quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Rádio Itatiaia lança projeto voltado de cobertura da Copa do Mundo em Belo Horizonte

 Alexei Vallerini, Carlos  Doné, Emanuel  Carneiro
 Bernardo Gardini e Bruno Bianchini são mentores do projeto
A Itatiaia FM 95.7 e 610 AM  de Belo Horizonte anunciou a criação do projeto Itatiaia Rádio Bar, projeto temático alusivo à cobertura que a emissora vai realizar para a Copa do Mundo. O bar temático da emissora será  inaugurado nessa quinta-feira dia 20 de fevereiro e está instalado no bairro Anchieta, na capital mineira. De acordo com as informações da emissora, a Rádio Itatiaia terá um custo de cerca de US$ 1,3 milhão, de acordo com o presidente da emissora, Emanuel Carneiro. A rádio é uma das emissoras que adquiriram os direitos de transmissão do torneio mundial de futebol organizado pela Fifa. Além cobertura para o mundial no Brasil, o empresário e a equipe estão envolvidos no projeto Itatiaia Rádio Bar. “Imaginamos fazer um bar temático. A Itatiaia não é proprietária. Ela cedeu os direitos do nome e topou para abrir um novo campo”, conta Carneiro. O diretor de mercado da rede Itatiaia, Carlos Rubens Doné, diz que o bar será inédito no Brasil. “Queremos oferecer ao ouvinte, ao público, não só a boa comida, mas a interatividade”, diz, animado. Com investimento de R$ 1,5 milhão, o Itatiaia Rádio Bar tem capacidade para 250 pessoas com 40 funcionários. A parte operacional do bar é dos sócios da operação – Alexei Vallerini e Bernardo Almeida Gardini. A Itatiaia entra com a programação, ideias, com a marca, comunicação visual e projetos comerciais. Na participação dos resultados do empreendimento, a Itatiaia vai receber royalties pela cessão do nome, mas a emissora não divulga o valor que será fixo e mensal. O gerente comercial da Itatiaia, Bruno Biachini, e Carlos Rubens Doné terão participação sobre o lucro. “Vamos ter cotas comerciais. Chamamos de embaixadores. A Net já foi a primeira cota que fechamos”, conta Doné, que já tem outros embaixadores em vista como montadora e cerveja. O estilo de cota escolhido é o chamado “naming rights” (direito sobre a propriedade de nomes), o mesmo que os estádios da Copa estão adotando com seus patrocinadores com a cessão de nomes. No caso do Itatiaia Rádio Bar, os valores das cotas vão de R$ 10 mil a R$ 70 mil. Por dentro do bar, Doné antecipa alguns detalhes. Mesas interativas com conteúdo – são quatro. “É só passar o celular e tem gols, jogos. Pode ter Cruzeiro e Atlético na mesa e outros esportes também”, diz Doné. O executivo conta que se o torcedor que é cruzeirense e quer ouvir um gol narrado pelo Alberto Rodrigues terá isso armazenado. O mesmo ocorrerá para as narrações do Atlético com Mário Henrique Caixa. “Passando o seu celular, vira a tela, encosta na mesa e copia o gol”. No espaço do estúdio palco, os frequentadores poderão assistir às transmissões e também a shows, stand-ups, palestras, mesas redondas. “Na mesa, se tem uma entrevista com os presidentes do Cruzeiro e do Galo, tem como fazer uma pergunta a eles, pois vai ter um estúdio no bar. Vai ter jogador lá também”, adianta.
História da emissora
Fundada pelo jornalista e radialista Januário Laurindo Carneiro em janeiro de 1952, na cidade de Nova Lima, a Rádio Itatiaia que recentemente completou  62 anos (20/01), é transmitida pelas frequências 610 kHz – AM e 95,7 MHz – FM, a Itatiaia é hoje é a principal emissora radiofônica do estado de Minas Gerais, e está entre as cinco mais importantes do Brasil. Conta com uma programação voltada para esportes, jornalismo, prestação de serviços e entretenimento. A história da Itatiaia é marcada pelo pioneirismo e compromisso com a verdade. Foi a primeira a implantar programação 24 horas, a utilizar satélite para transmissões internacionais, a transmitir Copas do Mundo e Olimpíadas com equipe própria e canal independente, além de transmitir sua programação ao vivo pela internet, por celulares e outros dispositivos móveis. A Itatiaia ganhou, por 16 vezes, o Top of Mind, premiação realizada pela Revista Mercado Comum em Minas Gerais, sendo a emissora de rádio mais lembrada no estado.
Fonte e Foto: O Tempo e Itatiaia