terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Duas semanas de entrada gratuita no Museu do Futebol


Quem estiver em São Paulo nas festividades de final de ano, entre os dias 17 e 29 de dezembro, não pagará nada para visitar o Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no estádio do Pacaembu. Durante esse período, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a exposição Futebol de Papel. São mais de 700 itens como álbuns, postais, selos, figurinhas e ingressos de Copas do Mundo, de 1930 até 2010. Pais e filhos se divertirão com jogos e brincadeiras no espaço para o “jogo do bafo” e o game “Futpixel”, no qual o visitante constrói o seu próprio mosaico animado, como um videogame. Além da exposição, acontece também o projeto “Férias no Museu”. São oficinas de arte e colagem, desenho, origami e um local de contação de histórias. As atividades são realizadas de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, até o dia 2 de fevereiro de 2014. Na oficina de arte e colagem, a sugestão é estimular a criatividade da garotada criando diversas composições por meio de montagens com recortes de revistas, jornais e diferentes materiais. Uma das opções são as máscaras feitas de papéis. No espaço de origami, a família aprende a elaborar peças lúdicas e decorativas, de diferentes tamanhos, cores e texturas. Pião, balão, calendário, flor, borboleta, camisetas com as cores do Brasil e decorações para as datas comemorativas de final de ano, são alguns dos objetos propostos. Para os visitantes desenhistas, pais e filhos ficam a vontade para produzirem as suas imagens. O oficineiro está a disposição para orientar na criação dos escudos de times e das seleções que participam da Copa do Mundo da FIFA de 2014. No espaço de leitura, o público tem acesso às obras que abordam o universo do futebol de várias maneiras. Livros como “ Até os Deuses amam o Futebol”, ” Este Mundo é uma Bola” e “Maluquinho por Futebol” estão à disposição. No local, a contadora de histórias também anima a roda de livros disponibilizando fantasias, onde as crianças são as personagens, como Saci, Sereia Iara e Bumba meu Boi. Dentro do Museu do Futebol, os visitantes conhecerão a história do futebol brasileiro e a cultura do nosso país. São três mil imagens e mais de seis horas de vídeos disponiveis em 15 salas. Na parte interativa, pais e filhos brincarão no Chute a Gol, medindo a velocidade de seus chutes onde o goleiro virtual pode ou não defender. Quem desejar se aprofundar em pesquisas e curiosidades do universo futebol, também pode conferir o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, um acervo composto por
Férias terá muitas opções para a criançada
1.700 livros, mais de 150 referências sobre a prática do futebol na cidade de São Paulo e informações sobre 260 pessoas entrevistadas e 493 instituições, como clubes de futebol
profissional e amador, torcidas organizadas e estádios. O Museu do Futebol estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2013 e 1° de janeiro de 2014. 

Serviço 
Gratuidade no Museu do Futebol 
Data: 17/12/13 – 29/12/14 (terça -feira a domingo) - *O Museu estará fechado às segundas-feiras e nos dias 24,25 e 31 de dezembro de 2013 e 1° de janeiro de 2014
Local: Museu do Futebol Endereço: Praça Charles Miller, s/n 
Programação Férias no Museu Oficinas: Origami, Arte e Colagem, Desenho, Contação de Histórias -  Local: Museu do Futebol (foyer externo) - Data: 03/12/13.
Exposição Futebol de Papel 
Data: até 27 de abril de 2014 Local: Dentro do Museu do Futebol (sala de exposições temporárias) *Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul. Cada folha vale por três horas, e pode ser adquirida a preço oficial na bilheteria do Museu. 

Ouvinte produz rock natalino e é o ganhador de uma ceia especial da BandNews FM

O chefe Stván Wessel, colunista da emissora
Nas últimas semanas a BandNews FM recebeu dezenas de canções natalinas produzidas pelos ouvintes da rádio. Todos queriam ganhar uma ceia natalina especial, feita pelo colunista István Wessel, que ensina diariamente os segredos da boa comida no quadro “Pitadas de Gastronomia”. No “BandNews São Paulo” desta segunda-feira, dia 16, foi anunciado o vencedor, o ouvinte Eduardo, autor de um rock’n roll natalino que agradou toda a redação (ouça o áudio da música vencedora aqui). Ele e a esposa serão os convidados de Wessel nesta quarta-feira, dia 28, na loja Spicy, com direito a visita da equipe da BandNews FM para desejar um Feliz Natal.

Rádio Jovem Pan contrata dois ex-jogadores como comentaristas

O ex- atacante Careca vai reforçar
a  equipe da Jovem Pan
Com a  ida  do comentarista Fábio Sormani a partir do mês que vem (Sormani vai para o canal Fox Sports), a rádio Jovem Pan optou em contratar dois ex-jogadores de futebol para comentar os jogos de futebol e alguns programas da emissora. Careca e Mauro Silva, vão se juntar aos comentaristas: Cláudio Carsughi, Fernando Sampaio, Flávio Prado e  Bruno Vicari. O contrato com o ex- atacante do Guarani, São Paulo, Napoli e Seleção Brasileira vale a partir de maio, anteriormente Antônio de Oliveira Filho, o popular Careca, já havia participado de alguns jogos na Rádio Estadão. O volante  Mauro Silva, foi  campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994 nos Estados Unidos, e também teve passagens por Guarani, Bragantino e Deportivo La Corunha da Espanha.  A Jovem Pan já teve no seu quadro de comentarista o ex- jogador César Sampaio, além dos treinadores Emerson Leão e Vanderlei Luxemburgo.
Fonte: Radar - Lauro Jardim
Foto: Jovem Pan 

Vozes marcantes do rádio carioca que se propagaram pelo BRasil

A Revista Veja Rio, fez um levantamento e fez um ranking dos dez grandes narradores  do rádio carioca, alguns seguem na ativa fazendo com que o ouvinte continue viajando e prestigiando o rádio do Brasil.

Jorge Cury, voz marcante
 no rádio
1 - JORGE CURY - Um dos maiores locutores de sua época, era irmão do cantor Ivon Cury e, como ele, tinha um gogó privilegiado. Os gols que Jorge narrava, especialmente os do seu Flamengo, mereciam gritos de quinze segundos ou até mais. 

2 - WALDIR AMARAL -   Foi o locutor de rádio que mais criou bordões, como "tem peixe na rede", "indivíduo competente", "o relógio marca", "choveu na horta" e "deixa comigo". Na Globo, costumava revezar com o colega Jorge Cury, cada um narrando um dos tempos do jogo. 

3 - JANUÁRIO DE OLIVEIRA -  Consagrou-se na TVE nos anos 80, encerrando a carreira na Band, em 1998. Dos locutores que transmitiam na televisão, foi o principal frasista, vide "taí o que você queria", "tá lá o corpo estendido no chão", "cruel, muito cruel" e "é disso que o povo gosta". 

4 - JOÃO SALDANHA -  Por décadas, foi a voz que os torcedores mais queriam ouvir, fosse no intervalo dos jogos, fosse no fim das partidas, com sua análise muitas vezes sarcástica sobre a peleja. Começava todos os seus comentários com o famoso "meus amigos". Figura polêmica, botafoguense roxo, foi técnico da seleção brasileira durante a preparação para a Copa de 1970. 

5 - MÁRIO VIANNA - Antes de ser comentarista esportivo, foi juiz e técnico. Parecia ter menos prazer ao dizer que o tento era legítimo ("gol legal") do que quando flagrava uma falha do "soprador de apito" da partida, gritando o seu "errou" com aquele erre de língua no céu da boca. Também era dele o grito "banheira", para atletas em impedimento. 

6 - WASHINGTON RODRIGUES -  Comentarista, repórter, técnico, cartola, fez de tudo. Está na ativa, aos 77 anos. São dele expressões como "geraldinos" (torcedores da geral) e "onde a coruja dorme" (junção da trave com o travessão). O apelido Apolinho vem dos equipamentos que usava no início da carreira, que o deixavam com jeito de astronauta. 

Garotinho segue firme e forte na profissão
7 - JOSÉ CARLOS ARAÚJO -  Aos 73 anos, ele segue como a principal voz do rádio esportivo do Rio. Deixou o Sistema Globo, após 42 anos (em duas fases, entremeadas por sete anos de dedicação à Rádio Nacional). Hoje está na Bradesco Esportes FM. A marca do Garotinho é o "atirou, entrou" na hora do gol. 

8 - VICTORIO GUTEMBERG - Por quarenta anos, foi dele a voz oficial do estádio. Instalado na cabine de som, dava renda, público e ainda convocava donos de carros mal estacionados. O célebre "a Suderj informa" vinha na sua voz. Mas o antigo sistema de alto-falantes do Maracanã era tão ruim que ninguém entendia nada do que ele falava. 

9 - LUIZ MENDES -  Craque das análises futebolísticas, passou pelas rádios Globo e Tupi. Era o "comentarista da palavra fácil" e tinha como bordão o cumprimento "minha gente". Foi casado com a também radialista e ex-deputada Daisy Lúcidi. Morreu em 2011, logo depois de completar 87 anos de idade. 

10 - DOALCEY BUENO DE CAMARGO -  Destacou-se na Rádio Tupi, onde acumulou as funções de locutor e diretor do departamento de esportes, a partir dos anos 60. Na sua gestão, foi criada a figura do comentarista de arbitragem. Também esteve nas rádios Tamoio, Continental e na extinta Guanabara.
Fotos: Veja Rio e Arquivo Rádio Nacional

Rádio Globo lança single de final de ano

A rádio Globo já está dando as boas-vindas para 2014 com sua trilha especial de fim de ano. A canção foi lançada na programação da última quinta-feira, e celebra o companheirismo diário da emissora e sua capacidade de estar presente na vida dos ouvintes durante todos os dias. A canção (clique aqui para ouvir) foi composta por um grupo de compositores da Rádio Globo e teve seu texto final assinado pelo compositor e "trilheiro" Henrique Ruiz Nicolau. 
Fonte: Meio e Mensagem