quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ondas curtas - 49

* A direção da Rádio Jovem Pan pediu que fossem gravados pilotos de  programas para a nova fase da emissora. Ao que tudo indica ainda esse ano as emissoras am e fm vão se fundir.  Isso já  ocorre com o Jornal da Manhã, Morning Show e jornadas Esportivas as quartas e domingos.  O único programa que tem garantia de permanecer na Pan 2 é o Pânico, sucesso absoluto há mais de 20 anos e criação do "Tutinha" que agora é o novo chefe na emissora e um dos responsáveis pela nova fase da Pan.

* A Rede Jovem Pan fm não sofrerá modificações e com essa mudança inevitável, a liderança no segmento esportivo segundo os dados publicados aqui  com exclusividade, deve subir ainda mais.


*Pioneiro em misturar  futebol e humor, o programa "Estádio 97" da Rádio Energia FM de São Paulo está completando esse mês 15 anos de vida. E com uma ótima sacada, o programa que já levou ouvintes para a Europa para acompanhar jogos da Champions, lançou agora a inusitada promoção que vai levar torcedores para assistir um jogo entre XV de Piracicaba e Comercial pelo Paulistão. Parabéns a toda equipe. Sombra, Domênico, Bá, Portuga, Benjamim, RG nº2, Mano, Mota e o caçula, o ótimo imitador Rudy Landucci.

* Quem se prepara para uma nova fase é a Bradesco Esportes FM de São Paulo 94,1 Khz. Agora  sob nova direção, a emissora que tem a marca do banco quer ver se consegue emplacar na audiência, diga-se de passagem que muita coisa já mudou, para melhor por lá.

* Seguem as negociações entre Rádio Globo de São Paulo e Roberto Avallone, ao que tudo indica o martelo deve ser batido pelo diretor Zallo  Comucci depois do carnaval. Tomara que dê certo.

* O altíssimo investimento em publicidade no rádio e na tv por parte da FIESP do provável candidato ao governo de São Paulo Paulo Skaf,  está deixando  os funcionários do  departamento comercial do  Grupo Bandeirantes de Comunicação em êxtase.

*  SporTV, ESPN (atual detentora dos direitos) e Fox Sports travam uma briga de gente grande nos bastidores para saber quem vai levar a Champions League a partir de 2015.
  A UEFA vai bater o martelo no segundo semestre. Tem gente torcendo pela vitória do concorrente para mudar de emissora.


* Por falar em ESPN, a emissora que no rádio tem parceria com a Capital am, está investindo forte nas chamadas na rádio para que o ouvinte veja a copa do mundo nos canais ESPN.  Detalhe, antes da parceria a Capital já tinha selado acordo com a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, além disso, a ESPN não adquiriu os direitos de transmissão para o rádio. Então, a partir de junho, os jogos da Copa do Mundo na Rádio Capital  serão da Super Tupi e os programas esportivos da ESPN, coisa de maluco.

* Pelo terceiro ano consecutivo, a Rádio Transamérica será a rádio oficial do Carnaval de Salvador, que acontece de 27 de fevereiro a 4 de março.

* A rádio Dumont FM de Jundiái, 104,3 Mhz é hoje uma das principais rádios do público jovem da  grande São Paulo.  Tanto que a emissora pode ser ouvida em vários pontos da capital paulista.

* As únicas mudanças que aconteceram até agora na Rádio Estadão, foram mais demissões. Funcionários já estão cansados de tanta promessa.

* Cresce cada vez mais o número de rádios segmentadas na web, Coca-Cola, Tang entre outras estão ganhando cada vez mais audiência na internet, isso obviamente diminui os índices das emissoras no dial e preocupa muita gente do meio.

* Muito se comenta no meio esportivo a respeito da volta ao segmento esportivo da Rádio Record  am 1000 Khz, apuramos que por enquanto não passa de boato.

* O mercado esportivo em Campinas deve dar uma aquecida com a volta do Globo Esportivo a  partir do dia 10 de março. O programa vai ser de segunda à sexta das 17 as 18 horas, 
das 18 às 19 entra o Globo Esportivo de São Paulo.  Por enquanto é só o programa, nada de transmissões.Confirmados até o momento os nomes de Henrique Brazão, João Carlos de Freitas, Beto Quinalha e o José Henrique Semedo. A Rádio Globo Campinas é sintonizada nos 1390 Khz.

* Essa coluna é dedicada ao radialista Loureiro Neto, de 61 anos, que morreu na noite de terça-feira (25).