rádio Estadão. Além de comandar o noticiário esportivo na emissora, Weber também ancora as jornadas esportivas ao lado de ex-jogadores como Veloso e Basílio. Uma fórmula diferente, mas que não disse ao que veio nesse primeiro ano, segundo a medição da audiência.  A equipe é boa, mas a direção da rádio é muito fraca.  


* Mais uma notícia triste para o rádio. A Rádio Brasil de Campinas, am 1270 Khz, encerrou suas atividades esportivas para os times de Campinas na semana passada. As transmissões a partir de agora serão somente através da Rede Jovem PAN SAT. No setor da "Equipe Campeoníssima" trabalharam: Claudinei Corsi, Livia Campos, Paulo Vitor Prado, Daniel Lessa, Jose Luiz Carbone entre outros. Nas redes sociais muita reclamação e um desabafo que chamou a atenção. O narrador Edmillson de Almeida escreveu: "O radio precisa ser devolvido aos profissionais. O radio virou "bico" para os amantes e desgosto para os profissionais. O veiculo foi tomado por interesses de meia dúzia, algumas entidade e políticos. O profissional foi colocado pra fora e marginalizado por aqueles que se acham senhores da razão". Parabéns ao profissional que trabalha na Rádio Bandeirantes e não teve medo de se expor nesse momento de solidariedade. Faço deles as minhas palavras. 


* A Super Rádio Tupi, líder de audiência no rádio esportivo no Rio de Janeiro confirma que a parceria com a Rádio Capital está mantida. Assim a parceira Tupi/Capital vai transmitir pelo menos 25 jogos do Mundial. Esse é o limite mínimo de transmissões de jogos que a FIFA exige que as 21 emissoras que adquiriram os direitos transmita durante o mundia entre 12/‎06 e 13/‎07. Nesse período a ESPN vai manter normalmente a sua programação esportiva na emissora. Menos é claro nos horários que tiver transmissões de jogos.  A ESPN bem que tentou adquirir os direitos e quebrar o contrato, mas não conseguiu. Alguns profissionais do canal que trabalham na rádio estão credenciados para a cobertura jornalística do evento.

* Com passagens pelas principais equipes esportivas de São Paulo Bandeirantes, Transamérica e Capital), além da Paiquerê de Londrina, o experiente jornalista Valmir Jorge, é um dos destaques na rádio Transcontinental de São Paulo, FM 104,7 Khz, lá ele está no comando do "Madrugando na Trans" que vai ao ar de segunda a sexta das 4 às 7 da manhã. Com o interessante slogan: " Tá chegando, tá saindo? Não importa, tá madrugando na Trans! 
A direção da emissora está comemorando os bons índices de audiência no horário. Além do programa, Valmir grava os boletins de esportes que vão ao ar durante a programação e com a galera divertida do "Café com Bobagem" das 18 às 20 horas.


* A Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul,  terá em breve a terceira emissora da Rádio Gaúcha fora da Capital. Com estreia marcada para 1º de junho, a afiliada transmitirá pela frequência 102.1 FM, hoje ocupada pela Atlântida FM, e contará com estúdios e profissionais nas cidades de Rio Grande e Pelotas. A Gaúcha Zona Sul irá oferecer produção local de conteúdo, em cinco edições diárias do Notícia na Hora Certa, intervalos comerciais e no blog Últimas Notícias Zona Sul.


* O Ministério das Comunicações divulgou que cerca de 80% das rádios AM de todas as regiões do país solicitaram ao Ministério das Comunicações autorização para migrar para a faixa de FM. O MiniCom recebeu um total de 1.386 pedidos de migração, em um universo que engloba 1.781 emissoras em todo o Brasil. Os dados fazem parte do balanço das sessões públicas realizadas em todas as capitais desde o dia 24 de março. As entidades que não participaram das sessões públicas ainda podem enviar os requerimentos para o MiniCom até o dia 10 de novembro. Mas, nesse caso, o pedido só vai ser analisado depois que a Anatel concluir os estudos de viabilidade técnica naquele Estado. ‎ 


* Abrindo o olho! O site Painel da Webrádio, está advertindo para eventuais transmissões na Copa do Mundo sem o devido direito adquirido, diante de algumas denúncias a FIFA se manifestou: baixo a resposta da FIFA a nossa reportagem: “Os direitos das rádios para a Copa do Mundo da FIFA no Brasil são tratados, no território brasileiro, pela Globo. No caso de uso não autorizado de qualquer direito de mídia, a FIFA, depois de consultar as partes interessadas, vai determinar a apropriada ação a ser tomada.”


* Esse também será o primeiro mundial onde a FIFA não irá permitir que as rádio coloquem durante a transmissão dos jogos o famoso e conhecido "texto foguete". Sendo assim, as emissoras terão suas janelas comerciais somente antes, no intervalo e após os jogos. A fiscalização também será rígida nesse sentido. Comerciais durante os jogos só dos patrocinadores oficias do evento.


* Parabéns   para a Federação Mineira de Futebol (FMF) que  homenageou o  ex-narrador Osmar Santos, ontem no Mineirão. Coube ao "Pai da Matéria",  dar o pontapé inicial na decisão do Campeonato Mineiro, chutando a "Gorduchinha", nome da bola fabricada pela Penalty, (empresa de material esportivo) Que atendeu o apelo popular e lançou uma edição especial da bola em virtude da Copa do Mundo.